DA REDAÇÃO — A solenidade de diplomação dos eleitos em Marabá, Bom Jesus do Tocantins e Nova Ipixuna foi realizada na noite de quinta-feira (12), no Carajás Centro de Convenções, em Marabá. Durante o evento, Toni Cunha (PL) foi diplomado prefeito eleito de Marabá, e João Tatagiba (Podemos), seu vice. A dupla obteve 69.666 votos, o que representa 51,08% dos votos válidos nas eleições de 6 de outubro.
O prefeito diplomado, Toni Cunha, destacou que este é seu quarto diploma e que ele tem plena consciência da responsabilidade de liderar o município pelos próximos quatro anos. Já João Tatagiba, vice-prefeito eleito, afirmou que Marabá viverá um novo tempo e expressou seu compromisso com o desenvolvimento socioeconômico da cidade.
A cerimônia também contou com a diplomação dos prefeitos eleitos de Bom Jesus do Tocantins, Jeilson Reis (MDB), e de Nova Ipixuna, Everton Macias (MDB), bem como seus respectivos vices, Nanô da Disbel e Professora Neide. Além deles, os vereadores eleitos e seus primeiros suplentes das três cidades também receberam seus diplomas, ficando aptos a assumir seus cargos a partir de 1º de janeiro de 2025.
A solenidade foi presidida pelos juízes eleitorais Caio Marco Berardo, da 100ª Zona Eleitoral, e Alexandre Hiroshi Arakaki, da 23ª Zona Eleitoral. O desembargador Leonam Gondim da Cruz Júnior, presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA), esteve presente e enfatizou a importância de os eleitos trabalharem em benefício da população, além de manifestar apoio à criação do estado de Carajás.
Após o evento, Toni Cunha e João Tatagiba convidaram os vereadores diplomados de Marabá para um jantar em um restaurante localizado na Cidade Nova, às margens da BR-230. A reunião contou com a presença de nove vereadores, membros da equipe de transição e futuros secretários da gestão de Toni Cunha. (Portal Debate)