Rodrigo Botelho é eleito presidente da OAB e encerra ciclo de 9 anos dos irmãos Gaia

Ele venceu com 222 votos e vai comandar a entidade pelos próximos três anos, até o fim de 2024. O advogado Ismael Gaia, que era candidato à reeleição, terminou com 219 votos — três de diferença
Chapa Atitude, encabeçada por Rodrigo Botelho, festeja vitória para a diretoria da OAB Subseção Marabá | Foto: Vinícius Soares/Debate Carajás

MARABÁ, SUDESTE DO PARÁ — No fim da tarde desta quinta-feira (18), o advogado Rodrigo Albuquerque Botelho da Costa, da chapa ‘Atitude’, foi eleito presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Marabá. Ele venceu com 222 votos e vai comandar a entidade pelos próximos três anos, até o fim de 2024. Com isso, o ciclo de nove anos dos irmãos Gaia à frente da entidade foi encerrado.

A vice-presidência terá à frente a advogada Jéssica Abreu e será composta, ainda, pelo secretário-geral, Thiago Barros Sá; pela secretária-adjunta, Joana Simony Lima; e pelo tesoureiro, Antonio Costa Júnior.

O pleito teve ao todo 459 votos — contando nulos e brancos — e foi realizado em Marabá e outros 10 municípios. A chapa adversária, do advogado Ismael Gaia, que era candidato à reeleição, ficou com 219 votos. Sucessor do irmão Haroldo Gaia, que passou seis anos no comando da OAB Marabá, Ismael havia vencido em 2018. A gestão foi marcada pela pandemia da covid-19.

Segundo advogados ouvidos pela Reportagem após a divulgação do resultado, deve haver pedidos de impugnação dos três votos de diferença entre os dois candidatos. Esses pedidos devem se basear em advogados que exercem funções públicas e que, em tese, são impedidos de advogar.

O mandato de Ismael Gaia vai até 31 de dezembro, devendo a nova diretoria ser empossada em janeiro de 2022.

Votação aconteceu das 9h às 17h, quando foi encerrada nesta quinta-feira (18) pela Comissão Eleitoral | Foto: Vinícius Soares

Saiba mais

Estiveram aptos a votar 542 advogados, que elegeram tanto a diretoria da subseção no município de Marabá quanto a diretoria da seccional no estado do Pará, que tem sede em Belém.

Em todo o estado, foram inscritas 38 chapas, que pleitearam cargos na diretoria seccional e em 26 subseções, incluindo Parauapebas. Os locais de votação foram distribuídos em 34 municípios do interior (subseções, salas da advocacia e de apoio nos fóruns das comarcas) e em Belém (Centro Cultural e Turístico Tancredo Neves – Centur). Urnas eletrônicas cedidas pelo Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA) foram utilizadas.

Ao todo, 12.903 advogados estiveram aptos a votar no Pará. As duas chapas concorrentes à presidência da seccional são “OAB Sempre à Frente” (Chapa 10), encabeçada por Eduardo Imbiriba (atual secretário-geral da Ordem no Pará) e Luciana Gluck Paul (atual diretora-geral da Escola Superior de Advocacia); e “Advocacia em Causa Própria” (Chapa 38), encabeçada pelos advogados Sávio Barreto Lacerda Lima e Brenda Araújo Di Iorio Braga.

O advogado trabalhista Rodrigo Botelho foi eleito presidente da OAB Marabá pela chapa ‘Atitude’ | Foto: Divulgação

Perfil de Rodrigo Botelho

O advogado Rodrigo Botelho, eleito para presidir a OAB Marabá no triênio 2022–2024, é graduado em Direito pela Faculdade Ideal (FACI) e pós-graduado em Novo Direito do Trabalho pela PUC/RS, atuando há mais de oito anos na área trabalhista. É professor do Curso de Graduação em Direito da Faculdade Carajás há dois anos.

Com ampla experiência no sistema OAB/PA, Rodrigo já atuou como delegado da Escola de Ensino Superior de Advocacia (ESA/PA), conselheiro seccional suplente da OAB/PA, vice-presidente da OAB Subseção Marabá e membro da Comissão de Assuntos Minerários da OAB-PA.

Além da sua atuação como advogado militante, Rodrigo é uma referência na luta pela representatividade da classe nos âmbitos profissional e social. (Portal Debate Carajás)

Relacionados

Postagens Relacionadas

Nenhum encontrado

Cadastre-se e receba notificações de novas postagens!