JOÃO SALAME (DF) — O jornalista João Salame, por meio do site Opinião em Pauta, traz aos leitores uma análise aprofundada das mais recentes movimentações políticas no estado do Pará.
João Salame proporciona uma visão abrangente e esclarecedora sobre o cenário político paraense, mantendo os leitores informados sobre as notícias relevantes no estado.
Confira, a seguir, os destaques da política nesta sexta-feira (9):
GOLPE
O País está espantado com as revelações feitas pela Polícia Federal sobre a conduta do ex-presidente Jair Bolsonaro e militares de alta patente tramando um golpe de Estado para impedir a posse do presidente Lula. Os indícios da atividade golpista são fartos e claros e podem levar à prisão de Bolsonaro e alguns de seus pares. Nas redes sociais, antes dominadas pelos bolsonaristas, a maioria já repudia a ação delituosa. Os fatos certamente terão reflexo nas eleições deste ano.
VISTAS
Pleno do Tribunal Regional Eleitoral, por 5 a 0, decidiu absolver a chapa do PL de deputados estaduais em ação movida pelos ex-deputados Orlando Lobato e Eliel Faustino, que questionava o não repasse de percentual mínimo de 30% dos recursos do Fundo Eleitoral e Partidário para as mulheres e nem a cota prevista em lei para as mulheres negras. O TRE entendeu que a cota deve ser observada no âmbito nacional. Também era questionado o não cumprimento de 320% de candidaturas femininas. O juiz Tiago Seffer pediu vistas do processo, mas a maioria ela absolvição já está formada.
RECURSO
O advogado Inocêncio Mártires Coelho, patrono da causa de Eliel e Lobato, garantiu que tão logo seja proferida a decisão ele vai recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral e tem segurança que a decisão será reformada. Inocência se baseia em julgados recentes do TSE para ter esperança na vitória de seus representados. Caso a ação tivesse sido aprovada, perderiam os mandatos os deputados estaduais Aveilton Souza, Coronel Neil e Rogério Barra, todos eleitos pelo PL.
DURO
Na visita do governador Helder Barbalho a São Félix do Xingu esta semana para lançar a obras da Usina da Paz, prefeito João Cleber (MDB) – foto abaixo – bateu duro na Companhia Vale. Disse que essa obra representa muito pouco do que a empresa deve ao município. E que a prefeitura não permitirá a exploração de novas minas sem que antes a Vale pague o seu passivo. No palanque, HB fez questão de se colocar ao lado do prefeito e lembrou que as Usinas da Paz, construídas com dinheiro repassado pela Vale, são o pagamento de uma dívida de impostos e não um benefício ao povo do Pará. Presentes ao ato, representantes da Vale ficaram calados.
MOTIVAÇÃO
Virou o maior sururu a demissão do engenheiro Antônio de Pádua na Autoridade Portuária de Santos. O senador Alexandre Giordano (MDB-SP) ficou irritado com a exoneração e denunciou o presidente da APS, Anderson Pomini, em supostos sete casos de recebimento de propina. O caso já foi parar na mesa do ministro dos Portos e Aviação, Sílvio Costa Filho, que prometeu tomar providências.
SOBRAS
Supremo Tribunal Federal marcou para o próximo dia 21 o julgamento da famosa ação que questiona a distribuição de vagas para parlamentares nas chamadas sobras eleitorais. Se o Supremo aprovar a Ação Direta de Inconstitucionalidade impetrada pelo Podemos, Progressistas e Rede Sustentabilidade e decidir que a decisão vale para a eleição de 2022, vai ocorrer uma grande dança de cadeiras na Câmara Federal, em vários estados. Como não se sabe ainda se valerá para as eleições anteriores e qual o novo critério a ser adotado para as “sobras”, não se pode assegurar com exatidão quem sai e quem assume.
QUADRANGULAR
Ao passo que o prefeito Benjamin Tasca MDB) agrega aliados na busca pela reeleição, o seu opositor, Eider Gomes, também se movimenta. Graças a uma articulação do ex-deputado Evaldo Bichara, ele e seu irmão, o ex-prefeito Adécimo Gomes, foram recebidos pelo ex-deputado federal Josué Bengtson, para pavimentar o apoio dos membros da Igreja do Evangelho Quadrangular à candidatura de Heider à prefeitura de Itupiranga (foto abaixo).
