Marabá
30°C
Clear sky

Conheça destinos de rota turística que exalta a região Tocantins-Araguaia

Quatro municípios banhados por esses rios participam da expedição fotográfica: Bom Jesus do Tocantins, São João do Araguaia, Brejo Grande do Araguaia e Palestina do Pará
Praia em São João do Araguaia vista de cima | Fotos: Divulgação
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

Uma rota turística agendada para começar no próximo sábado, 28 de agosto, está gerando repercussão positiva no meio cultural na região sudeste do Pará, que contempla a Bacia Hidrográfica Tocantins-Araguaia. Quatro municípios banhados por esses rios participam da expedição fotográfica, abraçada pelas prefeituras: Bom Jesus do Tocantins, São João do Araguaia, Brejo Grande do Araguaia e Palestina do Pará.

Belezas da região serão retratadas em fotografias

Leia a seguir o convite de divulgação do evento:

A 1ª Edição da Rota Turística de fotografia “TOARA – Expedição Fotográfica” é uma iniciativa da união dos quatros Municípios que são banhados pelos rios Araguaia e Tocantins – Pará.

O encontro dos rios Araguaia e Tocantins é um espaço que abrange uma vasta área na Região conhecida como Bico do Papagaio, ocupando partes dos Municípios Bom Jesus do Tocantins, São João do Araguaia, Brejo Grande do Araguaia e Palestina do Pará. Com belas praias naturais e contornos das águas nos pedrais, proporcionando locais exóticos para fotografar. Delimita a fronteira entre os municípios que estão unidos em torno do Turismo Regional, sem falar que a rota turística é histórica, traz uma vasta lembrança de momentos vividos na Região como:

1. DAS ROTAS
– Rota da Princesa Isabel
– Rota da Guerrilha do Araguaia
– Rota do Cacique Krôhôkrenhum
– Rota do Noronha

Destino Nacional, Destino Brasil, Destino Amazônia, Norte, Destino Pará, Praias de água doce, Pôr-do-sol, barco, Rio Tocantins, Rio Araguaia, Roteiro Fotográfico, Maravilhas, Histórias e lendas.

O encontro dos rios Araguaia e Tocantins é um dos lugares mais lindos do Brasil, com entrada na Amazônia e suas belíssimas praias. Conheça as praias que merecem suas visitas nesse cartão postal do Pará.

Ilhas magníficas, com um astral imenso e cheio de Aventuras, que tiram o folego de quem as visitam. Essa Expedição Fotográfica vai proporcionar um maior conhecimento da nossa Região, fazendo com que nossas belezas sejam vistas por todo o mundo.

ROTA TURÍSTICA TOARA – 1ª EXPEDIÇÃO FOTOGRÁFICA

Premiação: para as três melhores fotografias de cada Rota, sendo que cada participante poderá concorrer com três, cada um. Sendo quatro rotas, serão seis premiações, desta forma cada município irá votar cinco vezes. Será aberta inscrição para a 1ª EXPEDIÇÃO FOTOGRÁFICA, com lançamento em cada município, podendo participar três fotógrafos de cada município, serão vinculados nos veículos de comunicação da Região, devendo cada município se comprometer com os participantes e as inscrições, sendo que serão gratuitas.

Apoio logístico: será disponibilizado um barco fechado, onde os fotógrafos poderão se locomover, com um ponto de partida da praia do Bacabal, Passando por São João do Araguaia, na praia do Noronha em Brejo Grande e chegada em Palestina.

2. DAS PREMIAÇÕES
1º. Prêmio: Troféu, 400,00R$.
2º. Prêmio: Troféu, 200,00R
3º. Prêmio: Troféu, camiseta.
Obs.: todas as rotas receberão a mesma premiação.

MENÇÃO HONROSA – Para todos os candidatos participantes, a ROTA TURISTICA TOARA – 1ª EXPEDIÇÃO FOTOGRAFICA, um trabalho ao qual será atribuído um troféu e camiseta.

Para julgamento das fotografias, serão feitas exposições nas sedes dos municípios; cada lugar haverá cinco formulários onde os jurados irão votar, sendo que cada um poderá votar em três fotografias.

3. DA EXPOSIÇÃO FINAL

Serão expostas todas as fotografias selecionadas na fase final.
Exposição – dia: 04/09 – Palestina
05/09 – Brejo Grande do Araguaia
07/09 – São João do Araguaia
11/09 – Bom Jesus do Tocantins

Exposição no PARTAGE SHOPPING – Marabá: Dias 14, 15, 16, 17,18 e 19 de setembro de 2021.

Serão eleitas 12 fotografias: 3 fotografias de cada rota, num total de 36 fotografias. Sendo que na última exposição, em Bom Jesus do Tocantins, será feita a contagem dos votos. A entrega da premiação deverá ser feita no PARTAGE SHOPPING de acordo com os vencedores, com a presença dos Gestores Municipais dos quatros Municípios participantes.

TRAJETO: 4. DO PERCURSO

Saída – sábado dia 28/08
7h00 – Café da manhã na saída da Praia do Bacabal
12h00 – almoço em São João do Araguaia.
18h00 – parada para pernoite, à beira da cachoeira do Borjo.

Saída – domingo dia 29/08
7h00 – Café da manhã na saída.
12h00 – almoço Na Vila São Raimundo, Brejo Grande,
18h00 – chegada em Palestina do Pará.

Comissão Organizadora:
Marlene Borges de Carvalho – Curadora e Colaboradora potencial externa
Nerilson Gomes da Silva – São João do Araguaia, Brejo Grande
Luzimeire Moreira de Oliveira – Palestina
Robson Messias – Bom Jesus do Tocantins

(Divulgação)

Cadastre-se e receba notificações de novas postagens!