Spoiler dos bastidores da política no Pará

João Salame proporciona uma visão abrangente e esclarecedora sobre o cenário político paraense, mantendo os leitores informados sobre as notícias relevantes no estado

JOÃO SALAME (DF) — O jornalista João Salame, por meio do site Opinião em Pauta, traz aos leitores uma análise aprofundada das mais recentes movimentações políticas no estado do Pará.

João Salame proporciona uma visão abrangente e esclarecedora sobre o cenário político paraense, mantendo os leitores informados sobre as notícias relevantes no estado.

Confira, a seguir, os destaques da política no Pará:

AZUL

Governador Helder Barbalho esteve na última segunda-feira (19), em Campinas (SP) para participar do anúncio da expansão da malha aeroviária do Estado, com novos voos saindo de Belém para o interior, além de mais 3 voos entre a capital e São Paulo e 1 voo diário para Ford Lauderdale, nos Estados Unidos. O evento contou com a participação do presidente da Companhia Aérea Azul, John Rodgerson e de representantes do Ministério do Turismo.

POPULAR

O Instituto de Pesquisa em Reputação e Imagem da prestigiada agência FSB apresentou à Secretaria de Comunicação da Presidência da República uma pesquisa na qual o governador Helder Barbalho (MDB) é considerado o mais popular entre os gestores estaduais, com aprovação de 67%. O levantamento foi realizado entre os dias 6 e 30 de janeiro e ouviu 21.515 pessoas em todo o País.

SANTARÉM

Instituto Doxa realizou pesquisa no município de Santarém Novo, no nordeste do Pará. Pelos números, o atual prefeito, Thiago Pimentel (MDB), tem sua gestão aprovada por 66% dos entrevistados. Na disputa pela prefeitura, Thiago pontua 52,3% das intenções de votos, contra 19,3% de Zedequias, 3% de dona Márcia, 3% de Laércio e 0,7% de Beth Campos. No confronto direto, o prefeito crava 56,1% e Zedequias tem 20,7%. A pesquisa foi registrada no TRE sob o número PA-06483/2024.

PRIORIDADE

Deputada Maria do Carmo (PT) está na capital federal. Nesta quarta-feira ela reuniu com a presidente nacional do PT, deputada Gleice Hoffman, e com o secretário nacional de comunicação do partido, Jilmar Tatto. Acompanhada do senador Beto Faro, deputado Airton Faleiro e ex-senador Paulo Rocha (foto abaixo), ela ouviu que sua candidatura será prioridade nacional do PT. E que só existe uma possibilidade de recuar: se for para atender um pedido do presidente Lula, o que não deve ocorrer. 

ASSÉDIO

O ex-vice-prefeito de Piçarra e atual superintendente Regional do Incra em Marabá, Reginaldo Rocha de Negreiros, pediu sua exoneração do cargo, após acusação de suposto assédio moral e sexual por parte de servidoras, que não se identificaram e nem formalizaram as denúncias. Pressionado pela família, ele decidiu entregar o cargo, apesar da direção nacional do órgão não ter aceitado, por avaliar que ele faz um bom trabalho e as acusações sequer terem sido formalizadas.

METAS

No seu pedido de exoneração, Reginaldo relacionou as realizações de sua gestão em apenas 11 meses à frente do cargo. Ele cita o assentamento de 1.746 famílias, a emissão de 674 títulos definitivos de terra, a realização de 5.495 supervisões operacionais e a emissão de 1.985 contratos de concessão de uso, facilitando o aceso à terra. O superintendente foi uma indicação da tendência do PT ligada aos deputados Airton Faleiro e Dirceu ten Caten e ao ex-deputado Zé Geraldo.

FILIAÇÃO

Após ser expulso do PL, o deputado estadual Aveilton Souza já decidiu sua nova casa. Será o PSD, comandado na Assembleia Legislativa pelo deputado Gustavo Seffer. Dessa forma, Aveilton abandona a trincheira bolsonarista e se abriga num partido que é da base de apoio do governador Helder Barbalho (MDB) e tem ministério no governo do presidente Lula (PT).

