Spoiler dos bastidores da política no Pará

João Salame proporciona uma visão abrangente e esclarecedora sobre o cenário político paraense, mantendo os leitores informados sobre as notícias relevantes no estado
Ademar de Alencar, Helder Barbalho e Miro Sanova | Foto: Portal Debate

JOÃO SALAME (DF) — O jornalista João Salame, por meio do site Opinião em Pauta, traz aos leitores uma análise aprofundada das mais recentes movimentações políticas no estado do Pará.

João Salame proporciona uma visão abrangente e esclarecedora sobre o cenário político paraense, mantendo os leitores informados sobre as notícias relevantes no estado.

Confira, a seguir, os destaques da política no Pará:

FILIAÇÃO

Ex-deputado Miro Sanova, atual presidente da Funtelpa, se filiou ao PT no último sábado, no meio de uma grande polêmica dentro do partido. É que o senador Beto Faro, patrono da filiação, pretende lançar a candidatura de Sanova a prefeito de Ananindeua, enquanto a direção municipal e outras grandes lideranças da legenda preferem uma aliança em torno da reeleição do prefeito Daniel Santos (MDB).

AUSÊNCIAS

Uma demonstração da falta de unidade foi a ausência do ex-senador Paulo Rocha, do ex-deputado federal Zé Geraldo e dos deputados estaduais Dirceu ten Caten, Maria do Carmo e Carlos Bordalo. Também não esteve presente o presidente do PT de Ananindeua, Célio Rodrigues, que chegou a ser convidado pessoalmente por Sanova. O deputado Dirceu explicou a Miro que não poderia prestigiar o ato porque sua base de apoio no município defende a candidatura do atual prefeito. A ex-governadora Ana Júlia prestigiou o ato de filiação de Sanova. (Foto abaixo)

XADREZ

Beto Faro sabe da resistência ao nome de Sanova, mas além de se alinhar com o governador Helder Barbalho na estratégia de aumentar a oposição ao prefeito Daniel Santos, busca fortalecer sua tendência e aumentar a bancada de vereadores do partido no município. De quebra, projeta o nome de Miro para disputar uma vaga de deputado estadual pelo PT nas próximas eleições.

ALINHAMENTO

Irritado com a saída de Miro Sanova do PDT, o ex-deputado Giovanni Queiroz mudou a direção do partido em Ananindeua, decidindo impedir uma aliança da sigla com a possível candidatura do ex-deputado a prefeito. Mais que isso, escolheu uma nova direção alinhada com a reeleição de Daniel Santos. Geovanni é secretário de Estado de Agricultura e presidente estadual do partido.

INDEFINIDO

Durou mais de duas horas a reunião do governador Helder Barbalho com os deputados Keniston Braga e Ivanaldo Braz, o prefeito Darci Lermen e o vereador Rafael Ribeiro e nada de acordo para a escolha de um candidato do grupo para disputar a prefeitura de Parauapebas. Apoiado por Keniston, o deputado Braz não recuou de sua candidatura. E Rafael, apoiado por Darci, também não. O presidente da Alepa, deputado Chicão, propôs uma pausa nas negociações e uma rodada de novas conversas.

DECISÃO

Na pesquisa de posse do governador, Braz apresenta leve vantagem. Nas pesquisas encomendadas por Darci, o vereador Rafael está bem à frente. O prefeito chegou a dizer que não há possibilidade de apoiar a candidatura de Braz, que retrucou dizendo que se tivesse a máquina a seu favor estaria bem melhor que Rafael. Diante do impasse, Helder sugeriu uma nova reunião na quarta-feira. E deixou claro que se não houver acordo, a chance de vitória da oposição é real. E que ele vai declarar qual é sua posição.

INAUGURAÇÃO

Após oito anos de abandono, o prefeito Edmilson Rodrigues se prepara para inaugurar a bela obra do Mercado de São Braz (foto). O local foi reestruturado e revitalizado, com a assinatura do arquiteto Aurélio Meira, um dos mais famosos do Pará. A reforma se insere dentro do contexto de revitalização dos principais prédios públicos da capital, a exemplo do que já foi feito com o Palacete Antônio Lemos e o Palacete Pinho. O mercado se transformará em um novo espaço de serviços, compras, gastronomia e convivência social.

FIRME

Apesar dos problemas de infraestrutura, saneamento e mobilidade urbana, o presidente Lula não abre mão de Belém sediar a COP 30 e não quer nem ouvir falar em Plano B. Lula nomeou uma comissão junto ao seu gabinete para agilizar as iniciativas visando preparar a capital paraense para receber o maior evento mundial sobre o clima. A ordem é alinhar forças com a prefeitura e o Governo do Estado e superar todos os impasses.

APOSTA

Por sinal, Lula continua apostando na reeleição do prefeito Edmilson Rodrigues (Psol). Ele acredita que as obras que começarão a ser inauguradas, a regularização da coleta do lixo e a mobilização da militância, além do seu apoio, serão suficientes para garantir a presença do prefeito no segundo turno. E aí, espera a união de toda as forças progressistas para derrotar as forças de direita.

PLENÁRIA

Em Belém, o PT realiza na noite desta segunda-feira uma Plenária para debater as eleições municipais. São esperadas mais de 500 lideranças dos diversos bairros da capital. No evento está prevista a participação do prefeito Edmilson Rodrigues e espera-se uma demonstração de unidade em torno da candidatura do gestor à reeleição. As diversas tendências do partido estão unidas em torno desse objetivo, a exceção da Articulação Socialista, liderada pelo senador Beto Faro, que admite outras possibilidades, inclusive continuar apoiando Ed.

