Vereadores de Marabá cobram melhorias da Equatorial Energia, líder em reclamações de consumidores

Paramentares cobraram dados relativos a investimentos da concessionária no município. Além disso, também pediram ações em benefício dos flagelados pela enchente

MARABÁ (PA) — A Comissão de Mineração e Energia da Câmara Municipal de Marabá reuniu-se com funcionários da Equatorial Energia na última quinta-feira (13) para discutir a prestação de serviços e os investimentos da empresa no município. A Equatorial lidera as reclamações dos consumidores no Procon Marabá, principalmente em relação ao fornecimento de energia.

O presidente da Comissão, vereador Cabo Rodrigo, ressaltou a importância da reunião para esclarecer as questões sobre o fornecimento de energia na cidade, que é um dos principais motivos de reclamação da população junto aos parlamentares.

Durante a apresentação feita aos vereadores, Cecília Cavalcante, consultora da empresa junto ao Poder Público, destacou que a Equatorial entrou no Pará em 2012 para distribuição de energia, e desde então investiu R$ 20,3 bilhões em 16 empresas. Nos últimos 10 anos, foram investidos R$ 8 bilhões no sistema de distribuição de energia em todo o Pará. “Temos 100% das subestações automatizadas, com 121 subestações construídas e ampliadas e mais 1,3 milhão de ligações novas nesses 10 anos”, afirmou.

Os vereadores questionaram sobre os números específicos de Marabá. Cabo Rodrigo cobrou um levantamento completo sobre os gastos e investimentos na cidade, como a quantidade de unidades consumidoras, unidades de baixa renda, a porcentagem de crescimento de energia fotovoltaica e a arrecadação que a empresa passa de iluminação pública para o município.

O vereador Márcio do São Félix pediu para que a empresa atue na verificação e fiscalização do fornecimento de energia em loteamentos e chácaras, pois muitos são feitos de forma irregular e podem interferir na qualidade do fornecimento de clientes antigos. Ele também questionou sobre as constantes quedas de energia no Loteamento Novo Progresso.

O vereador Eloi Ribeiro solicitou que a Equatorial analise a situação dos flagelados da enchente para que o fornecimento de energia seja suspenso e a empresa faça algum trabalho social em atendimento às pessoas afetadas.

Cecília respondeu que o fornecimento de energia das áreas atingidas pela enchente é suspenso sempre por questão de segurança, e que em caso de problema, o consumidor pode procurar a Equatorial para resolver. Sobre o Novo Progresso, ela adiantou que estão fazendo um levantamento para tentar resolver o problema de oscilação e queda de energia naquela região.

Thiago Dourado, consultor de grandes clientes, e Zeus Bandeira, assessor de comunicação, também participaram do evento pela empresa. A consultora Cecília ficou de levantar as demais questões relacionadas a Marabá para encaminhar para a Comissão. (Portal Debate, com Secom PMM)

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