Eduardo Imbiriba vence disputa no Pará pela presidência da OAB

Candidato da situação com a chapa ‘OAB Sempre à Frente’ teve a preferência dos eleitores. Em Marabá, o advogado trabalhista e professor universitário Rodrigo Botelho foi o vencedor com três votos de diferença para o concorrente
Eduardo Imbiriba vence eleição da OAB Pará | Foto: Ivan Duarte/O Liberal

O candidato da situação, Eduardo Imbiriba, que teve ao lado a vice Luciana Gluck Paul na chapa “OAB Sempre à Frente”, venceu as eleições ocorridas nesta quinta-feira (18) em todo o estado para a presidência da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Pará (OAB-PA). O resultado parcial dos votos da capital dava a vitória à chapa oposicionista de Sávio e da vice Brenda Araújo, mas a apuração do interior propiciou a virada e a vitória da chapa da situação.

No discurso logo após a vitória, que foi oficialmente confirmada às 23h, Eduardo Imbiriba prometeu fazer da OAB “uma instituição cada vez mais altaneira”. O presidente eleito disse que a OAB está “acima de partido, está acima de ideologia, porque o partido da OAB chama-se Constituição Federal e a democracia no Brasil”.

Quase 13 mil advogados estavam aptos a votar. A chapa vencedora recebeu 4.355 votos, e a chapa derrotada, 4.091.

Em todo o estado, foram inscritas 38 chapas, que pleitearam cargos na diretoria seccional e em 26 subseções, incluindo Marabá. Os locais de votação foram distribuídos em 34 municípios do interior (subseções, salas da advocacia e de apoio nos fóruns das comarcas) e em Belém (Centro Cultural e Turístico Tancredo Neves – Centur).

Apuração

Foram quase seis horas de apuração. O processo de votação começou às 9h e foi até as 17h, começando imediatamente a apuração.

O juiz eleitoral e advogado Diogo Condurú, presidente da comissão eleitoral, disse que a apuração foi demorada porque “nós temos muitas subseções no interior, o TRE não cede, por uma questão de segurança, o programa de apuração, por isso temos que apurar manualmente, embora utilizemos urnas eletrônicas”.

Diogo Condurú afirma que foi preciso aguardar as informações do interior chegarem à capital. “Hoje houve aquilo que a comissão eleitoral se prestou a fazer: entregar para a Ordem dos Advogados do Brasil e para os eleitores uma eleição transparente, uma eleição justa, com fiscais de ambas as chapas”.

Chapa Atitude, encabeçada por Rodrigo Botelho, festeja vitória para a diretoria da OAB Subseção Marabá | Foto: Vinícius Soares/Debate Carajás

Marabá

Em Marabá, o vencedor foi o advogado trabalhista e professor universitário Rodrigo Albuquerque Botelho da Costa, que concorria pela chapa ‘Atitude’ e, no âmbito estadual, apoiava a chapa encabeçada por Eduardo Imbiriba. Rodrigo Botelho venceu com 222 votos, três de diferença para o candidato derrotado, Ismael Gaia, que tentava a recondução ao cargo e finalizou o pleito com 219 votos, encerrando uma série de vitórias da família nos últimos anos.

A vice-presidência da OAB em Marabá terá à frente a advogada Jéssica Abreu e será composta, ainda, pelo secretário-geral, Thiago Barros Sá; pela secretária-adjunta, Joana Simony Lima; e pelo tesoureiro, Antonio Costa Júnior.

O pleito teve ao todo 459 votos — contando nulos e brancos — e foi realizado em Marabá e outros 10 municípios da região que estão sob a competência da Subseção Marabá.

Segundo advogados ouvidos pela Reportagem do Portal Debate Carajás após a divulgação do resultado, deve haver pedidos de impugnação dos três votos de diferença entre os dois candidatos. Esses pedidos devem se basear em advogados que exercem funções públicas e que, em tese, são impedidos de advogar.

O mandato de Ismael Gaia vai até 31 de dezembro, devendo a nova diretoria ser empossada em janeiro de 2022.

O advogado trabalhista Rodrigo Botelho é o novo presidente da OAB Marabá | Foto: Divulgação

Perfis dos eleitos

O advogado Rodrigo Botelho, eleito presidente da OAB Marabá pela chapa Atitude 16, é graduado em Direito pela Faculdade Ideal (FACI) e pós-graduado em Novo Direito do Trabalho pela PUC/RS, atuando há mais de oito anos na área trabalhista. É professor do Curso de Graduação em Direito da Faculdade Carajás há dois anos.

Com ampla experiência no sistema OAB/PA, Rodrigo já atuou como delegado da Escola de Ensino Superior de Advocacia (ESA/PA), conselheiro seccional suplente da OAB/PA, vice-presidente da OAB Subseção Marabá e membro da Comissão de Assuntos Minerários da OAB-PA.

Além da sua atuação como advogado militante, Rodrigo é uma referência na luta pela representatividade da classe nos âmbitos profissional e social.

Eduardo Imbiriba, atual secretário-geral da OAB Pará, venceu disputa à presidência da entidade no estado | Foto: Divulgação
Já Eduardo Imbiriba, novo presidente da OAB Seccional Pará, é advogado há 16 anos e possui extenso currículo, sendo pós-graduado em Direito Penal e Direito Penal Econômico pela PUC/MG, além de ser pós-graduado em Ciências Penais pelo Instituto Luís Flávio Gomes.

Imbiriba é advogado criminal e já atuou nas esferas estadual e federal e em tribunais superiores (STF, STJ, TRF, STM). É conhecido por acumular experiência em ter participado de mais de 300 tribunais do júri.

Na OAB/PA, atualmente ocupa os cargos de secretário-geral, presidente da Comissão de Defesa de Direitos e Prerrogativas dos Advogados e coordenador-geral das Comissões.

Na OAB Nacional, ocupa o cargo de membro titular da Comissão Nacional de Defesa das Prerrogativas e Valorização da Advocacia da OAB. (Portal Debate Carajás, com O Liberal)

Relacionados

Postagens Relacionadas

Nenhum encontrado

Cadastre-se e receba notificações de novas postagens!