TJPA suspende afastamento de mulher de Helder Barbalho no TCE-PA

Desembargador do Tribunal do Pará afirma que anulação da nomeação de Daniela Barbalho teria ‘consequências jurídicas irreversíveis’

DE MARABÁ (PA) — O desembargador Mairton Marques Carneiro, do Tribunal de Justiça do Pará (TJPA), suspendeu nesta quarta-feira (24) a decisão que anulava a nomeação de Daniela Barbalho, esposa do governador Helder Barbalho, para o cargo vitalício de conselheira no Tribunal de Contas do Estado (TCE).

A liminar foi suspensa devido ao risco de anulação de processos em andamento e prejuízo ao Estado do Pará. Daniela já havia participado de julgamentos no TCE-PA, envolvendo 531 processos. Um dos processos abrangia as prestações de contas do governo de Helder Barbalho.

Daniela e Helder Barbalho

No fim da manhã, as contas do governo em 2022 foram aprovadas pelo TCE por unanimidade. O governador afirmou que a decisão reafirma o compromisso com o equilíbrio fiscal e transparência na aplicação dos recursos públicos.

A nomeação das esposas de governadores tem gerado polêmica, já que as primeiras-damas, na função de conselheiras, julgam as contas dos próprios maridos. Por este entendimento, o juiz Raimundo Rodrigues Santana, titular da 5ª Vara da Fazenda Pública e Tutelas Coletivas havia anulado a nomeação de Daniela.

A suspensão da nomeação de Daniela Barbalho atendeu a uma ação movida pelo ex-deputado federal Arnaldo Jordy, alegando nepotismo.

A Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) informou que se manifestará em defesa de seus atos. Daniela ainda não se pronunciou sobre o assunto. (Vinícius Soares/Portal Debate)

Relacionados

Postagens Relacionadas

Nenhum encontrado

Cadastre-se e receba notificações de novas postagens!