Tumulto, aglomeração e confusão marcam testagem para Covid-19 em Marabá

Foto: Redes sociais

Uma ação da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), para realizar um mutirão para ‘testagem rápida’, visando a diagnosticar pessoas infectadas com os sintomas do novo coronavírus, sem nenhum planejamento prévio, causou um grande tumulto, ontem (6), em Marabá, no sudeste do Pará.

De acordo com pessoas ouvidas pelo Portal Debate Carajás, a SMS divulgou que a ação sanitária seria realizada de 14 às 18 horas, porém, muito antes do meio dia, centenas de pessoas já se acotovelavam no pátio de um grande supermercado, localizado às margens da BR-230, em frente ao aeroporto da cidade.

Foto: Whatsapp

“Divulgaram a testagem rápida, mas não se preocuparam em distribuir senhas nem organizar o local, com antecedência, para receber a população”, afirmou uma senhora que foi atendida. Segundo alguns entrevistados, por volta de meio, a própria população organizou uma fila e distribuiu uma espécie de senha por ondem de chegada.

No entanto, próximo às 14 horas, os ‘espertinhos’, como sempre, iniciaram a organização de outra fila no estacionamento do supermercado, fato que gerou toda a aglomeração e confusão, debelados somente depois da chegada da equipe de saúde e da Guarda Municipal de Marabá (GMM). Além disso, várias pessoas não contribuem porque não usam máscara nem mantém o distanciamento social recomendado pela OMS. 

“Depois da organização para realização da testagem, tudo transcorreu de forma rápida e eficiente”, narrou Roberto Pires, outra pessoa ouvida pela reportagem. Assim que as imagens da aglomeração começaram a circular nas redes sociais, internautas demonstraram indignação e revolta com o episódio. 

Foto: Reprodução

Prefeitura de Marabá

A Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal informou que os problemas acontecidos, ontem (6), já foram corrigidos, visando a atender a população, com mais dignidade e presteza, durante a testagem prevista para ocorrer a partir de 8 horas, de hoje (7), no posto de saúde Amadeu Vivacqua (UBS), localizado no bairro São Félix Pioneiro.

“Serão organizados o local e a fila, com bastante antecedência, e serão distribuídas 200 senhas”. Servidores da Saúde e a Guarda Municipal irão garantir a segurança e o distanciamento social entre as pessoas”, narrou a Assessoria de comunicação. A PMM divulgou os locais e datas para os próximos mutirões de testagem:

1. SEGUNDA-FEIRA: 08/06 – Morada Nova- BELLAGIO HOTEL: 14 as 18h.

2. TERÇA-FEIRA: 09/06 – KM 07 – Nova Marabá- POSTO MONTANA (HAMBURGUERIA 66): 14 as 18h.

3. QUARTA-FEIRA: 10/06 – Nova Marabá (EMEF PEQUENO PRINCIPE): 14 as 18h.

4. QUINTA-FEIRA: 11/06 – Bairro das Laranjeiras:NEI MARIA CLARA MACHADO- 14 as 18h.

5. SEXTA-FEIRA: 12/06 – Bairro Jardim União.

A Assessoria de Comunicação informou ainda que ações para testagem da Covid-19 estão previstas para acontecer depois do dia 15/6/2020, em várias regiões da extensa zona rural de Marabá. O episódio ocorrido ontem antecipou uma pequena dimensão do que poderá ocorrer caso não seja organizada uma grande estrutura para o retorno das aulas nos próximos meses.

Foto: Whatsapp

Pedro Souza

Relacionados

Postagens Relacionadas

Nenhum encontrado

Cadastre-se e receba notificações de novas postagens!