Após 3 meses na UTI neonatal, bebê prematuro recebe alta em hospital no Pará

Melinda Sena nasceu em 8 de junho com 890 gramas e apenas 6 meses, sendo considerada prematuro extremo pela SBP. Ela nasceu em Altamira no hospital público referência na região
Melina Sena nasceu de 6 meses e ficou 3 meses na UTI no Pará — Foto: Pró-Saúde/Divulgação

Um casal paraense pôde enfim levar seu bebê recém-nascido para casa, após 3 meses de espera. Uma menina que nasceu de apenas 6 meses passou 88 dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neonatal e recebeu alta esta semana no hospital regional Público da Transamazônica em Altamira, sudoeste do Pará.

O caso é raro e dificilmente a unidade, que é referência na região do Xingu e a única com UTI neonatal infantil, recebe bebês tão prematuros, segundo a Pró-Saúde, que gerência a unidade.

Melinda Sena nasceu em 8 de junho com 890 gramas e 26 semanas. Por isso, ela é considerada prematuro extremo pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP).

“Esperei tanto para levar minha bebê para casa. Foram dias difíceis, mas deu tudo certo e só posso agradecer” disse a dentista Ivana de Lourdes, de 29 anos, mãe da menina.
Melina e os pais após a bebê receber alta em Altamira  — Foto: Pró-Saúde/Divulgação

Melina e os pais após a bebê receber alta em Altamira — Foto: Pró-Saúde/Divulgação

Atendimento

A mãe procurou um pronto atendimento e recebeu diagnóstico de ruptura da membrana amniótica. O caso é considerado grave e ela precisou ir para a unidade referência.

Dois dias depois, Ivana nasceu com complicações respiratórias e outros problemas por ter nascido antes do tempo. Na UTI, ela recebeu cuidados multidisciplinares

“A alta é resultado de gestão humanizada e amor. Sabíamos que era delicado e vê-la receber alga dá a sensação de estamos no caminho certo”, disse Cleiton Araújo, coordenador da UTI .

A neném continuará sendo acompanhada pela equipe. “Muito bom poder sair com minha filha bem e saudável”, informou o pai, Luiz Né, de 30 anos.

Equipe multidisciplinar que atendeu a bebê e a família durante a alta hospitalar  — Foto: Pró-Saúde/Divulgação

Equipe multidisciplinar que atendeu a bebê e a família durante a alta hospitalar — Foto: Pró-Saúde/Divulgação

Relacionados

Postagens Relacionadas

Nenhum encontrado

Cadastre-se e receba notificações de novas postagens!