A Defesa Civil do município de Marabá já começa a considerar que esta é a maior cheia que a cidade sofre em 18 anos. Os boletins de monitoramento da Eletronorte, também têm mostrado as frequentes alterações nível do Rio Tocantins.
De acordo com a Defesa Civil, nesta quinta-feira (06), o nível do Rio Tocantins atingiu em 11,68 metros acima do leito normal, uma elevação de 02 centímetros nas últimas 12 horas. O órgão já conseguiu atender 565 famílias que foram atingidas pelas enchentes. 248 famílias estão nos abrigos da Prefeitura e 317 estão alojadas em casa de familiares.
Localização dos abrigos
O órgão tem 10 abrigos oficiais construídos em parceria com a Secretaria de Obras. São eles: um frente a Obra Kolping, outro na Avenida Sororó, ambos no núcleo Cidade Nova, um no bairro São Félix, três na Nova Marabá (Folhas 14, 31 e 32), e mais três na Marabá Pioneira, na Praça Paulo Marabá, na antiga Borges Informática e 05 de abril. Há três abrigos não oficiais, sendo dois no bairro Santa Rosa e um na Rua das Cacimbas.
Para esta quinta-feira, estão previstas 227 mudanças de famílias atingidas pelas cheias dos rios. O transporte está sendo feito por 20 caminhões, sendo 10 do Exército e 10 da Defesa Civil. Equipes da Secretaria de Assistência Social, Proteção e Assuntos Comunitários (Seaspac) fazem o cadastramento das famílias para acolhimento com atendimento médico, distribuição de kits de higiene pessoal, cestas básicas, colchões e água potável. (Eva Fernandes/ Portal Debate Carajás – com informações da Ascom PMM)



