Spoiler dos bastidores da política no Pará

João Salame proporciona uma visão abrangente e esclarecedora sobre o cenário político paraense, mantendo os leitores informados sobre as notícias relevantes no estado
Foto: Divulgação

JOÃO SALAME (DF) — O jornalista João Salame, por meio do site Opinião em Pauta, traz aos leitores uma análise aprofundada das mais recentes movimentações políticas no estado do Pará.

João Salame proporciona uma visão abrangente e esclarecedora sobre o cenário político paraense, mantendo os leitores informados sobre as notícias relevantes no estado.

Confira, a seguir, os destaques da política nesta sexta-feira (26):

SANTARÉM

Deputada Maria do Carmo (PT) pretende ter nos próximos dias uma conversa com o governador Helder Barbalho (MDB). Quer entender qual a estratégia de HB em Santarém após a filiação do ex-deputado José Maria Tapajós ao MDB e seu lançamento como candidato a prefeito. Ela já definiu que será candidata à sucessão do prefeito Nélio Aguiar e já conta com o apoio do PT estadual e nacional para a empreitada.

COLARES

Em Colares, a disputa pela prefeitura promete fortes emoções. A prefeita Maria Lucimar (MDB), apesar de desgastada, vem à reeleição com a força da máquina e o apoio do governador. O ex-prefeito de Vígia, Noé Palheta (PP), vai concorrer no município, em aliança com o ex-prefeito Francisco Pedro, o Camarão (PSDB), que ficou em segundo lugar nas últimas eleições. O vice-prefeito Nilsinho Miranda se lançou candidato pelo PT. E a vereadora Alcinara Martins, presidente da Câmara Municipal, será candidata pregando renovação.

PESQUISA

Instituto Doxa largou na frente em Belém e registrou sua primeira pesquisa este ano. Pelos números divulgados, o deputado Zeca Pirão (MDB) lidera as intenções de votos com 17,8%, seguido pelo deputado Éder Mauro (PL), com 13,7%, Edmilson Rodrigues (Psol) com 7,5%, Delegado Eguchi (PRD) com 6,5%, deputado Igor Normando (sem partido) com 5,8%, deputado Thiago Araújo (Cidadania) com 4,1%, senador Beto Faro (PT) com 3,0% e professor Ítalo Abati (Novo) com 2,4%.

INDECISÃO

Em relação a pesquisa de dezembro feita pela Doxa todos os candidatos caíram, a exceção de Eder Mauro. E aumentou o número de indecisos. Na menção espontânea 69,1% dizem não saber em quem votar e 18% declaram voto nulo ou branco. Mesmo na pergunta estimulada o número de indecisos é alto. Nada menos que 18,9% dizem não saber em quem votar e 20,4% declaram voto em branco ou nulo. O que revela que a disputa está longe de ter nomes consolidados.

CANDIDATO

Nos bastidores, o comentário geral é que o deputado Zeca Pirão(foto acima)  não será escolhido para ser o candidato do MDB. Sabedor dessa possibilidade, ele já vem afirmando a interlocutores que sua candidatura a prefeito é inarredável e que, se for o caso, deixa o partido. Pontuando bem nas pesquisas que vem sendo publicadas, não vai faltar legenda para abrigar o parlamentar. Claro, na grande maioria delas vai ter que se entender com o governador, que as tem sob sua influência.

REAÇÃO

O prefeito Edmilson Rodrigues (Psol), através de sua assessoria, reagiu à pesquisa dizendo que, apesar das adversidades, permanece forte na corrida eleitoral. Que o levantamento revela ser ainda muito baixo o interesse do povo pelas eleições, que o gestor se encontra em situação de empate técnico com os líderes e tem potencial para crescer e vencer o pleito. Acredita que as mudanças em andamento na coleta do lixo e as obras que estão sendo inauguradas, além do seu compromisso com a cidade, vão reverter esse quadro.

FILIAÇÃO

Prefeito de Vitória do Xingu, Márcio Viana Rocha, o Márcio do Povo, é mais um a migrar para o MDB. Muito bem avaliado, ele deixa o PSB do ex-deputado Cássio Andrade para se abrigar na legenda comandada pelo ministro Jader Filho. O convite foi formulado pessoalmente pelo governador Helder Barbalho. Seguramente é um dos que tem enormes chances de estar na lista dos cem prefeitos que o MDB pretende eleger no Pará.

