Zaira Lima: Candidatura feminina se destaca no cenário político de Itupiranga

Crédito: Reprodução

A pré-candidatura da Professora Elizaira Rodrigues Lima, de 39 anos, conhecida como “Zaira Lima”, vem mexendo com o ambiente político dominado por candidaturas masculinas na cidade de Itupiranga, no sudeste do Pará. O nome da “Professora Zaira” vem ganhando adeptos entre os eleitores já cansados de votar em políticos da chamada ‘velha guarda’.

Natural de Itupiranga, mãe, jovem e única candidata mulher a concorrer a eleição para prefeito em 2020, o nome de Zaira Lima está ganhando força entre os mais jovens, tem a preferência do segmento feminino e possui um ótimo trânsito entre os trabalhadores da educação e saúde.

Conta a favor de sua pré-candidatura, a experiência adquirida na gestão pública. A professora já ocupou cargos na Secretaria Municipal de Educação (Semed) em Marabá; trabalhou na Previdência Social; foi coordenadora do Movimento de Alfabetização de Jovens e Adultos (MOVA), gerente do Posto de Saúde Liberdade em Marabá e pertenceu aos quadros da Companhia de Desenvolvimento Econômico do Estado do Pará (CODEC).

Crédito: Arquivo pessoal

A candidatura de Zaira Lima (PTB) disputa voto a voto a prefeitura de Itupiranga com os candidatos José Milese (MDB); Benjamin Tasca (PSD), Eider Gomes (PL); Jordão Nunes (Podemos) e Halisson (Psol). “Me sinto preparada, o ambiente político está favorável para uma candidatura feminina em Itupiranga e possuo 24 anos na vida pública”, afirmou a candidata. Em Itupiranga, Zaira ocupa o cargo de professora; foi gerente administrativa e gerente de recursos humanos da Secretaria Municipal de Educação (Semed).

A filha de Itupiranga possui forte aceitação no meio esportivo, ajudou a desenvolver a cultura local e vem ganhando simpatizantes no segmento agropecuário. “O nosso nome possui uma aceitação muito grande entre as mulheres”, disse ela. As seis pré-candidaturas favorecem Zaira Lima, pois o nome de candidatos tradicionais conta com o desgaste natural do cargo e o eleitorado local anseia por novas alternativas para escolha de seu candidato.

As chamadas ‘pesquisas de consumo’, não registradas no Tribunal Regional Eleitoral (TRE), mostram Zaira Lima como um dos nomes que mais cresce na preferência do eleitor. Ciente de sua responsabilidade e preparada para exercer a função de prefeita de Itupiranga, o nome de Elizaira vem ocupando uma lacuna provocada, ao longo dos anos, por falta de investimentos públicos sobretudo nas áreas da saúde, educação, cultura e esporte.

O eleitor possui a prerrogativa de escolher se vai continuar agarrado à mesmice do passado ou se vai abrir espaço para uma mulher preparada para gerenciar o destino da cidade de Itupiranga. O tempo dirá quem vai estar com a razão. a pré-candidatura de Zaira Lima cresce bastante e já passou a incomodar nomes tradicionais da política local.

“Me sinto preparada para ser prefeita de nossa cidade”; diz Zaira Lima

Fonte: Portal Debate Carajás

Relacionados

Postagens Relacionadas

Nenhum encontrado

Cadastre-se e receba notificações de novas postagens!