Spoiler dos bastidores da política no Pará

João Salame proporciona uma visão abrangente e esclarecedora sobre o cenário político paraense, mantendo os leitores informados sobre as notícias relevantes no estado

JOÃO SALAME (DF) — O jornalista João Salame, por meio do site Opinião em Pauta, traz aos leitores uma análise aprofundada das mais recentes movimentações políticas no estado do Pará.

João Salame proporciona uma visão abrangente e esclarecedora sobre o cenário político paraense, mantendo os leitores informados sobre as notícias relevantes no estado.

Confira, a seguir, os destaques da política no estado do Pará:

ESQUECIMENTO

Causou muita insatisfação nas fileiras dos partidos de esquerda e de familiares de vítimas da ditadura, a decisão do presidente Lula de não fazer nenhuma manifestação a respeito dos 60 anos do Golpe Militar de 1964. Ainda que pouco numerosos, atos foram realizados em todo o País em protesto contra o regime militar implantado, ao mesmo tempo em que pesquisa realizada pelo Instituto Datafolha comprova que a grande maioria dos brasileiros avalia a democracia como o melhor dos regimes.

DESCREDENCIAMENTO

Tem causado muito buchicho nas redes sociais o descredenciamento do Hospital Santa Maria, em Ananindeua, pelo Instituto de Assistência dos Servidores do Estado do Pará (Iasep). É que a instituição tem entre seus sócios o prefeito Daniel Santos, que está a um passo de deixar o MDB. Aliados do gestor encaram a decisão como uma retaliação. No entanto, até agora, nem o governador e nem o prefeito deram nenhuma declaração pública a respeito da decisão.

CONSEQUÊNCIA

Com a decisão de descredenciar o Hospital, milhares de servidores públicos estaduais deixarão de ter a instituição como uma das opções de atendimento na região metropolitana, já com dificuldades na rede para atender toda a demanda. Em Capitão Poço, o Hospital Maternidade do Povo, da família do deputado Erick Monteiro (PSDB), aliado de Daniel, também não teve o credenciamento aprovado pelo Iasep. Parece que a cobra já está fumando…

SAÍDA

Em virtude de toda essa situação e dos rumores de que não teria a vaga para concorrer no MDB, sem atender exigências da cúpula partidária na composição da chapa e formação do governo, Daniel deverá sair do partido nos próximos dias. O sábado está bem ali, mas parece uma eternidade.

GUERRA

Aproximando-se do prazo final para que os prováveis candidatos a prefeito e vereador se filiem aos partidos (dia 6 de abril), os dirigentes estão fazendo de tudo para convencer lideranças. Alguns candidatos a vereador estão em todas as listas partidárias, em busca das melhores condições para se eleger. Já os vereadores no mandato sofrem para convencer os que não tem mandato a se filiarem aos seus partidos. O vale tudo está no ar.

 

 

RITMO

Deputado Chamonzinho (foto acima) está em ritmo de candidato a prefeito em Marabá. Ele está pilotando pessoalmente a filiação de lideranças ao seu partido e a legendas aliadas. Além do MDB, ele já tem o apoio declarado do PRD, que tem à frente o vereador Pedro Correia, e o PSDB, comandado pelo vereador Márcio do São Félix. O União Brasil, que tem à frente o vereador Aerton Grande, e o Republicanos, do vereador pastor Elói, devem seguir o mesmo caminho.

 

DIFICULDADES

Mesmo com a aprovação excelente de seu governo, o prefeito Tião Miranda vem enfrentando dificuldades para montar a chapa de vereadores do PSD e de partidos mais próximos, como o PDT. Tudo isso porque não se definiu se vai ou não apresentar o nome de um candidato a prefeito, o que fragiliza a organização dos partidos, que querem ter uma candidatura viável para disputar a prefeitura.

 

 

DIVISÃO

Por enquanto, Tião Miranda continua emitindo sinais contraditórios sobre sua participação. Sua manifestação mais recente para amigos é que vai apresentar um candidato para disputar sua sucessão. TM continua irritado com a divisão dentro do seu grupo, polarizado entre as lideranças de seu filho, Tiago Miranda, e seu vice, Luciano Dias. Ele acha que esse racha só prejudica a possibilidade de apresentar uma candidatura viável. Pelo sim, pelo não, ele determinou a exoneração do secretário de Obras, Fábio Moreira (foto acima), que pode ser uma opção para superar esse conflito.

