Vulcão em alerta de erupção nas Canárias pode provocar tsunami no Brasil

Depois de décadas adormecido, o vulcão Cumbre Vieja entra em atividade.
Vulcão Cumbre Vieja nas Ilhas Canárias - Crédito: Reprodução

O vulcão Cumbre Vieja, localizado na ilha de La Palma, na costa do continente africano, nesta quinta-feira (16), alcançou o nível de alerta amarelo, ou seja, um risco moderado de atividade, onde  medidas de monitoramento e vigilância são mais intensificadas.

Segundo especialistas e oceanógrafos, há uma possibilidade de um tsunami no litoral das regiões Norte e Nordeste do Brasil, caso o vulcão entre em erupção. Cumbre Vieja estava adormecido desde 1971, mas teve um aumento significativo nos movimentos sísmicos em La Palma no último sábado (11), de acordo com o governo das Ilhas Canárias.

Ao ser emitido o alerta, a notícia se espalhou pelas redes sociais, pois, apesar das chances de um tsunami serem baixas, “uma próxima erupção poderia desestabilizar a encosta da ilha e gerar um tsunami que percorreria distâncias transatlânticas, que atingiria praticamente todos os países banhados pelo Oceano Atlântico”, afirma o pesquisador Mauro Gustavo Reese Filho.

Contudo, especialistas asseguram que não é motivo para desespero, porque as ondas provavelmente não chegarão a tamanhos exorbitantes, devido a distância do litoral brasileiro com a Ilha de La Palma. De ontem para hoje (17), a atividade sísmica diminuiu muito, isto é, se o vulcão continuar assim, ele pode ficar centenas de anos resfriando antes de uma erupção, afirmou o professor da UFMT, Lucas Rossetti. (Ingrid Sales – Estagiária Supervisionada)

Crédito: Reprodução

Relacionados

Postagens Relacionadas

Nenhum encontrado

Cadastre-se e receba notificações de novas postagens!