Vila São Sebastião quer independência de Itupiranga

Vila São Sebastião vista de cima
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

A Redação do Portal Debate Carajás foi procurada, na última semana, por um líder social residente na Vila São Sebastião, distante 115 km de Marabá. Ele contou que a vila pertencente ao território do município de Itupiranga, que fica muito longe do povoado, clama por independência, e que o processo de emancipação está encaminhado.

Conforme Orebio Sousa, político local, a intenção é aprovar a independência do distrito, assim como de outros 29, dentre eles a Vila Cruzeiro do Sul (Quatro Bocas) e Cajazeiras, via decreto presidencial. Ainda segundo ele, a documentação necessária chegou à Casa Civil, comandada por Onyx Lorenzoni, nessa segunda-feira (1º).

De acordo com o líder social, São Sebastião tem um plano B caso a emancipação não se processe via decreto. Ele disse que a segunda opção é aprovar o projeto pela Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa), em Belém, por meio de um plebiscito.

Nas últimas semanas, o portal publicou três matérias dando conta do descaso do Poder Público de Itupiranga para com as vilas no território da cidade, como o episódio dos ônibus sucateados que transportam os estudantes da localidade para a escola e as péssimas condições estruturais da Creche Rosângela Herculano Rodrigues, na São Sebastião.

Cadastre-se e receba notificações de novas postagens!