 

FILIAÇÃO

Por sinal, o empresário Tiãozinho Miranda (foto abaixo), sobrinho do prefeito, definiu a data do aniversário de Marabá, 5 de abril, para promover sua filiação ao PSD. Ele espera a aprovação do tio, para se lançar na disputa na sucessão municipal. Em pesquisas internas realizadas, ele pontua bem, aparecendo como uma boa opção para o grupo do atual gestor. Tiãozinho aposta na juventude, na experiência como empresário bem sucedido e no mesmo nome do tio famoso para surpreender.

 

 

COLADO

O deputado Dirceu ten Caten (PT) decidiu colar de vez sua candidatura na imagem do presidente Lula. Nos próximos dias ele estará indo a Brasília tentar a visita do presidente a Marabá, para anunciar investimentos federais no município. Ao mesmo tempo tem reforçado a mídia dos inúmeros investimentos já realizados no município pelos governos anteriores do PT, a exemplo do Programa Minha Casa Minha Vida, implantação de universidades, escolas técnicas, creches e investimentos em infraestrutura.

 

ITAITUBA

Instituto Doxa realizou pesquisa eleitoral em Itaituba entre os dias 20 e 23 de março. Segundo o levantamento, o deputado estadual Wescley Tomaz (Avante) lidera as intenções de voto para prefeito, com 48,7%. Ivan D’Almeida (PL) vem em segundo com 9,4%, o vice-prefeito Nicodemos Aguiar (MDB) tem 7,7% e o empresário Dadinho do Posto (PSD) marca 7,4%. Em outra simulação, Wescley marca 48,1%; o ex-deputado Hilton Aguiar (MDB) tem 13,6%; Ivan D’Almeida, 8,6%; Dadinho do Posto com 5,0% e o vereador Dirceu Biolchi aparece com 4,1%.

 

REJEIÇÃO

Segundo o Instituto Doxa, o vice-prefeito Nicodemos Aguiar tem a maior rejeição, com 16,2%, seguido de Ivan D’Almeida, com 12,1%; Dadinho do Posto tem 5,6%; Hilton Aguiar e Wescley com 4,1% cada e o vereador Dirceu Biolchi aparece com a menor rejeição, com 3,5%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral sob o número PA-07025/2024.

 

TUCURUÍ

O Diretório Municipal do PT em Tucuruí decidiu lançar a pré-candidatura do líder político e sindical Tom Bonfim para disputar a sucessão do prefeito Alexandre Siqueira (MDB). Tom já foi vereador e atualmente é suplente de deputado federal. Sua candidatura tem o apoio da Federação Brasil Esperança (PT/PCdoB e PV) e assume uma linha clara de oposição a atual gestão municipal.

 

PESQUISA

O Instituto Doxa realizou pesquisa em Tucuruí entre os dias 25 e 28 de março. Pelos números, a ex-deputada Eliane Lima (Solidariedade) lidera a disputa com 41,2%. O prefeito Alexandre Siqueira (MDB) aparece em segundo, com 36,6%. O ex-deputado Claudiney Furman crava 2,0%; Leandro Maramaldo tem 1,5% e Hernane Vaz tem 1,5%. Alexandre Siqueira tem a maior rejeição, com 24,2%; Eliane Lima é rejeitada por 16,6%; Claudiney por 9,2%; Tom Bonfim por 7,7%; Leandro Maramaldo e Hernane Vaz por 3,3%. A pesquisa foi registrada no TRE sob o número PA-07661/2024.

 

PORTO

Já em Porto de Moz, o Instituto Doxa realizou pesquisa entre os dias 20 e 23 de março. Segundo o levantamento, se as eleições ocorressem hoje, o empresário Rivaldo Campos teria 73,2% dos votos. Seu adversário, Ray Diesel, ficaria com 26,8%. Rivaldo tem sua candidatura apoiada pelo prefeito Berg Campos, que tem sua gestão aprovada por 82,8% dos entrevistados. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral sob o número PA-02385/2024.

