Dr. Odilon Vieira registra candidatura para o cargo de desembargador no Pará

Advogado segue em campanha para estar entre os dois candidatos mais votados, no dispositivo chamado Quinto Constitucional, para ocupar uma vaga no Tribunal de Justiça do Estado do Pará (TJPA).
Dr. Odilon Vieira Neto - Foto: Reprodução

MARABÁ (PA) – O advogado criminalista, Dr. Odilon Vieira Neto, registrou sua candidatura para concorrer a vaga de desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Pará (TJPA), através do chamado Quinto Constitucional, no dia 9 de maio de 2023, na Sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Subseção de Marabá, no sudeste do Estado do Pará.

O Quinto Constitucional é um dispositivo que reserva um quinto das vagas de desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Pará a serem preenchidas por advogados indicados pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) ou profissionais de carreira do Ministério Público (MP).

A escolha no âmbito da OAB, em 2023, será realizada entre os integrantes da classe, por meio de uma eleição,  porque existem 16 candidaturas registradas, para a escolha das duas vagas, com reserva de paridade de gênero. Os nomes dos dois candidatos mais votados, depois do escrutínio e homologação, serão enviados para o governador Helder Barbalho (MDB) para a escolha do novo desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Pará.

Dr. Odilon Vieira é o único candidato ao Quinto Constitucional de Marabá e cidades vizinhas. No momento da inscrição de sua candidatura, ele estava acompanhado de dezenas de advogados, na Sede da OAB Marabá, com o objetivo de vencer a eleição para o TJPA passar a ter em seus quadros o primeiro desembargador de Marabá e Região de Carajás, oriundo da advocacia.

Durante seu discurso aos colegas advogados, Odilon afirmou: “Hoje é um momento histórico para a advocacia de Marabá. Neste processo eleitoral no interior do Pará, nós resistiremos em terra, mar, ar, nas praias e rios, mas nós estaremos sempre juntos nesta luta e vocês estarão comigo para que, lado a lado, possamos vencer mais esta dura jornada voltada para a jovem advocacia”, finalizou o emocionado candidato.

As inscrições das candidaturas ainda estão em análise pela Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Pará. Tão logo esse processo seja finalizado e o número de inscritos alcance o mínimo necessário de candidaturas, a OAB Pará irá marcar a data da eleição. Caso haja menos de 13 candidaturas homologadas, a decisão da vaga será do Conselho da Ordem, espécie de “tapetão”, onde tudo poderá acontecer durante a indicação do novo desembargador.

Com mais de um ano, “gastando a sola do sapato”, como se diz em um processo eleitoral, Dr. Odilon chegará ao dia da votação como um candidato muito forte e com chances de vitória. Há mais deum ano, o advogado vem realizando uma verdadeira peregrinação, em todas as regiões do Pará, em busca de apoio para sua candidatura.

Justiça converte prisão temporária e "Da Paz" vai para casa
Foto: Reprodução

Jogo de cartas marcadas?

Setores da imprensa, em Belém, desafetos do governador, já dão como certa a indicação do advogado, Dr. Alex Centeno, primo de Helder Barbalho para a vaga de desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Pará. O advogado já estaria anunciando, “aos berros”, que é o candidato oficial da família Barbalho. Como diz o ditado popular,  “farinha pouca, meu pirão primeiro”.

Dias atrás, os presidentes das subseções da OAB Pará ficaram surpresos com a presença de Alex Centeno, nas atividades institucionais da Ordem, em Santarém, no oeste do Pará, onde estava sendo realizado o Colégio de Presidentes. Os desavisados até posaram para fotos, pensando que se tratava do fotógrafo oficial do evento, mas o intruso era o fotógrafo do auto intitulado “candidato oficial”, que se encontrava na mesa, inclusive durante o almoço, como um xereta.

A escolha do novo desembargador não ocorrerá através de uma eleição convencional no Pará. A simples presença do primo do governador na disputa quebra essa regra. No entanto, se Helder teve a “cara de pau” de indicar a esposa, Daniela Barbalho, para o cargo de conselheira do Tribunal de Contas do Estado (TCE/PA), em conluio com a Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa), um cargo vitalício, “ungir” Alex Centeno para o TJPA será café pequeno, porém o advogado Odilon Vieira segue firme nas articulações para estar entre os dois candidatos mais votados pela classe. (Pedro Souza/Portal Debate)

Relacionados

Postagens Relacionadas

Nenhum encontrado

Cadastre-se e receba notificações de novas postagens!