Spoiler dos bastidores da política no Pará

João Salame proporciona uma visão abrangente e esclarecedora sobre o cenário político paraense, mantendo os leitores informados sobre as notícias relevantes no estado

JOÃO SALAME (DF) — O jornalista João Salame, por meio do site Opinião em Pauta, traz aos leitores uma análise aprofundada das mais recentes movimentações políticas no estado do Pará.

João Salame proporciona uma visão abrangente e esclarecedora sobre o cenário político paraense, mantendo os leitores informados sobre as notícias relevantes no estado.

Confira, a seguir, os destaques da política nesta segunda-feira (19):

BARRIGADA

Semana passada as redes sociais ficaram agitadas, com a notícia publicada em alguns blogs, que a Direção Nacional do Republicanos havia acertado a filiação do prefeito de Ananindeua Daniel Santos (MDB) e a entrega do partido a nível estadual para o seu comando. Notícia falsa. Pelo menos segundo a Executiva Nacional do partido, que divulgou nota oficial desmentindo a informação. O único aceno que teria havido foi para que a legenda permanecesse no leque de organizações que vão marchar com o gestor em sua reeleição.

PASTORES

Na realidade, Daniel Santos, a exemplo do que se especula sobre o deputado Tiago Araújo (Cidadania), pode até se filiar ao Republicanos, da mesma forma que o fez o governador de São Paulo, Tarcísio Freitas. Mas o comando do partido sempre será de um pastor ligado à Igreja Universal, a exemplo do que ocorre na TV Record.

CARGOS

Especula-se que a nota divulgada tenha sido uma reação de aliados do governador, pois o partido possui cargos na administração estadual e tem um deputado estadual bastante prestigiado na gestão. O presidente estadual do Republicano, pastor Evandro Garla Pereira da Silva, é secretário de Justiça do Estado. Dizem que, em política, onde tem fumaça tem fogo. A conferir os desdobramentos dessa articulação.

DIÁLOGO

Nos bastidores, apesar da concordância de que o clima não é dos melhores entre Daniel (foto acima) e o governador Helder Barbalho (MDB), a expectativa é que ainda ocorra uma conversa entre os dois líderes antes da definição sobre o prazo de filiação partidária. O presidente da Alepa, deputado Chicão (MDB), tem sido incansável na tentativa de aparar arestas, dentro da lógica do grande líder do MDB, Ulisses Guimarães, que em política é preciso conversar, conversar e conversar. E quando a conversa não dá jeito a única saída é conversar mais.

APOCALÍPTICAS

O couro de Daniel Santos está grosso para polêmicas. Também durante a semana, o ex-deputado Wladimir Costa apresentou uma de suas costumeiras lives, criticando o governador e anunciando que, em dez dias, vai dizer por qual motivo HB não gostaria de Daniel. Wlad promete as lives “Apocalíptica 3” e “Apocalíptica 4”. O ambiente político começa a ficar como nos velhos tempos: apimentado.

FILIAÇÃO

É esperada para os próximos dias a filiação do ex-deputado Miro Sanova ao PT  (foto), depois de boa temporada no PDT. Ele é a aposta do senador Beto Faro para a disputa pela prefeitura de Ananindeua. O único obstáculo, por enquanto, é que a maioria do partido no município prefere manter uma aliança com o prefeito Daniel Santos. Atualmente, Miro é presidente da Funtelpa, responsável pela TV Cultura no Estado.

PULVERIZAÇÃO

O lançamento da candidatura de Miro seria parte de uma estratégia para forçar a realização de um segundo turno em Ananindeua, diante do favoritismo do prefeito Daniel. Outros nomes seriam apresentados, como do deputado Eliel Faustino e da ex-deputada professora Nilce (PDT). Comenta-se, nos bastidores, que a simpatia do deputado Chicão pela candidatura do deputado Ivanaldo Braz (PDT à prefeitura de Parauapebas tem a ver com a candidatura de Nilse em Ananindeua. Ela é suplente de Braz e se sentiria estimulada a entrar na disputa caso seu companheiro de partido seja o escolhido de HB na capital do ferro. 

PUNIÇÃO

Antes de assumir seu mandato de ministro do Supremo Tribunal Federal, o senador Flávio Dino apresentou projeto de Lei para acabar com a aposentadoria compulsória de juízes e demais magistrados quando são punidos por alguma irregularidade que exige os seus afastamentos dos cargos que ocupam. O mesmo vale para oficiais militares. Dino quer que os culpados também percam a remuneração.

ACORDOS

O governo federal já firmou acordo salarial com várias categorias do funcionalismo público. Em outubro, carreiras da Funai foram reestruturadas e, em novembro, foi a vez dos Analistas Técnicos de Políticas Sociais (ATPS), dos analistas de TI e de carreiras da Agência Nacional de Mineração (ANM). Em dezembro foram firmados acordos para as carreiras da Polícia Federal (PF) e Polícia Rodoviária Federal (PRF). Os acordos incluem reajustes escalonados de salários entre 2024 e 2026. Na última quarta-feira (14) foi celebrado acordo com auditores da Receita Federal.

DECISÃO

Já em Monte Alegre, o ex-deputado Júnior Hage, irmão de Gandor, tem o nome cotado entre os favoritos para ganhar as eleições para prefeito. Mas até agora ele não decidiu se será candidato. Nos próximos dias ele deverá ir ao município para ouvir seus correligionários e conversar com aliados para, em seguida, tomar sua decisão. Atualmente Júnior é secretário de Assistência Social da Prefeitura de Ananindeua.

APTO

No último dia 11, a desembargadora Gleide Pereira de Moura, do Tribunal de Justiça do Estado, suspendeu os efeitos da sentença de primeiro grau do juízo de Prainha, em Ação de Improbidade, que havia condenado o ex-prefeito Gandor Hage (foto  acima) a 5 anos de suspensão dos direitos políticos. A desembargadora reconheceu que o direito de defesa de Gandor foi cerceado e como a própria sentença que o condenou afasta que tenha existido dolo ou prejuízo ao erário, pela nova Lei de Improbidade ele está livre para disputar novamente a prefeitura de Prainha, onde é forte candidato. 

MAIORIA

 Ao contrário do que afirmamos na Coluna de sexta-feira, em Cametá não houve consenso dentro do PT para que o professor José Domingos tivesse seu nome escolhido como pré-candidato a prefeito. Na realidade, os dirigentes partidários mais alinhados com o ex-senador Paulo Rocha não compareceram à votação que definiu, por ampla maioria, o lançamento do seu nome. Registrado.

JATOBAL

A Associação da Comunidade Ribeirinha Extrativista que representa as Vilas Praia Alta, Belém e Volta Redonda, em Nova Ipixuna, encaminhou ofício para o Ministério Público Federal solicitando apoio para que a Prefeitura do município implemente o programa de Educação Ribeirinha. A entidade solicita uma orientação pedagógica que leve em consideração a cultura local, reforma nos prédios escolares, garantia que eles funcionem independente da quantidade de alunos e contratação de profissionais da própria comunidade.

FRASE

Getúlio Vargas (presidente do Brasil): “Quem não aguenta o trote não monta o burro”.

Coisas da Política – João Salame

Relacionados

Postagens Relacionadas

Nenhum encontrado

Cadastre-se e receba notificações de novas postagens!