ofertados estão: 2ª via de certidão de nascimento, casamento e óbito; 1ª e 2ª vias e alteração de CPF; emissão de Carteira de Identidade; serviços digitais, como CTPS Digital, 2ª via de CPF, regularização cadastral, 2ª via do título de eleitor, emissão da Carteira Sinpatinhas (RG de Pet), Cartão SUS e Carteira do Idoso, além de oficinas de design de sobrancelhas e unhas em gel, oficinas de corte de cabelo e palestras educativas sobre a Lei Maria da Penha.
Érica Silva aproveitou a chegada da Caravana em Barcarena para regularizar o CPF. “Fazia bastante tempo que eu tentava e não conseguia emitir o documento. Eu vi o anúncio dos serviços da Caravana nas redes sociais e fiz questão de participar da ação. Essas iniciativas são muito importantes, porque ajudam as pessoas que estão tentando acessar serviços”, ressalta.
A ação integra a estratégia da Secretaria de Estado das Mulheres dentro do Programa Cidadania, Justiça e Direitos Humanos, que atua para ampliar o acesso da população, especialmente das mulheres em situação de vulnerabilidade, às políticas públicas e serviços do Governo do Pará.
Empreendedorismo– Hélvia Martins, moradora de Barcarena (Região Metropolitana de Belém), fez a oficina de unhas em gel, que faz parte dos serviços da Caravana voltados ao empreendedorismo. “Essa ação é muito interessante, porque abre as nossas mentes e portas para quem participa, além da oportunidade de tirar documentos. É bem prático e rápido”, diz Hélvia.
Moradora da Vila Areião, em Cametá (nordeste), Karen Caldas participou da oficina de design de sobrancelhas. “Eu já tinha feito um curso básico, e me interessei em participar dessa iniciativa para me especializar mais na área, que eu já trabalho. Tenho um estúdio na Vila e queria aprofundar mais meus conhecimentos”, pontua.
O curso de corte de cabelo é um dos mais procurados durante a ação. Letícia Matias, moradora de Viseu, participou da iniciativa e destacou a troca de conhecimentos. “Aprendi novas técnicas de corte de cabelo e pude aprimorar meus conhecimentos. Adorei o curso. e quero aproveitar todo o aprendizado para aplicar no dia a dia”, conta Letícia.(Erika Marinho-Estagiária,com Agência Pará)


