Não é a primeira vez que uma polêmica em torno da cor de um objeto viraliza nas redes sociais. Depois da polêmica em torno do vestido que para uns era dourado e branco e para outros azul e preto, que ganhou a internet em 2015, é a vez de um tênis entrar no alvo das discussões. Algumas pessoas o enxergam nas cores cinza e verde. Já outras são enfáticas: ele é rosa e branco.

A imagem não é nova, ela foi postada por Nicole Couthard em outubro de 2017, e à época causou controvérsia. Desde a última segunda-feira (29) ela voltou para o top trends da web. Mas o fato é que até agora não se chegou a um consenso.

Desta vez, nada de discórdia. A explicação vem junto com a imagem e tem a ver com a percepção das cores. Cada pessoa enxerga de uma forma diferente com base em fatores que vão desde a genética, passando pela cultura e pelo histórico individual. Mas se formos traduzir o processo de forma racional, tudo pode ser explicado por conta da evolução do cérebro humano. Nossa espécie precisa da luz do dia para enxergar, e é a luz que define a forma como vemos as coisas.

A luz de cada objeto é captada pela retina e depois segue para o córtex visual, parte do cérebro que pega as informações que o olho enxerga e transforma em formas e cores. Ou seja, tudo é uma questão de como cada pessoa percebe a cor. Portanto, o cérebro tenta compensar a falta de luz usando ferramentas próprias, como luzes artificiais, que podem se diferenciar quanto à cor e potência.

Um portal especializado em tecnologia fez um teste com aplicativos de edição de imagem para descobrir, afinal, qual era a cor do tênis. O resultado: cinza e verde. Mas aí chegou uma amiga da dona do sapato e deixou claro: ele é rosa e branco. O fato é que a polêmica parece que está longe de terminar. E você? Acha que ele é de que cor?

O Liberal