CMRIO tem o melhor IDEB entre as escolas de 6° ao 9° ano em Marabá

A terça-feira, 15 de setembro, foi um dia de euforia entre os servidores do colégio cívico-militar Rio Tocantins, localizado na Folha 13 da Nova Marabá. No início da tarde, a gestora da escola, professora Walglene Gomes divulgou no grupo de professores da escola via WhatsApp, o resultado do IDEB 2019, onde apresenta o CMRIO com o melhor índice entre as escolas de ensino fundamental de Marabá de 6º ao 9º ano.

“Meus queridos, é com muita alegria que divulgo o resultado do nosso IDEB. Arrasamos! No ranking das escolas de 6° ao 9° ano fomos a 1° colocada do munícipio de Marabá. É muita emoçãooooooooo!!!!!!”, escreveu a educadora.

A meta projetada para que a escola alcançasse para o ano de 2019 era de 4.6 e a escola alcançou 5.4, quase um ponto a mais da meta prevista. Há dois anos, em 2017, a escola não alcançou a meta prevista que era de 4.3, chegou a atingir 3.4, bem aquém do esperado. Dois anos depois, a escola ultrapassa a meta prevista pelo IDEB e avança 2 pontos, passando de 3.4 em 2017 para 5.4 no ano passado.

Na avaliação da ex-gestora, a professora Helen Nyde da Silva e Souza, que esteve durante seis anos à frente da direção da escola, o bom resultado é consequência de vários fatores, entre eles está na mudança de regras e melhora no comportamento de nossos alunos depois que a escola se tornou cívico-militar. A dedicação dos professores e as novas metodologias pedagógicas adotadas nos últimos anos.

A professora Helen Nyde, hoje lotada na secretaria de ensino da Seduc em Belém compondo a equipe de implantação das escolas cívico-militar no Pará, também fez questão de parabenizar o corpo docente, servidores em geral e o corpo militar que trabalha no CMRIO.

“Nobres colegas! Hoje celebramos o resultado de trabalho coletivo, fruto de uma equipe comprometida, esforçada, lutadora e com empatia! Parabéns pelo trabalho! Vocês fizeram a diferença, mostraram que as dificuldades são pedras que devemos lapidar! Um fraterno abraço meus queridos professores, servidores e equipe de Militares! Que venha 2022! Avante CMRIO!”, finaliza ela.

IDEB, O que é ?

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) foi criado em 2007 e reúne, em um só indicador, os resultados de dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: o fluxo escolar e as médias de desempenho nas avaliações.

O Ideb é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e das médias de desempenho no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).

O Ideb agrega ao enfoque pedagógico das avaliações em larga escala a possibilidade de resultados sintéticos, facilmente assimiláveis, e que permitem traçar metas de qualidade educacional para os sistemas.

O índice varia de 0 a 10. A combinação entre fluxo e aprendizagem tem o mérito de equilibrar as duas dimensões: se um sistema de ensino retiver seus alunos para obter resultados de melhor qualidade no Saeb, o fator fluxo será alterado, indicando a necessidade de melhoria do sistema.

Se, ao contrário, o sistema apressar a aprovação do aluno sem qualidade, o resultado das avaliações indicará igualmente a necessidade de melhoria do sistema.

O índice também é importante condutor de política pública em prol da qualidade da educação. É a ferramenta para acompanhamento das metas de qualidade para a educação básica, que tem estabelecido, como meta para 2022, alcançar média 6 – valor que corresponde a um sistema educacional de qualidade comparável ao dos países desenvolvidos.

Fonte: Victor Haôr

Relacionados

Postagens Relacionadas

Nenhum encontrado

Cadastre-se e receba notificações de novas postagens!