Belém é escolhida como sede da COP 30; vídeo

A proposta foi feita pelo presidente Lula, à ONU, no ano passado. Decisão foi divulgada nesta sexta-feira (26).
Créditos: Reprodução

A capital paraense, Belém, foi a cidade escolhida pela Organização das Nações Unidas (ONU) para ser sede da COP 30, em 2025. A confirmação foi publicada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), pelo Twitter.

No comunicado, o presidente comemorou e também reforçou os motivos de o Estado sediar o evento. “Meus amigos e minhas amigas. Estou aqui com o governador Helder, estou aqui com o ministro das relações exteriores do Brasil, Mauro Vieira, que tem uma notícia extraordinária para dar ao povo do Estado do Pará, para a cidade de Belém e para o Brasil”, declarou o presidente Lula.

Em seguida, o ministro Mauro Vieira fez o anúncio oficial: “Queria confirmar que as Nações Unidas aprovaram, no dia 18 de maio, a realização da Conferência das Partes da Convenção das Nações Unidas sobre Mudança do Clima na cidade de Belém do Pará, em novembro de 2025. Será a COP 30, proposta do presidente Lula ainda como presidente eleito”, afirmou.

O ministro ainda disse que esta é uma “grande notícia”. “Será a primeira vez que teremos uma reunião dessa magnitude sobre mudança de clima no Brasil e em Belém”.

O governador do Pará, Helder Barbalho, estava presente junto aos dois. Para ele, é uma “satisfação muito grande”. Barbalho festejou em nome do povo do Pará e de todos os brasileiros o “privilégio do nosso país de poder sediar o mais importante evento de mudança climática de todo o planeta”.

“Aumenta a nossa responsabilidade de mostrar que o Brasil está preparado, e, acima de tudo, a responsabilidade da agenda ambiental, conciliando os amazônidas de nossa região e, claro, o respeito ao meio ambiente”, declarou o governador do Pará.

Antes do fim do vídeo, o presidente Lula ainda disse que, em outras COPs das quais já participou, o “pessoal só fala da Amazônia”. “Então eu dizia: ‘por que então não fazer a COP em um Estado da Amazônia?’ Eu acho que é muito importante”, declarou.

Lula ainda opinou que muitas pessoas vão ficar “maravilhadas” com a cidade de Belém e disse estar convencido de que vai ser um grande evento.

Direcionado a Helder Barbalho, o presidente ressaltou: “o governo federal vai estar à sua disposição para ajudar naquilo que for necessário, porque é um evento que vai mostrar mais uma vez a cara do Brasil para o mundo. Estamos juntos para fazer a melhor COP que já aconteceu no mundo”.

Documento

Em português, o documento acima, oficial da ONU confirmando Belém como sede da COP 30, diz o seguinte, na íntegra:

“A Missão Permanente de Belize junto às Nações Unidas, na qualidade de Presidente do Grupo de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Grulac) para o mês de maio de 2023, apresenta seus “cumprimentos ao Secretariado da Convenção das Nações Unidas sobre Mudança do Clima e tem a honra de se referir à próxima decisão sobre a realização da 30ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), a ser realizada em 2025.

A esse respeito, a Missão Permanente de Belize informa que o Grulac endossou a candidatura do Governo do Brasil da cidade de Belém do Pará, Brasil, para sediar a 30ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30) a ser realizado em 2025.

A Missão Permanente de Belize junto às Nações Unidas, na qualidade de Presidente do Grupo de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (GRULAC) para o mês de maio de 2023, aproveita esta oportunidade para renovar ao Secretariado da Convenção das Nações Unidas sobre Climate Change os protestos da sua mais alta consideração.”

Documento oficial da ONU confirmando Belém como sede da COP 30
Documento oficial da ONU confirmando Belém como sede da COP 30 (Reprodução)

Relacionados

Postagens Relacionadas

Nenhum encontrado

Cadastre-se e receba notificações de novas postagens!