Ufra recebe visita do embaixador da França

O presidente francês, Emmanuel Macron, visitará o Brasil entre os dias 26 e 28 de março, começando por Belém, que será sede da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025, a COP 30
Gabriel Resque, professor da Ufra, e Emmanuel Lenain, embaixador da França”. Fotos: Bruno Chaves/Ufra

O embaixador da França no Brasil, Emmanuel Lenain, visitou a Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) neste domingo, 25. A visita teve como objetivo conhecer a universidade para fortalecer parcerias e verificar a possibilidade de a Ufra sediar um evento com lideranças indígenas, que será realizado no final de março com a chegada do presidente francês, Emmanuel Macron, à Belém.

Lenain foi recepcionado pela reitora da Ufra, Herdjania Veras de Lima, que exaltou as características da universidade, especialmente sua arborização, sendo um recorte da Amazônia em meio a uma metrópole como Belém.

O embaixador e sua comitiva passearam por todo o campus, começando pelo Pavilhão de Salas de Aula, passando pelas estradas da Rural até o Prédio Central, onde ficou admirado com o brasão da Ufra e o espaço do Auditório Waldir Bouhid.

Para a reitora Herdjania, a visita é muito importante, pois a Ufra tem parcerias com instituições de pesquisa da França, incluindo o Centro de Cooperação Internacional em Pesquisa Agronômica para o Desenvolvimento (CIRAD). “Estamos fechando um acordo de cooperação técnica mais amplo, envolvendo essas duas instituições, e estamos trabalhando para assinar esse acordo em março na presença do presidente francês”, afirmou.

“O fato da Ufra ter sido inserida nessa rota, como uma possível instituição para receber a visita do presidente Macron, realmente nos honra e nos dá força para que as cooperações futuras sejam cada vez maiores”, concluiu a reitora.

O professor do campus Paragominas, Gabriel Resque, que ajudou na articulação da visita do embaixador à Ufra, comentou que essas parcerias foram fundamentais para essa visita. “Quando a embaixada pleiteou as instituições a serem visitadas em Belém, priorizam as que já tinham um projeto ou parceria com a França. Pelos projetos que já temos, a Ufra se enquadrou em uma delas.”

Gabriel Resque tem projetos junto ao CIRAD e à Le Mans Université e fez o seu doutorado em Agroecologia pelo programa de pós-graduação ABIES da AgroParisTech, fruto desta parceria da Rural com as instituições francesas de pesquisa.

O presidente francês, Emmanuel Macron, visitará o Brasil entre os dias 26 e 28 de março, começando por Belém, que será sede da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025, a COP 30.

Fonte: Ascom Ufra

Relacionados

Postagens Relacionadas

Nenhum encontrado

Cadastre-se e receba notificações de novas postagens!