Urubus tomam conta de bairro em Marabá

Crédito: Portal Debate Carajás

Nos últimos anos, uma cena nada agradável passou a incomodar os moradores do bairro Novo Horizonte, em Marabá, no sudeste do Pará, a presença de centenas de urubus de cabeça. As aves são atraídas por um lixão no cruzamento da Rua Araguaia com a Rua Miguel Davi, ao lado do reservatório de água da Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa).

O “aterro sanitário” é formado por 3 moradores que, há anos, insistem em depositar entulho, caroços de açaí e lixo doméstico no local, mesmo havendo a coleta regular por parte da prefeitura de Marabá. Homens da limpeza urbana tentam manter o local limpo, mas, dias depois, a mesma cena volta a se repetir.

Os urubus comem o lixo jogado pelos próprios moradores – Crédito: Portal Debate Carajás

As aves da família Coragyps atratus descem ao chão, enchem o papo e depois voam para uma enorme torre de telefonia próxima ao local, no intuito de pegar o sol de final de tarde. Os urubus ocupam postes de energia elétrica nas imediações e povoam também o topo da caixa d´’agua da Cosanpa.

A presença das aves de rapina incomoda a comunidade porque existe risco de doenças provocadas pelas fezes dos animais. Além disso, terminam poluindo o visual de um dos bairros mais urbanizados e bonitos de Marabá. Algo precisa ser feito. Acho que um boa multa aplicada aos infratores pela Secretaria de Meio Ambiente (Sema) resolveria o problema que se arrasta há nos no bairro Novo Horizonte.

Aves ocupam a caixa d’água da Cosanpa – Crédito: Portal Debate Carajás

Fonte: Humberto Alicante

Relacionados

Postagens Relacionadas

Nenhum encontrado

Cadastre-se e receba notificações de novas postagens!