 

IPIXUNA

Em Ipixuna do Pará, o Instituto Doxa realizou pesquisa entre os dias 27 a 29 de março. Os dados indicam que, se as eleições ocorressem hoje, o prefeito Artemis Oliveira seria reeleito com 40,6% dos votos. A ex-prefeita Katiane Cunha aparece em segundo, com 28,6%. Também são citados os seguintes candidatos: Marlon Regis, com 4,2%; João Enfermeiro com 1,2%; Rita da Silva com 0,7%; Júnior Lemos com 0,5% e Zé Carlos Antunes com 0,2%. Katiane lidera a rejeição, com 27,6%, com Artemis cravando 19,1%. João Enfermeiro é o menos rejeitado, com 1,0%. A pesquisa foi registrada no T.R.E. sob o número PA-03436/2024.

 

PIRIÁ

Em Nova Esperança do Piriá, o Instituto Doxa realizou pesquisa entre os dias 26 e 28 de março. Pelos números, a prefeita Alcinéia Ferro (MDB) lidera com 48,2%. O ex-prefeito Valcirley Holanda registra 24,9%. O número de indecisos e de quem pretende votar em branco ou nulo é alto: 26,6%. A rejeição de Valcirley é de 38,9% e a de Alcineia é de 26,6%. A gestão de Alcineia é aprovada por 67,1% e rejeitada por 24,6%. A pesquisa foi registrada no TRE sob o número PA-00865/2024.

 

 

PRESIDENTE

Leitor da Coluna está sempre bem informado. Semana passada afirmamos que a cúpula estadual do MDB passaria o comando do Partido em Parauapebas para o deputado federal Keniston Braga (foto acima) . Bingo! A mudança foi feita, dentro da esteira da insatisfação do governador Helder Barbalho com o prefeito Darci Lermen (MDB). HB tem preferência pela candidatura do deputado Ivanaldo Braz (PDT) a prefeito e Darci insiste no nome do vereador Rafael Ribeiro, ainda filiado ao MDB.

 

DIÁSPORA

Diante da mudança no comando partidário, espera-se até esta sexta uma debandada de vereadores e filiados do MDB em direção a outros partidos que estão fechados com a candidatura de Rafael Ribeiro. Já o deputado Keniston Braga terá pouco tempo para reorganizar o partido. Conhecido por sua capacidade de articulador e organizador de campanha, Keniston já tem uma enorme lista de lideranças com votos aptas a se filiar.

 

FORTALECIDO

Inicialmente isolado, Keniston agora está fortalecido. Principal fiador da candidatura de Braz, ele voltou a dialogar com mais assiduidade com o prefeito Darci Lermen e com o vereador Rafael Ribeiro. Cacifado pelo governador, Keniston pode ser de novo o centro de atração em torno do qual o grupo de apoio de Lermen pode se reaglutinar. Ou continua bancando a candidatura de Braz ou faz a composição com Ribeiro. A bola voltou para os seus pés.

 

PROGRESSISTAS

O vereador Zacarias Marques também foi surpreendido ao saber que perdeu o comando do Progressistas em Parauapebas. A suplente de vereadora Andreia Lima, que trafega com desenvoltura nos meios políticos, assumiu o comando da legenda. Antes com dificuldades para montar a chapa de vereadores do PP, agora Zacarias vai ter que procurar um partido que abrigue sua preensão de retornar à Câmara dos Vereadores.

 

FPM

Na última quinta-feira, as prefeituras de todo o País receberam em seus cofres cerca de 4,88 bilhões de reais, referente ao terceiro decêndio de março do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), já descontado o repasse para o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação e de Valorização dos Profissionais de Educação (Fundeb|). Em valores brutos, incluindo o Fundeb, o repasse foi de pouco mais de 6,1 bilhões de reais.

 

CAUTELA

De acordo com a Secretaria do Tesouro Nacional, o valor representa um aumento de 33,27% no FPM em relação ao mesmo período do ano passado. O acumulado do mês já registra um crescimento de 15,88%. Mesmo descontando a inflação do período, o aumento ainda chega a 28,44%. A despeito dos sucessivos aumentos no repasse do FPM, a Confederação Nacional dos Municípios (CNM) orienta os prefeitos a terem cautela nos gastos, para que se confirme se essa tendência de alta é momentânea ou permanente.

