Três mulheres irão concorrer com candidatura coletiva em Marabá

O lançamento oficial da pré-candidatura está programado para o dia 07 de abril na Câmara Municipal de Marabá, às 14 horas.

MARABÁ, SUDESTE DO PARÁ – Três mulheres estão lançando uma pré-candidatura coletiva, denominada “Elas por Marabá”, com o intuito de concorrer às eleições para vereança de Marabá, no sudeste do Pará, pelo Partido dos Trabalhadores (PT). Luciana Ferreira, Polly Soares e Heidiany Katrine Moreno são as integrantes desse movimento político que visa representar os interesses da população local.

Em seu anúncio de pré-candidatura, elas afirmam: “Este projeto, iniciado em 2023, marca o início de um trabalho de mobilização, persuasão e construção de um projeto político voltado para a busca de uma vida digna para toda a classe trabalhadora.”

O lançamento oficial da pré-candidatura está programado para o dia 07 de abril na Câmara Municipal de Marabá, às 14 horas.

Entenda o que é uma candidatura coletiva:

Também conhecida como candidatura compartilhada, a candidatura coletiva ocorre quando um grupo de pessoas se une para lançar um representante como candidato nas eleições para uma vaga na Câmara Municipal da cidade ou para o Congresso.

Do ponto de vista legal, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) não vê irregularidades nesse modelo de candidaturas. Em dezembro de 2021, o TSE autorizou que nas urnas apareça o nome do coletivo ao lado do “titular” da candidatura. Anteriormente, apenas o nome da pessoa aparecia, sem qualquer indicação de que se tratava de uma candidatura coletiva.

No entanto, o ministro do TSE, Carlos Horbach, ressaltou que, juridicamente, as candidaturas coletivas “não existem”, pois sempre haverá um “titular” da vaga representando o coletivo. (Portal Debate)

Post Instagram

Relacionados

Postagens Relacionadas

Nenhum encontrado

Cadastre-se e receba notificações de novas postagens!