Cursinho gratuito prepara jovens para o Enem e vestibulares em Nova Ipixuna

O cursinho pré-vestibular Mais Horizontes realizou sua aula inaugural no último sábado (15), reunindo dezenas de inscritos no auditório do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS)
Cursinho Mais Horizontes foi iniciado com aula de Redação ministrada pelo advogado Lucas Veras | Foto: Divulgação

DA REDAÇÃO — O município de Nova Ipixuna, no sudeste do Pará, recebeu uma nova iniciativa educacional voltada para jovens concluintes do ensino médio que buscam ingresso no ensino superior público. O cursinho pré-vestibular Mais Horizontes realizou sua aula inaugural no último sábado (15), reunindo dezenas de inscritos no auditório do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). O evento contou com a presença do prefeito da cidade, Éverton Macias. A primeira aula foi de Redação, ministrada pelo advogado Lucas Veras.

A iniciativa é coordenada pela professora Kayla Paiano, que idealizou o projeto em 2018, quando ingressou no curso de Química da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa). O cursinho, à época chamado “Química+”, obteve resultados expressivos, com mais de 15 alunos aprovados, alguns já em programas de mestrado. O projeto ganhou visibilidade nacional quando uma estudante contou sua história no Programa Eliana, do SBT. Apesar disso, o projeto se mantém apenas com o suor de seus idealizadores, nunca recebendo qualquer tipo de incentivo do poder público.

Após uma pausa para a conclusão da graduação, o projeto foi retomado em 2025 com um novo formato e ampliação das áreas de ensino. O Mais Horizontes oferece aulas gratuitas de todas as disciplinas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), com turmas aos sábados e domingos, quinzenalmente. Atualmente, mais de 60 alunos estão inscritos.

Segundo Kayla Paiano, o objetivo é democratizar o acesso à universidade pública. “O Mais Horizontes é um sonho de transformação, de levar educação para as pessoas, para que entendam que a educação é a base da vida delas. Somente pelo conhecimento conseguiremos mudar nossa realidade”, afirmou.

A coordenação do projeto conta ainda com a participação das professoras Jéssica Marques e Geizy Oliveira. As aulas seguem calendário regular, buscando proporcionar suporte aos estudantes na preparação para o Enem e demais processos seletivos de ensino superior. (Portal Debate)

Foto: Divulgação

Relacionados

Postagens Relacionadas

Nenhum encontrado

Cadastre-se e receba notificações de novas postagens!