Marabá
27°C
Overcast clouds

Rio Tocantins alcança 12,56 metros em Marabá; enchente é a maior em 20 anos

Mais de 2 mil famílias já foram atingidas pela cheia dos rios no município, de acordo com a Defesa Civil
Foto: Divulgação
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

Nesta sexta-feira (14), de acordo com o Boletim da Defesa Civil Municipal, o nível da régua fluviométrica do Rio Tocantins marca 12 metros e 56 centímetros acima da normalidade. O número atualizado de famílias atingidas é de 2.011, sendo que 527 estão nos abrigos e 879 desalojadas, ou seja, que foram para casa de parentes e amigos. As demais são famílias ribeirinhas e/ou ilhadas, que ficam no segundo piso dos imóveis e continuam nas residências.

Em virtude da cheia dos rios Tocantins e Itacaiunas ter se antecipado para janeiro, e não em fevereiro, como previsto, essa já é considerada a maior cheia neste período em 20 anos, tendo o número de famílias atingidas passado de 130 para mais de 1.700 em apenas uma semana. A prefeitura contratou uma empresa para trabalhar na construção de novos abrigos.

A Defesa Civil continua o atendimento da população com o transporte para os abrigos em parceria com o Exército. Para esta sexta-feira (14), estão previstas 152 mudanças. As 2.500 cestas básicas de alimentos doadas pelo governo continuam sendo entregues nos abrigos. As ações de saúde e assistência social também estão sendo ofertadas nos 13 abrigos oficiais da prefeitura.

De acordo com a Defesa Civil, a previsão para os próximos dias é que o nível da água possa estabilizar, porém com possibilidade de elevação para a próxima semana. (Com informações da Secom PMM)

Cadastre-se e receba notificações de novas postagens!