UNIDO

Em Igarapé Miri, o PT está unido em torno da candidatura do prefeito Roberto Pina, filiado ao partido. No domingo, as principais lideranças estaduais do partido estiveram no município para prestigiar o lançamento de sua pré-candidatura, tendo à frente Beto Faro, Paulo Rocha, Zé Geraldo e Maria do Carmo. O vice continuará sendo Marcelo Correa, do Republicanos.

MARAJÓ

Pegou fogo novamente a denúncia sobre exploração sexual de menores na Ilha do Marajó. Um fato que ocorre há décadas sem que nenhuma política efetiva e rigorosa tenha sido executada para impedir esse crime bárbaro contra nossas crianças. Está passando da hora de estender a boa política das usinas da Paz pelas principais cidades do arquipélago, além da implantação de escolas de tempo integral e profissionalizantes. Já seria um bom início.

CONCÓRDIA

Prefeito Daniel Santos e o senador Beto Faro estarão em palanques diferentes também em Concórdia do Pará. Faro deve apoiar a reeleição da prefeita Elizângela Celestino (MDB), junto com o deputado estadual e ex-prefeito da cidade, Elias Santiago (PT). Já Daniel, junto com os deputados federais Júnior Ferrari e Antônio Doido vão defender a candidatura de Antônio Elson, que no sábado se filiou ao PSD, com a presença de seus apoiadores.

VIGARISTAS

Governador Helder Barbalho (MDB) demonstrou toda sua irritação com a empresa Norte Energia em sua recente visita a Altamira.  Ele ficou indignado pelo fato da empresa ter se comprometido a construir uma usina da Paz no município, ter colocado as máquinas para trabalhar no terreno e depois retirado. HB não mediu palavras. Chamou a empresa de caloteira e os seus dirigentes de vigaristas. Prometeu retaliação e que outra empresa assumirá a obra.

FORA

O MDB não estará no apoio a Edmilson Rodrigues no primeiro turno. O partido tenta um diálogo com o PT, para que o partido apresente uma candidatura a prefeito que possa unir as duas legendas e diminua a resistência do presidente Lula, que aposta na reeleição de Edmilson. Mas, caso isso não ocorra, próceres do MDB asseguram que o partido lançará candidato próprio. Qualquer aliança só no segundo turno. A conferir.

AVANTE

Como essa coluna tem antecipado, o deputado Wescley Tomaz gradativamente se aproxima do governador Helder Barbalho, pelas habilidosas mãos do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Chicão (MDB). Semana passada circularam rumores que o Avante, presidido por Tomaz, deixará de apoiar a candidatura oposicionista da ex-deputada Eliane Lima à prefeitura de Tucuruí, para compor a base de apoio do prefeito Alexandre Siqueira (MDB), candidato a reeleição.

GREVE

Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Educação Pública do Pará (Sintepp) decidiu no último dia 23 a realização de uma greve da categoria a partir do dia 29. No mesmo dia será realizado um ato na frente do Palácio dos Despachos do Governo do Estado. A pauta da categoria é contra a matriz curricular, jornada de trabalho, reformas nas escolas e valorização profissional. A Seduc contesta as reivindicações e afirma que a nova matriz curricular atende a padrões mundiais.

UNIÃO

Professor Davirley Sampaio abriu mão de sua candidatura a prefeito de Belterra pelo PT. Ele decidiu apoiar a candidatura do ex-deputado Antônio Rocha, que se desfiliou do MDB e concorrerá pelo PP, dentro de uma frente ampla que contempla ainda o PV, PCdoB, PSDB, Cidadania, Rede e Psol. Sampaio, no entanto, deverá compor a chapa majoritária na condição de vice.

SOCIALISTAS

Ex-vereador Ademar de Alencar (foto acima) durante muitos anos militou no MDB de Marabá. Agora, ele decidiu mudar de ares e assumiu a presidência do PSB. Nesta quarta-feira (28), ele comanda a realização de um Encontro Regional do partido, na Câmara Municipal de Marabá, a partir das 19h, para a realização de uma análise de conjuntura e definição de um calendário de atividades visando a montagem de uma chapa de candidatos a vereador para as eleições deste ano.

DIREITA

Ex-presidente Jair Bolsonaro mostrou a força da direita no último domingo num ato na Avenida Paulista que reuniu cerca de 185 mil pessoas, 4 governadores e uma centena de deputados federais. Mas cumpre ressaltar que 9 governadores considerados bolsonaristas deixaram de ir. Ao mesmo tempo em que mostrou vitalidade, a direita começa a revelar defecções em suas fileiras:

FIM

Triste fim levou o Partido Comunista Brasileiro (PCB), que depois se tornou Partido Popular Socialista (PPS) e agora é Cidadania. Partido que já teve nas suas fileiras comunistas lendários como Luís Carlos Prestes, Gregório Bezerra e Giocondo Dias, entre outros, agora assiste uma de suas deputadas se regozijar por estar presente no ato comandado por Bolsonaro. Trata-se da deputada federal Paula Belmonte, de Brasília.

ANIVERSÁRIO

No último domingo (25) comemorou aniversário a deputada estadual Ana Maria do Socorro Magno Cunha (PSDB). Nesta segunda-feira troca de idade o ex-deputado e exe-prefeito de Santarém Alexandre Raimundo de Vasconcelos Wanghon (Von). Aos dois nossos votos de muita saúde e sucesso em suas lutas.

FRASE

Charles Tocqueville (escritor francês): “Em política, a comunhão de ódios é quase sempre a base das amizades”.

Coisas da Política – João Salame

Relacionados

Postagens Relacionadas

Nenhum encontrado

Cadastre-se e receba notificações de novas postagens!