Aurélio Goiano se consolida como favorito nas eleições para prefeito de Parauapebas

A pesquisa abrangeu diversos candidatos, destacando-se a robusta liderança de Aurélio Goiano, que conquistou expressivos 28,9% das intenções de voto, conforme o cenário que considera todos os principais nomes da oposição e da base do governo
Aurélio Goiano - Foto: Reprodução

PARAUAPEBAS, SUDESTE DO PARÁ — Em uma recente pesquisa eleitoral conduzida pelo Data Populi, o ex-vereador Aurélio Goiano (PL) surge como líder incontestável em todos os cenários, consolidando-se como um nome de grande potencial eleitoral na disputa pela prefeitura de Parauapebas (PMP), no sudeste do Pará.

A pesquisa abrangeu diversos candidatos, destacando-se a robusta liderança de Aurélio Goiano, que conquistou expressivos 28,9% das intenções de voto, conforme o cenário que considera todos os principais nomes da oposição e da base do governo do prefeito Darci Lermen (MDB). Essa margem de preferência o coloca como o principal concorrente, superando outros postulantes como Rafael Ribeiro (MDB), Braz (PDT), Valmir da Integral (PL), “Branco da White” (União Brasil) e Keniston Braga (MDB).

No entanto, a transparência do levantamento foi desafiada por tentativas de manipulação, que visavam a induzir o eleitor a erro. Ao agrupar Aurélio Goiano com candidatos da oposição, como Valmir da Integral, que nem se declarou pré-candidato, a pesquisa buscou dividir as intenções de voto e distorcer a realidade eleitoral.

Mesmo diante da estratégia questionável, a oposição lidera, e Aurélio Goiano, representando a força opositora, conquista a confiança dos eleitores com uma margem significativa de votos válidos, alcançando 35,3%. O alto desempenho na preferência do eleitor vem “tirando o sono” dos candidatos ligados à cambaleante atual gestão de Parauapebas.

Destaca-se também o índice de rejeição, no qual Aurélio Goiano figura em segundo lugar, mostrando a polarização nas escolhas. Branco da White é o mais rejeitado pelo eleitor parauapebense, com 21,8% de rejeição. A preferência dos eleitores da base governista por Rafael Ribeiro destaca-se em um cenário específico, revelando a complexidade das dinâmicas políticas locais.

Alem disso, cabe salientar a baixa aprovação do pré-candidato Keniston Braga (MDB), deputado federal eleito nas eleições de 2022, que apresenta apenas 5,9% das intenções de voto na pesquisa estimulada considerando os votos válidos. A rejeição, por outro lado, é de 15%, a mesma de Aurélio Goiano, que tem a vantagem de estar à frente nos levantamentos.

A pesquisa Data Populi também consultou os eleitores sobre cenários hipotéticos de segundo turno para o cargo de prefeito nas eleições municipais de Parauapebas em 2024, mas a cidade, por não possuir o número de eleitores estipulado em lei, não pode realizar 2º turno em eleição, sendo a disputa em turno único, vencendo aquele que alcançar o maior percentual de votos válidos apurados.

Dessa maneira, em todos os cenários, com todos os pré-candidatos são situação, Aurélio Goiano venceria a disputa com uma margem esmagadora das intenções de votos do eleitor parauapebense. O ex-vereador aparece com margens acima de 60% contra Keniston Braga, Rafael Ribeiro, Braz e Branco da White. Veja a seguir:

  • Aurélio 71% x 29% Keniston
  • Aurélio 62,8% x 37,2% Rafael
  • Aurélio 61,9% x 38,1% Braz
  • Aurélio 73,9% x 26,1% Branco

De acordo com o estafe de Aurélio Goiano, essa tentativa do grupo de Darci Lermen de desgastar e dividir os votos do ex-parlamentar não funcionou. Simular uma pesquisa de 2º turno em uma cidade onde não existe esse tipo de eleição, é brincar com a inteligência das pessoas. Os números da pesquisa Data Populi mostram que o ex-vereador vai massacrar nas urnas qualquer candidato ligado ao atual prefeito.

Sobre a pesquisa

A pesquisa Data Populi, realizada entre os dias 29/11 a 01/12/23, considerou uma amostragem de 998 entrevistas face a face, com margem de erro de 2,9% e nível de confiabilidade de 95%. O planejamento amostral levou em consideração os dados mais atuais do IBGE–Censo 2022, PNAD–2023 e TSE-2023, garantindo a precisão e representatividade do estudo.

Como a pesquisa não tem registro junto ao Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA), no meio político, ela é chamada de “pesquisa para consumo interno”. Um instrumento utilizado para se acompanhar o potencial de votos do pré-candidato, neste caso, a prefeito da Capital do Minério. (Portal Debate)

Aurélio Goiano segue líder em pesquisa rumo à Prefeitura de Parauapebas em 2024 - Portal Pebinha de Açúcar - 16 anos
Aurélio Goiano – Foto: Reprodução

Relacionados

Postagens Relacionadas

Nenhum encontrado

Cadastre-se e receba notificações de novas postagens!