Dia do Amigo: estudos mostram que boas amizades proporcionam uma boa saúde mental

De acordo com dados de pesquisas realizadas pela Universidade de Chicago, nos Estados Unidos, manter um relacionamento de amizade permite que o corpo se torne mais imune aos problemas de saúde

Neste sábado (20) se comemora o Dia do Amigo, data criada para celebrar as amizades e a importância desse vínculo no relacionamento social, o que favorece não só a saúde física, mas o bem-estar emocional. De acordo com dados de pesquisas realizadas pela Universidade de Chicago, nos Estados Unidos, manter um relacionamento de amizade permite que o corpo se torne mais imune aos problemas de saúde.

Segundo a psiquiatra Daniele Boulhosa, pessoas que possuem amigos no seu círculo social, estão sujeitas a probabilidade menor de desenvolver depressão e ansiedade. “Os amigos fornecem o apoio emocional para reduzir a solidão, aumentar a autoestima e ajudar a enxergar uma visão mais positiva da vida. O sentimento da amizade é um laço que promove confiança, reciprocidade e compatibilidade, que impacta positivamente na saúde emocional”, explica a psiquiatra.

“Conversar com amigos é algo que faz bem para a saúde mental e ajuda na liberação de neurotransmissores benéficos, como a ocitocina, que está associada ao bem-estar e à redução dos sintomas de ansiedade e depressão”, ressalta a especialista.

Ainda de acordo com a psiquiatra, as amizades auxiliam no compartilhamento de vida e geram laços duradouros. “Dividir experiências, gostos, necessidades e sensações é um mecanismo natural do ser humano. Todos nós temos um amigo que gostamos de compartilhar segredos e momentos de conversas sobre situações mais difíceis da vida. A amizade é um sentimento de fraternidade mútua partilhado entre as pessoas”, conclui Daniele.

Relacionados

Postagens Relacionadas

Nenhum encontrado

Cadastre-se e receba notificações de novas postagens!