Na noite de sábado (10), a família de Enéas Soares de Sousa, de 71 anos, morador da cidade de Itupiranga, procurou a Redação do Portal Debate para denunciar a falta de leitos no Hospital Regional Sudeste do Pará (HRSP) para internar o parente em estado grave. Após a divulgação da matéria pelo diário de notícias, o paciente foi transferido para o Hospital Municipal de Marabá (HMM), ao invés de ser regulado pela Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa) para o Hospital Regional de Marabá.
De acordo com os familiares, Enéas Sousa está com o estômago e os rins paralisados e corre risco de morte. Devido aos problemas de gastroenterite, nada para em seu estômago. Ele vomita tudo o que come. Os problemas renais e abdome agudo deixaram o idoso bastante debilitado.
Segundo os familiares, o pedido de transferência de Enéas Sousa foi dado entrada na Diretoria de Regulação em Saúde, na tarde de sábado (17), em Belém, que atendeu ao chamado e transferiu o idoso para o HMM.
O idoso se encontrava internado no Hospital Municipal de Itupiranga (HMI) e esperava a remoção para o Regional de Marabá, todavia a transferência foi feita para o Hospital Municipal de Marabá (HMM).
O Portal Debate entrou em contato com a Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa), que enviou a seguinte nota:
“A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa)
informa que o paciente citado teve o cadastro no
Sistema Estadual de Regulação cancelado, pois
já foi transferido para o Hospital Municipal de
Marabá, via SISREG”.
Enquanto isso, os familiares de Enéas Soares de Sousa clamam pela transferência do idoso para o Hospital Regional de Marabá, que é unidade de alta complexidade capaz de prover toda a assistência necessária aos problemas apresentados pelo paciente. (Portal Debate)