CANDIDATA

A professora Sílvia Letícia (foto abaixo), vereadora de Belém pelo Psol, decidiu lançar sua candidatura a prefeita da capital. Ela enfrentará na convenção partidária a candidatura do prefeito Edmilson Rodrigues, com uma dura agenda. A parlamentar defende um novo modelo de poder, com participação direta da população, o fim dos cargos de indicação política, auditoria nas contas da prefeitura e revisão de contratos milionários que, segundo ela, prejudicam a população de Belém.

RAIZ

Sílvia Letícia defende a cobrança de impostos aos proprietários das frotas de ônibus e dos milionários locais. Defende o pagamento dos pisos salariais às categorias do funcionalismo, a implantação do bilhete único com duração de 3 horas e a criação de uma frota municipal de transporte coletivo na cidade, além da defesa do meio ambiente, dos direitos das mulheres e da população LGBTQIAP+. Ela condena a política de alianças do seu colega de partido e prefeito de Belém que, segundo ela, é composta por partidos de direita.

FPM

Na última terça-feira (20) foi creditado o segundo decêndio de fevereiro do Fundo de Participação dos Municípios. De acordo com dados da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), em comparação com o mesmo decêndio do ano anterior, o depósito realizado apresentou um crescimento de 55,28%, o que demonstra uma franca recuperação do repasse do FPM para os municípios. O valor repassado foi de cerca de 1,8 bilhão de reais, já descontada a retenção do Fundeb. Em valores brutos o depósito foi de 2,239 bilhões de reais.

MULHER

Prefeito Daniel Santos (MDB) e deputada Alessandra Haber (MDB) foram recebidos nesta quarta-feira no Ministério da Mulher. Na pauta, a inauguração da primeira Casa da Mulher no Pará, construída em Ananindeua, que vai oferecer dezenas de serviços de proteção às mulheres. O prefeito informou que o imóvel já está pronto e sugeriu a data de inauguração para 8 de março, o Dia Internacional da Mulher. Daniel pediu ao ministério que se dê prioridade à presença do presidente Lula e da ministra Cida Gonçalves no evento.

SOBRAS

Supremo Tribunal Federal retomou nesta quarta-feira (21), o julgamento da ação sobre as chamadas “sobras eleitorais”, que pode alterar as bancadas dos partidos na Câmara dos Deputados. O relator, Ricardo Lewandowki, hoje aposentado e à frente do Ministério da Justiça, considerou inconstitucional limitar os partidos a disputarem as sobras das vagas. A ação questiona a lei que criou a regra 80-20, ou seja, para disputar as sobras, as siglas precisam obter pelo menos 80% do quociente eleitoral e os candidatos que tenham obtidos votos em número igual ou superior a 20% desse quociente.

VISTAS

Até o momento 5 ministros votaram. Lewandowski, Alexandre Moraes e Gilmar Mendes concordaram que todos os partidos devem participar das sobras, mas o primeiro entende que a regra só deve valer para as eleições futuras. Moraes e Mendes defendem a aplicação da regra para as eleições de 2022. Edson Fachin defendeu que se mantenha a regra, a exemplo de André Mendonça. O ministro Nunes Marques pediu vistas e o processo deve retornar à pauta na próxima quarta-feira (28).

IMPROCEDENTE

À unanimidade, o Tribunal Regional Eleitoral do Pará, no último dia 20, julgou improcedente ação movida pelo PL contra os dirigentes e candidatos eleitos e não leitos ao cargo de deputado federal pelo União Brasil,  onde era questionada a suposta fraude na distribuição dos recursos do Fundo Eleitoral e Fundo Partidário às candidaturas femininas e às cotas raciais. A defesa foi patrocinada pelo escritório de advocacia  Pinheiro & Penafort Advogados Associados.

SAIDINHA

O Senado Federal aprovou na última terça-feira o projeto de Lei que reduz drasticamente a possibilidade de saída temporária de presos condenados. Na prática, o texto extingue a liberação temporária de presos em datas comemorativas e feriados, que ficou conhecida como “saidão”. Só serão permitas saídas para detentos do semiaberto que estejam estudando ou trabalhando. O texto foi aprovado por 62 votos a 2 e 1 abstenção. Os 3 senadores do Pará votaram a favor. Agora a matéria segue para a Câmara dos Deputados e depois para a sanção presidencial.

