Hemopa enfrenta crise com baixo comparecimento de doadores de sangue

Os voluntários não estão chegando às unidades de coleta. A dificuldade é resultado do período chuvoso, com os surtos gripais e a circulação das variantes da Covid-19.
Crédito: Reprodução

O Centro Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa) vem enfrentando dificuldades em todas as unidades do Estado. O baixo comparecimento de doadores, tem preocupado o órgão. Em função disso, constantes alertas têm feito convocando doadores voluntários para aparecerem às unidades de coletas.

A situação é grave porque muitos pacientes estão necessitam de doação de sangue. De acordo com a instituição a luta para conseguir uma bolsa de sangue para somar no estoque do Hemopa é uma realidade em todo o Pará. Os doadores voluntários não estão chegando às unidades de coleta. A dificuldade é resultado do período chuvoso, com os surtos gripais e a circulação das variantes da Covid-19.

A gerente do Hemocentro de Marabá, Regiane Izaias alerta que entre os prejudicados os pacientes que precisam fazer procedimentos cirúrgicos. “Estamos passando por uma situação muito complicada. Já mandamos ofícios para as unidades hospitalares para suspender as cirurgias eletivas diante da falta de bolsas. As que têm aqui são para casos urgentes, apenas”, destacou.

A iniciativa de dor sangue salva vidas. É importante que todos abracem esta causa. Muitas famílias estão desesperadas. Você pode ser o sorriso de alguém.

O Hemopa Marabá fica na Rodovia Transamazônica, Quadra 12, S/N – Agrópole do INCRA. O atendimento é de segunda a sexta, de 7h às 13h. Contato: (94) 3312-9150 / 99234-0264 (somente whatsApp). Quem tiver dúvidas sobre o endereços das demais unidades do Hemopa, pode ligar para Ouvidoria no 0800 280 8118.

Veja abaixo as orientações para a doação de sangue que é simples e não causa nenhum prejuízo ao organismo. (Portal Debate Carajás)

Seja um doador

Para doar é necessário seguir critérios básicos:

– Estar muito bem de saúde.

– Ter entre 16 e 69 anos (menores de idade devem levar um responsável legal para autorizar a doação voluntária);

– Pesar mais de 50kg;

– Apresentar um documento de identificação oficial com foto, podendo ser RG, CNH, Carteira de Trabalho ou Passaporte. Carteiras de meia passagem e xerox de documento não são aceitas.

Para quem teve Covid-19, precisa esperar 10 dias após a cura para doar sangue. Mas atenção, a contagem começa a partir da recuperação completa da doença. Mesmo quem esteve assintomático e testou positivo para a Covid-19, deve esperar os 10 dias para voltar aos Hemocentros.

E para quem teve contato com pessoas com o novo coronavírus, deve esperar 7 dias após o último contato. Não apresentando nenhum sintoma, pode fazer a doação.

É importante lembrar também para quem recebeu a vacina contra a Covid-19 deve esperar 7 dias. E quem se vacinou contra gripe, 48h.

 

Relacionados

Postagens Relacionadas

Nenhum encontrado

Cadastre-se e receba notificações de novas postagens!