CURUÇÁ
Instituto Doxa ouviu os eleitores de Curuçá entre os dias 1 e 4 de fevereiro. Segundo o levantamento, o prefeito Jefferson Ferreira de Miranda, o Tarrafa (MDB), tem sua gestão aprovada por 91,4% dos entrevistados, com 7,9% de desaprovação. Se as eleições ocorrem hoje, o secretário de Finanças do município, Jean Carlos, apoiado por Tarrafa, teria 26,9% dos votos. O ex-prefeito Bigode vem em segundo, com 21,8%, Graça Modesto (9,9%), Artur Reginaldo (7,6%), Hamilton Brito (4,8%), Higor (4,6%), Deusdete Júnior (3,6%) e Fábio Vitor (2,5%) vem a seguir. A pesquisa foi registrada no TRE sob o número PA-07114/2024.
PEIXE BOI
Entre os dias 31 de janeiro e 4 de fevereiro, Doxa foi às ruas ouvir o eleitorado de Peixe Boi. O prefeito Neto Cavalcante (MDB) tem sua gestão aprovada por 83,2% e reprovada por 10,3%. Se as eleições ocorressem hoje, Neto obteria 71,9% dos votos, contra 15,5% de Naldo Morais (PSDB). Não souberam responder 8,7% e 3,9% declararam voto branco ou nulo. A pesquisa foi registrada no TRE sob o número PA-06141/2024.
RENOVAÇÃO
Em Altamira, o empresário Chesther Pedro (foto acima), da Cerâmica Santa Clara, decidiu apresentar sua candidatura a vereador. Empresário arrojado, de perfil combativo e progressista, Chesther certamente será uma cara nova na política altamirense. Seu nome já vem sendo cotado, inclusive para compor as chapas majoritárias na condição de vice, apesar de sua firme decisão de concorrer a uma cadeira no legislativo municipal.
FPM
Os municípios brasileiros receberam nesta sexta-feira pouco mais de 12,5 bilhões de reais a título de repasse do primeiro decêndio de fevereiro do Fundo de Participação dos Municípios, já descontada a retenção do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). O valor é quase 128% maior que o último pagamento e tem acréscimo de 116% em relação ao mesmo decêndio de janeiro, quando foram pagos 5,8 bilhões de reais. Na comparação com o mesmo período do ano passado, o valor é 5,3% maior.
MARCHA
Confederação Nacional dos Municípios está mobilizando gestores de odo o País para a XXV Marcha Nacional dos Prefeitos, que acontecerá de 20 a 23 de maio, em Brasília. São esperadas as presenças do presidente Lula e presidente da Câmara Federal, Artur Lira, e Senado, Rodrigo Pacheco, entre outras autoridades. Nos painéis e debates os temas centrais do movimento municipalista, que luta pela descentralização de recursos da União para as prefeituras.
POPULARIDADE
Pesquisa Atlas Intel realizada entre os dias 28 e 31 de janeiro, aponta que 52% dos brasileiros aprovam o desempenho do presidente Lula, enquanto 43% reprovam e 6% não souberam responder. Na roda anterior, realizada em novembro de 2023, os índices eram, respectivamente, de 50%, 47% e 3%. Sobre a avaliação do governo, 42% classificam como bom ou ótimo, 39% como ruim ou péssimo, 16% como regular e 3% não souberam responder. A margem de erro da pesquisa é de um por cento. A Atlas Intel ouviu 7.405 pessoas.
ANIVERSÁRIO
Nesta quinta-feira (8) comemorou aniversário o empresário e ex-deputado estadual Antônio Rocha, pré-candidato a prefeito de Belterra. No próximo domingo (11), comemora aniversário o talentoso ex-vereador e secretário de Planejamento de Vigia de Nazaré, Lázaro Saldanha. Aos dois nossos votos de saúde e felicidade!
FRASE
Ulisses Guimarães (líder brasileiro): “Eu tenho ódio e nojo à ditadura”.