Tucuruí faz festa de aniversário em meio a postos de saúde lotados

Shows com enormes aglomerações estão ocorrendo normalmente no 74º aniversário da cidade. Enquanto isso, população sofre em unidades de saúde por síndromes gripais e covid-19
"Escadaria" - Crédito; Redes sociais

A extensão no horário de atendimento na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) para pessoas com coriza, mal-estar, febre, diarreia e dificuldade respiratória e o aumento no número de mortos e infectados pela covid-19 parecem não preocupar o prefeito da cidade de Tucuruí, Alexandre Siqueira (MDB), pois o político autorizou a realização de vários dias shows no 74º aniversário da cidade.

O local conhecido como “Escadaria”, localizado na Rua Santo Antônio, aglomerou mais de 15 mil pessoas no show das cantoras  Márcia Fellipe e Joelma, nesta quarta-feira (28). A Secretaria de Saúde já teve que implementar o Plano Emergencial de Enfrentamento à Síndrome Gripal e Síndrome Respiratória Aguda Grave para tentar conter o avanço da grave virose na antiga cidade de Alcobaça.

O prefeito de Tucuruí está andando na contramão de cidades como Marabá, Paraupebas, Belém, Santarém, entre diversos outros municípios, onde a programação de Natal, Ano Novo, Carnaval ou aniversários, já foram canceladas. Sem contar com a suspensão da maioria das atividades festivas devido ao aumento do número de casos da covid-19 e do forte surto gripal, nas maiores cidades do Brasil.

No site

O site da Prefeitura Municipal de Tucuruí (PMT), onde deveriam estar disponibilizadas todas as informações de interesse do cidadão, mais parece um espaço de propaganda política do prefeito Alexandre Siqueira (MDB). Para se ter uma ideia, não existe um boletim epidemiológico diário, publicado através de flyer, para informar as pessoas de forma rápida, eficiente e transparente em relação à pandemia do coronavírus.

Quando se a abre a “capa” do site da PMT, o internauta encontra uma aba verde com a suposta indicação das informações sobre a covid-19, porém quando se acessa o espaço, a última atualização ocorreu em março de 2021. Já os números relativos ao novo coronavírus foram atualizados no dia 23 de novembro de 2020. Por outro lado, a imprensa está mostrando um enorme surto gripal nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).

“Se existe doido para tudo”, como diz o conhecido provérbio popular, Alexandre Siqueira é um “maluco de carteirinha”, pois o cara incentiva jovens e adolescente a se aglomerarem neste shows “sem pé nem cabeça”. Esse público jovem vai levar para casa, com certeza, a covid-19 e a síndrome gripal e infectar os idosos e crianças, podendo levar muitas vítimas a óbito.

O protocolo sanitário recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para conter a propagação de doenças respiratórias passou longe da “Escadaria”, pois uso de máscara e o distanciamento social não foram convidados para o evento do prefeito de Tucuruí. Para a maioria da população, o Ministério Público (MPPA) deveria “acordar” para os reais problemas da cidade. As redes sociais criticaram, com dureza, a realização do evento. (Portal Debate Carajás)

Tucuruí 74 anos – Show Bruna Karla
Crédito: Reprodução

Relacionados

Postagens Relacionadas

Nenhum encontrado

Cadastre-se e receba notificações de novas postagens!