Terremoto de magnitude 6,8 atinge El Salvador e gera alerta de tsunami

Terremoto foi registrado em El Salvador REUTERS/Jorge Silva/10.10.2018
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

Um terremoto de magnitude 6,8 na escala Richter, com epicentro no litoral do Pacífico, sacudiu El Salvador nesta quinta-feira (30), sem que até o momento tenha informações sobre vítimas ou danos materiais, mas gerou alerta de tsunami, segundo informações do Ministério do Meio Ambiente e Recursos Naturais (MARN).

O tremor foi registrado às 3h06 (horário local, 6h06 de Brasília), teve uma profundidade focal de 48 quilômetros e seu epicentro foi localizado na costa do departamento de La Libertad.

Após o potente sismo, o diretor-geral da Defesa Civil, Jorge Meléndez, afirmou em entrevista à “Rádio Nacional” que não foram registrados “danos generalizados” e pediu calma à população.

O MARN reportou pelo menos sete réplicas com magnitudes de entre 4,1 e 5 graus após sismo principal e são esperadas “variações do nível de mar de até 30 centímetros” em todo litoral salvadorenho.

Por sua vez, o vice-ministro de Educação, Francisco Castaneda, anunciou a suspensão das aulas nas escolas próximas ao litoral.

A Defesa Civil indicou nas redes sociais que zonas do departamento de San Salvador e Usulután (leste) estão sem energia elétrica e que a principal estrada que conecta o centro com o oeste do país foi fechada por riscos de desmoronamento.

Em El Salvador, a maioria dos tremores têm origem em águas do Oceano Pacífico e a maior profundidade, por isso em algumas ocasiões são imperceptíveis para a população.

No entanto, os que se originam próximos à superfície são mais sentidos e danosos, por isso que geram preocupação entre os moradores.

Agência EFE

Cadastre-se e receba notificações de novas postagens!