Marabá
33°C
Few clouds

É falso que vídeo mostre obra do governo Bolsonaro em ferrovia de Marabá

Imagens são antigas, anteriores ao atual governo, e foram feitas na duplicação da Estrada de Ferro de Carajás, no trecho próximo a Santa Inês, no Maranhão
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

Circula pelas redes sociais um vídeo que mostra uma máquina assentando trilhos em uma ferrovia enquanto operários explicam o funcionamento do equipamento. Uma legenda exalta as obras, atribuindo-as ao governo Bolsonaro, e diz que elas são de uma estrada de ferro na região de Marabá, no Pará. É falso.

A empreiteira que tem o nome impresso nos uniformes dos operários explica que o vídeo é anterior a 2017 e foi gravado na obra de duplicação da Estrada de Ferro de Carajás, no trecho próximo a Santa Inês, no Maranhão.

“A obra foi executada pelo Consórcio Empa-Somafel, ambas empresas pertencentes ao Grupo Teixeira Duarte, para um cliente privado, para a duplicação de uma ferrovia já existente. Não se trata de uma obra em Lucas do Rio Verde, como colocado no post”, diz a nota da empreiteira.

O Ministério da Infraestrutura afirma que as imagens não têm qualquer relação com o trecho citado na mensagem falsa. “Tampouco há obras em andamento nesta região. Em Marabá, a ferrovia existente é a Estrada de Ferro Carajás, construída e inaugurada nos anos 80”, diz. É possível ver o histórico da ferrovia no site.

Versões do vídeo circulam na internet pelo menos desde 2018.

Em 2019, uma outra versão do mesmo boato, com uma legenda idêntica, mas com outro vídeo anexo, afirmava que as imagens mostravam chineses construindo uma ferrovia ligando Mato Grosso ao Maranhão. Ela foi desmentida pelo Fato ou Fake. A obra mostrada no vídeo estava sendo realizada, na verdade, na Suécia. (G1)

Cadastre-se e receba notificações de novas postagens!