Fiscais de receitas estaduais lotados na Coordenação de Mercadorias em Trânsito da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa) do Itinga, localizada em Dom Eliseu, nordeste paraense, lavraram, na terça-feira (19), seis Termos de Apreensão e Depósito (TAD) no valor total de R$ 19.497,74, referentes à apreensão de 645 pares de calçados nacionais com valores subfaturados.
A mercadoria saiu da cidade de Nova Serrana-MG com destino a cidades do Pará como Rurópolis, Tucuruí, Trairão e Santarém, além de Macapá-AP e Manaus-AM.
“Durante a fiscalização o veículo tipo baú fechado apresentou diversas notas fiscais com valores irrisórios, e foi deslocado para o depósito a fim de ser feita a verificação física da carga. Eram 645 pares de calçados nacionais – tênis, sapatênis e botas – com valores bem abaixo do mercado, tendo alguns com valor cinco vezes menor que o praticado em condições normais”, contou o coordenador da unidade Itinga, Gustavo Bozola.
As mercadorias tiveram valor arbitrados com base em consulta ao valor de mercado nacional no total de R$ 74.149,40. Foram lavrados seis TADs, referentes aos valores de ICMS e multa. (Agência Pará)