 

ESVAZIAMENTO

O MDB continua operando uma agressiva política de atração de setores conservadores em Santarém, com o objetivo de esvaziar a candidatura do vereador JK do Povão (PL) a prefeito. Depois de atrair para o apoio ao ex-deputado José Maria Tapajós os bolsonaristas João Pingarilho, pastor Wellington Galdino e o coronel Mardok, agora foi a vez da vereadora e suplente de deputada Adriana Almeida. Ela era cotada, inclusive, para ser a vice de JK. Já fez a travessia…

 

ALIANÇA

A despeito do fortalecimento do setor conservador no time de José Maria Tapajós, o governador Helder Barbalho ainda aposta na união com o PT em Santarém, com a deputada Maria do Carmo indicando o vice de Tapajós, possivelmente o ex-deputado Carlos Martins. Mas essa é uma equação que parece não ser aceita pelo prefeito Nélio Aguiar (União Brasil) e o ex-deputado Lira Maia, que sinalizam não querer conversa com o PT.

 

OPÇÃO

Comenta-se na Pérola do Tapajós, que o prefeito Nélio Aguiar teria patrocinado a filiação do empresário Roberto Branco ao União Brasil, para que o mesmo seja candidato a prefeito na hipótese da aliança do MDB com o PT ocorrer. Depois de Parauapebas, onde o prefeito Darci Lermen navega em direção oposta ao que pretende o governador, será que Santarém será mais um abacaxi para HB descascar?

 

BINGO

Conforme essa Coluna antecipou, o vereador Andreo Razera, secretário de Planejamento da Prefeitura de Santarém, deixou as fileiras do MDB e foi se abrigar no PL, do vereador JK do Povão, que é o principal candidato de oposição à sucessão do prefeito Nélio Aguiar (União Brasil). Razera obteve 2.143 votos nas últimas eleições e tentará retornar novamente à Câmara Municipal.

 

 

CALCINHA

Corre nos bastidores da Assembleia Legislativa do Pará que o deputado Renato Oliveira (MDB)  – foto acima – teria afirmado que vestiria calcinha se o prefeito de Bragança, Raimundo Nonato de Oliveira, o Raimundão, se filiasse ao MDB. Não só isso ocorreu, como Raimundão levou para o partido o seu vice, Mário Júnior, que será o seu candidato na sucessão municipal. Num grupo de whatsapp da Alepa, Renato teria afirmado que é homem e iria cumprir sua palavra. Estamos aguardando a foto!

 

AGENDA

Governador Helder Barbalho e a vice Hana Ghassan estarão novamente em Marabá nesta quarta-feira (4). No Sindicato Rural vai participar da abertura da Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa. Em seguida inaugura a reforma e ampliação do Hemocentro Regional. Inaugura também o setor de oncologia do Hospital Regional e em seguida faz entrega de benefícios do Programa Habitacional Sua Casa e do CredCidadão. Pergunta que não quer calar: vai conversar com Tião Miranda sobre a sucessão?

 

FILIAÇÃO

Vereador Wagno Godói, candidato a prefeito de Itupiranga, define nos próximos dias seu destino partidário. Eleito pelo PSD como o mais votado do município nas últimas eleições, ele deve se filiar ao Republicanos ou ao Progressistas (PP). Godói vem recebendo o apoio do deputado federal Keniston Braga na luta para suceder o prefeito Benjamin Tasca (MDB), que é candidato a reeleição.

 

AEROPORTOS

A Aena, empresa que assumiu o controle dos aeroportos de Carajás, Marabá, Altamira e Santarém está anunciando pesados investimentos nesses aeródromos, com o objetivo de aumentar sua capacidade de cargas e de passageiros. A intenção é triplicar de tamanho os aeroportos de Carajás e Santarém e duplicar os de Altamira e Marabá. As obras estão previstas para serem iniciadas ainda este ano, com perspectiva de conclusão em 2026.

FRASE

Ulisses Guimarães (líder brasileiro): “Temos ódio à ditadura. Traidor da Constituição é traidor da Pátria!”.

Coisas da Política – João Salame

Relacionados

Postagens Relacionadas

Nenhum encontrado

Cadastre-se e receba notificações de novas postagens!