CONCURSO

Presidente Lula anunciou nesta quarta-feira (21) a abertura de concurso público para a Caixa Econômica Federal, com mais de 4 mil vagas para todo o País. O Edital será publicado nesta quinta-feira (22). Duas mil vagas serão para TBN (Técnico Bancário Novo) e outras 2 mil para TI (Tecnologia da Informação). Também haverá 50 vagas de nível superior, sendo 28 delas para médicos do trabalho e 22 para engenheiros de segurança do trabalho. A Caixa destinará 6% do total de vagas para pessoas com deficiência. Os aprovados serão convocados a partir de agosto deste ano.

TRANS

Pela primeira vez na história da Câmara dos Deputados uma mulher transexual será líder de uma bancada partidária. A deputada federal Erika Hilton (SP) foi escolhida para liderar a bancada do Psol no parlamento federal, em substituição ao deputado federal Guilherme Boulos, que vai se afastar para concorrer à prefeitura de São Paulo. A deputada vai liderar um grupo de 14 parlamentares. Ela foi escolhida pela bancada do partido. 

AFASTAMENTO

Diorgio Santos, que assumiu a presidência do PT de Marabá com o falecimento do ex-vereador Ademir Martins, e Joarez Oliveira, que ocupava o cargo de vice, anunciaram seus afastamentos. Por ocuparem cargos em várias entidades, o ex-vice-prefeito Luis Carlos Pies conversou com ambos e mostrou que, num período eleitoral, seria incompatível as duas tarefas. Diorgio e Joarez concordaram, se afastaram, mas não saíram satisfeitos. A informação é que ambos poderão ser considerados como baixas na campanha do deputado Dirceu ten Caten à prefeitura.

VIGÍLIA

A campanha de Dirceu, por sinal, vem ampliando o leque de apoio em direção a setores de centro e conservadores. No próximo sábado deverá ser realizada uma grande vigília evangélica em apoio ao deputado, com a presença de lideranças religiosas importantes, como o pastor Ibanês Taveira, da Igreja Assembleia de Deus Madureira, do ex-prefeito Maurino Magalhães e outros líderes de várias denominações.

LÍDER

Senador Beto Faro (foto acima) foi escolhido para liderar a bancada do PT no Senado.  O anúncio foi feito na tarde desta quarta-feira (21). Ele tinha a simpatia do presidente Lula para ocupar a função. Sentindo-se honrado por ser escolhido no segundo ano de mandato, Faro destacou o desafio de liderar o partido do presidente num Congresso com base conservadora, mas aposta na habilidade e na negociação para fazer avanças as pautas do governo no parlamento. Como líder, Beto passa a ser um parlamentar ainda mais influente no Congresso.

DECISÃO

De posse de uma pesquisa que encomendou ao Ipec (ex-Ibope) em mãos, o governador Helder Barbalho deve chamar a Belém, no início da próxima semana, o prefeito Darci Lermen (MDB), deputado federal Keniston Braga (MDB), deputado estadual Ivanaldo Braz (PDT) e o vereador Rafael Ribeiro (MDB) para uma conversa visando definir o nome a ser apoiado pelo grupo na disputa pela prefeitura de Parauapebas. Há quem garanta que Braz será o ungido. A conferir.

IMPEACHMENT

Deputada Carla Zambelli protocolou um pedido de impeachment contra o presidente Lula por causa das declarações dele a respeito do massacre de Israel contra a Faixa de Gaza, comparando os ataques ao holocausto. Até agora 133 deputados já assinaram o pedido, entre os quais os deputados paraenses delegado Caveira, delegado Eder Mauro e Joaquim Passarinho.

COLUNA

Excepcionalmente, a coluna “Coisas da Política” está sendo publicada nesta quinta-feira e no sábado (24). A partir da próxima semana, a publicação da coluna voltará aos dias habituais de segunda, quarta e sexta-feira.

FRASE

Sócrates (filósofo grego): “Só sei que nada sei”.

Coisas da Política – João Salame

Relacionados

Postagens Relacionadas

Nenhum encontrado

Cadastre-se e receba notificações de novas postagens!