Bloco Gaiola das Loucas é declarado Patrimônio Cultural Imaterial de Marabá

O irreverente bloco carnavalesco do Novo Horizonte tem 39 anos de existência e começou com um grupo de cinco amigos solteiros que se vestiam de mulher para passar o carnaval em Marabá
Foto: Divulgação

MARABÁ, SUDESTE DO PARÁ — O prefeito de Marabá, Sebastião Miranda Filho, o Tião Miranda (PSD), sancionou no último dia 3 de abril a Lei n. 18.316/2024, que declara como Patrimônio Cultural Imaterial do Município de Marabá o Bloco de Rua Gaiola das Loucas, que se apresenta todos os anos na terça-feira de carnaval, na Avenida Tocantins, Bairro Novo Horizonte, Núcleo Cidade Nova, em Marabá, no sudeste do Pará.

Este ano, de acordo com os organizadores, cerca de 60 mil pessoas participaram da festa do Bloco Gaiola das Loucas em frente ao Sesi, superando o ano passado, que ficou em torno de 40 mil. A folia entregou variados ritmos de artistas como os Dj’s Ronny Boy e Luan Hi-Fi, além da cantora Ruanna Ly, banda Tom Baiano, banda Marretada e banda Cafuné.

Foto: Divulgação

A lei sancionada pelo prefeito Tião Miranda é fruto do Projeto de Lei n. 12/2024, apresentado no último dia 15 de fevereiro pelo vereador Pedro Corrêa Lima, o Pedrinho Corrêa (PRD), ex-presidente do Poder Legislativo Municipal. Na ocasião, o parlamentar também apresentou outros dois PL’s para reconhecer os blocos Vai Quem Quer e Jegue Elétrico como Patrimônio Cultural Imaterial de Marabá.

Atualmente, o bloco Gaiola das Loucas possui em seu quadro de diretores os seguintes membros: Raimundo Alves da Costa Neto, o “Netão”, presidente; Pedro Ribeiro de Souza, vice-presidente; Chefe Evaldo, Cláudia, Felipe, J. Souza, Wagner Mourão, Caranguinha e Josina Reis.

O irreverente Gaiola das Loucas tem 39 anos de existência e começou com um grupo de cinco amigos solteiros que se vestiam de mulher para passar o carnaval em Marabá. Com o tempo, o grupo se juntou a uma charanga e depois à Sociedade Esportiva Amapaense, que deu mais corpo ao grupo. No início eram conhecidos como Bloco das Piranhas. O nome “Gaiola das Loucas” veio da inspiração do famoso filme de 1996. (Portal Debate)

Relacionados

Postagens Relacionadas

Nenhum encontrado

Cadastre-se e receba notificações de novas postagens!