SURURU

Já em Belterra, a filiação do prefeito Ulisses Medeiros ao MDB parece que subiu no telhado. Mesmo com o apoio dos deputados Eraldo Pimenta e Henderson Pinto, Medeiros protagonizou uma refrega com a deputada federal Elcione Barbalho no último dia 19, quando da filiação do ex-deputado José Maria Tapajós, em Santarém. Um grupo de mulheres de Belterra acionou a deputada, reclamando de perseguição. A parlamentar prontamente se colocou ao lado delas. E criticou publicamente a condução do problema pelo prefeito. Ele não gostou. Bombeiros estão em campo. Mas não será fácil.

PODEROSA

Senador Ciro Nogueira, presidente nacional do PP aposta que vai avançar a ideia de formação da Federação partidária reunindo seu partido, o Republicanos e o União Brasil. Se isso ocorrer será o maior grupo político do País reunindo legendas de centro, com perfil conservador. As conversas têm evoluído e esbarram apenas no comando da Federação nos Estados, o que não é um problema pequeno.

FORTALECIMENTO

Caso isso ocorra, no Pará, o ministro Celso Sabino (União Brasil)  – foto -,deve assumir o comando da Federação, pois tanto o PP como o Republicanos não elegeram deputados federais. No entanto, são agremiações fortes. O PP comandado pelo prefeito de Barcarena, Renato Ogawa, e o ex-deputado Cristiano Vale, atual prefeito de Viseu. O Republicanos, pelo deputado estadual Fábio Freitas e pela Igreja Universal. Nesse contexto, o nome de Sabino acaba se impondo numa disputa majoritária. A conferir.

RETENÇÃO

O Governo Federal comunicou a estados e municípios que será retomado o procedimento de retenção do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e do Fundo de Participação dos Estados (FPE) para quem atrasar o pagamento da previdência. A medida vale inclusive para quem tem parcelamento em atraso. A retenção ocorrerá no último dia do mês. Entidades municipalistas estão aconselhando as prefeituras com dívida previdenciária em atraso a procurar a Receita Federal para negociar parcelamento e evitar as retenções.

EMERGÊNCIA

Em Brasília, o governador Ibanês Taveira (MDB) decretou situação de emergência em virtude do surto de dengue, zika e Chikungunya que está se alastrando na capital federal. A medida permite a ampliação do número de membros nas equipes de prevenção e facilitação para a compra e aquisição de insumos para combater os mosquitos. Para quem for ao DF convém se precaver.

ATRITO

A saída da ex-prefeita Marta Suplicy da secretaria de Relações Internacionais da prefeitura de São Paulo está causando um estranhamento entre o MDB e o presidente Lula. É que o partido vê como prioridade a reeleição do prefeito Ricardo Nunes e ficou incomodado com o fato de Lula ter operado pessoalmente a retirada de Marta da gestão e articulado para que ela seja a vice de Guilherme Boulos (Psol) na disputa pela prefeitura.

REFLEXO

Diante do fato, o presidente do partido, deputado Baleia Rossi, já avisou que o MDB, apesar de ter 3 ministérios, não está automaticamente alinhado com a possível reeleição de Lula em 2026. Admitiu inclusive a possibilidade do partido lançar candidato a presidente. Rossi tem forte ligação com o ex-presidente Michel Temer. Em São Paulo o partido terá Lula como adversário na disputa pela prefeitura. No Rio de Janeiro, o MDB pode indicar o vice de Alexandre Ramagem, do PL. Os bombeiros vão ter que entrar em campo antes que o fogo se alastre…

ANIVERSÁRIO

Nesta sexta-feira comemora aniversário a secretária de Cultura do Estado, Úrsula Vidal Santiago de Mendonça (foto). Inteligente, vibrante, é um sopro de renovação na política paraense. Nossos votos de saúde e felicidades!

COMEMORAÇÃO

Ex-deputado Josué Bengtson será homenageado neste domingo, em Belém, num grande Culto de Ação de Graças por estar completando 63 anos de conversão à Igreja do Evangelho Quadrangular. Caravanas de fiéis de vários municípios do Estado estão se deslocando à capital para participar das homenagens.

FALECIMENTO

Faleceu na última terça-feira (24) o ex-prefeito Salatiel Almeida. Ele estava internado no Hospital Regional de Marabá, tratando de uma trombose. Ele foi o primeiro prefeito de Curionópolis e comandou os destinos do município ente 1989 e 1992. Bolsonarista convicto, aos 78 anos ele continuava ativo na política, apoiando candidatos, fazendo o que gostava. Seu sepultamento ocorre nesta sexta-feira, as 17h.

FRASE

Ulisses Guimarães (líder brasileiro): “A saliva é o combustível dos políticos e, graças a Deus, não está em falta no mercado”.

Coisas da Política – João Salame

Relacionados

Postagens Relacionadas

Nenhum encontrado

Cadastre-se e receba notificações de novas postagens!