Mulheres que venceram o câncer de mama entrarão em campo antes de Remo x Grêmio no Mangueirão

A iniciativa faz parte das ações do Outubro Rosa e busca levar às arquibancadas uma mensagem de prevenção, diagnóstico precoce e cuidado com a saúde da mulher.

Nesta quarta-feira (7), mulheres que enfrentaram o câncer de mama participarão de uma entrada especial em campo antes da partida entre Remo e Grêmio, no Mangueirão, em Belém. A iniciativa faz parte das ações do Outubro Rosa e busca levar às arquibancadas uma mensagem de prevenção, diagnóstico precoce e cuidado com a saúde da mulher.

A mobilização é realizada pela Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) em parceria com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Além da participação das mulheres no gramado, vídeos educativos serão exibidos nos telões do estádio antes e durante a programação da partida.

A ação ocorre simultaneamente em outros estádios do país durante os dias 7 e 8 de outubro. Ao todo, 220 mulheres que venceram o câncer de mama foram selecionadas pela SBM para participar das atividades.

Em Belém, a iniciativa ganha um significado especial por colocar a realidade das mulheres da Região Norte no centro de uma campanha nacional. Para a presidente da SBM – Secção Pará, médica Camilla Macêdo Loureiro, o futebol pode ajudar a ampliar o alcance das informações sobre a doença e reforçar a importância do acesso à prevenção e ao tratamento.

O tema escolhido para a campanha deste ano é “A vida nos une. O cuidado nos move”. A proposta é aproveitar a força do esporte para aproximar o público de informações sobre saúde e incentivar hábitos que contribuam para a qualidade de vida.

A campanha também conta com a participação de nomes conhecidos do esporte brasileiro. Milene Domingues, ex-jogadora da Seleção Brasileira e recordista mundial de embaixadinhas, foi escolhida como embaixadora da iniciativa. Hortência Marcari, campeã mundial de basquete, Jaque, bicampeã olímpica de vôlei, Fabizinha, ídolo do vôlei brasileiro, e o especialista em saúde e movimento Marcio Atalla também participam dos vídeos produzidos para a ação.

Segundo estimativas do Instituto Nacional de Câncer (INCA), o Brasil deve registrar 78.610 novos casos de câncer de mama a cada ano entre 2026 e 2028. A doença representa cerca de 30% dos cânceres diagnosticados em mulheres brasileiras.

Campanha também terá bola rosa e vídeos nos estádios

Além da programação especial com as mulheres, a ação terá uma bola rosa em campo e vídeos informativos nos telões de dez estádios durante a primeira rodada da iniciativa.

Nesta quarta-feira (7), a campanha será exibida no Cícero de Souza Marques, em Bragança Paulista; Beira-Rio, em Porto Alegre; Mangueirão, em Belém; Barradão, em Salvador; Nilton Santos, no Rio de Janeiro; e Mineirão, em Belo Horizonte.

Na quinta-feira (8), será a vez dos telões da Vila Belmiro, em Santos; Arena da Baixada, em Curitiba; Maracanã, no Rio de Janeiro; e Nubank Parque, em São Paulo.

Saúde da mulher na Região Norte

A participação de Belém também faz parte de uma mobilização maior da SBM Pará para ampliar as discussões sobre o atendimento às mulheres da Região Norte. A entidade prepara a I Jornada Norte de Mastologia, marcada para os dias 5 e 6 de março de 2027, na capital paraense.

O objetivo é colocar em debate as particularidades da região e os desafios enfrentados no acesso ao diagnóstico e ao tratamento do câncer de mama.

A Sociedade Brasileira de Mastologia também mantém ações voltadas à inclusão de pessoas com deficiência no atendimento à saúde. Criado em setembro de 2025, o Departamento de Saúde Inclusiva da entidade trabalha para ampliar o acesso ao rastreamento, diagnóstico e tratamento do câncer de mama.

Entre as iniciativas está a disponibilização de informações em Libras e com audiodescrição. A ação busca facilitar o acesso de mulheres com deficiência aos conteúdos relacionados à prevenção e aos cuidados com a saúde.

No Mangueirão, a expectativa é que a partida entre Remo e Grêmio seja acompanhada por uma mensagem que vai além do futebol. Antes de a bola rolar, as mulheres que enfrentaram o câncer de mama estarão no gramado para representar histórias de luta, recuperação e recomeço. (Com Oliberal)

Relacionados

Postagens Relacionadas

Nenhum encontrado

Cadastre-se e receba notificações de novas postagens!