Quase 40 mil vagas no IBGE: seleção nacional está prestes a sair

O presidente do IBGE, Marcio Pochmann, confirmou que a maior parte das oportunidades será para o cargo de recenseador, função responsável por visitar domicílios e aplicar os questionários

O IBGE recebeu autorização oficial para abrir um novo e grande processo seletivotemporário que deve movimentar candidatos em todo o país. Ao todo, serão 39.108 vagas destinadas à realização do próximo Censo Agropecuário, Florestal e Aquícola e do primeiro Censo Nacional da População em Situação de Rua.

A liberação foi publicada em portaria conjunta dos ministérios da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos e do Planejamento e Orçamento e representa o primeiro passo para a abertura do edital, aguardado por concurseiros e interessados em trabalhar nos levantamentos nacionais.

Segundo o próprio instituto, as contratações vão permitir estruturar toda a operação dos censos, desde a etapa de planejamento técnico até a coleta, supervisão e processamento das informações em campo, em todos os estados brasileiros.

O presidente do IBGE, Marcio Pochmann, confirmou que a maior parte das oportunidades será para o cargo de recenseador, função responsável por visitar domicílios e aplicar os questionários. Ele explicou que os dois levantamentos são considerados estratégicos para subsidiar políticas públicas nas áreas rural, ambiental e de assistência social.

De acordo com a diretora-executiva do órgão, Flávia Vinhaes, a autorização marca o início formal da preparação das pesquisas. Já o coordenador de Recursos Humanos, Bruno Malheiros, destacou que a contratação em larga escala será fundamental para garantir a cobertura nacional e o cumprimento dos cronogramas.

Preparativos para o Processo Seletivo

A banca organizadora do processo seletivo simplificado já está em fase de contratação. Conforme o IBGE, o edital poderá ser publicado em até seis meses a partir da data da portaria — o que coloca a abertura das inscrições como uma das mais aguardadas do período.

Os contratos seguirão a Lei nº 8.745/1993, com salários definidos conforme a complexidade e a relevância das funções.

Distribuição de Vagas

Entre as vagas previstas, estão cargos de nível operacional, administrativo, técnico e de supervisão, distribuídos da seguinte forma:

  • Recenseador: 27.330 vagas
  • Analista Censitário: 1.020
  • Agente Censitário Supervisor: 4.143
  • Agente Censitário Regional: 1.286
  • Agente Operacional Regional: 1.286
  • Agente Censitário Administrativo: 1.432
  • Agente de Informática: 1.446
  • Agente de Qualidade: 1.165

(Com Diário do Pará)

Relacionados

Postagens Relacionadas

Nenhum encontrado

Cadastre-se e receba notificações de novas postagens!