Spoiler dos bastidores da política no Pará

João Salame proporciona uma visão abrangente e esclarecedora sobre o cenário político paraense, mantendo os leitores informados sobre as notícias relevantes no estado

JOÃO SALAME (DF) — O jornalista João Salame, por meio do site Opinião em Pauta, traz aos leitores uma análise aprofundada das mais recentes movimentações políticas no estado do Pará.

João Salame proporciona uma visão abrangente e esclarecedora sobre o cenário político paraense, mantendo os leitores informados sobre as notícias relevantes no estado.

Confira, a seguir, os destaques da política nesta segunda-feira (4):

PESQUISA

Em Belém, o Instituto Doxa fez mais uma roda de pesquisas sem muitas novidades. O dado mais relevante é que nenhum candidato se destaca com índices capazes de amedrontar seus adversários. Nesse levantamento, no principal cenário, o deputado Zeca Pirão (MDB) chega a 17,2%, os candidatos da direita Eder Mauro e delegado Eguchi pontuam bem, na faixa dos 12%, e Edmilson Rodrigues se mantém como o candidato com maior volume de votos na esquerda, na faixa dos 11%. Muitas emoções ainda pela frente.

SANTARÉM

Instituto Destak concluiu mais uma rodada de pesquisas em Santarém. Pelo levantamento, a gestão do prefeito Nélio Aguiar é aprovada por 79,5% dos entrevistados e reprovada por 16,5%. O governador Helder Barbalho é considerado o mais forte cabo eleitoral com 46%, seguido do ex-presidente Jair Bolsonaro, com 26% e o presidente Lula com 17%. Outros 51% avaliam que Nélio Aguiar consegue emplacar seu sucessor, contra 32% que entendem o contrário.

SUCESSÃO

Sobre os candidatos a prefeito, no cenário com todos os postulantes, a deputada Maria do Carmo (PT) lidera com 33,1%, seguida do vereador JK do Povão (PSDB), com 27,1%, ex-deputado José Maria Tapajós (PP) com 22,2%, delegado Jardel tem 6,3%, João da Massamix 2,5%, professor Hugo Diniz 1,6%, João Coragem 0,6% e o ex-deputado Chapadinha (PDT) 0,6%. Maria do Carmo lidera em todos os cenários em que seu nome é colocado, inclusive nas simulações de segundo turno. Nas pesquisas anteriores, quem liderava era JK do Povão.

Opinião em Pauta

REJEIÇÃO

Apesar de liderar as intenções de voto, a deputada Maria do Carmo (foto acima) também registra a maior rejeição, com 32% que afirmam não votar nela. A seguir, as rejeições dos demais candidatos: Jk do Povão (11%), Chapadinha (11%), João Coragem (9%), João da Massa Mix (9%), José Maria Tapajós (6%), Delegado Jardel (4%) e professor Hugo Aquino (2%). Os nomes mais bem cotados para compor a chapa na condição de vice são: delegado Jardel (19,5%), Ronan Liberal (13,5%), Nei Santana (11,2%), Mário da Princesa (9,6%), vereadora Adriana (9,2%), Emir Aguiar (9,2%) e Alberto Portela (8,9%$), Chapadinha (7,3%), Antônio Rocha (7,3%) e Silvio Neto (3,6%).

DEFUNTO

Prefeito de Itaituba, Valmir Clímaco (MDB), bem ao seu estilo, concedeu entrevista analisando de forma muito sincera sua sucessão. Ele apoia a candidatura do seu vice, Nicodemos Aguiar, mas deixou claro que, se até a reta final da decisão, o nome não decolar, ele “não vai acender vela pra defunto ruim”.  Nas pesquisas que são realizadas, o deputado estadual Wescley Tomaz (Avante) vem liderando e Nicodemos, além de baixa aceitação, tem registrado elevada rejeição.

VISITA

Ex-prefeitos de Itupiranga, José e Joana Milesi (foto abaixo), acompanhados do ex-deputado Evaldo Bichara, estiveram nesta segunda-feira em Belém numa visita ao pastor e ex-deputado federal Josué Bengtson, líder da Igreja do Evangelho Quadrangular. Aproveitaram para conversar sobre a expansão da Igreja no município e avaliar a conjuntura política no que se refere às eleições do ano que vem. Acordaram a necessidade de união em prol de Itupiranga e de caminhar juntos sob a liderança do governador Helder Barbalho.

Opinião em Pauta

ACESSO

Segundo relatório do Sistema de Informações e Indicadores Sociais, divulgado no último dia 1, pelo IBGE, a Região Norte do País tem o menor acesso a cinemas, teatros e museus do País. Enquanto moradores do Rio de Janeiro, por exemplo, precisam de apenas 16 minutos para chegar a um equipamento cultural, nos estados do Norte esse tempo é de no mínimo 1 hora. O estudo demonstra ainda que cerca de 31,4% da população do país vive em municípios sem museus. Por outro lado, os cinemas estão presentes em apenas 9% dos municípios, a maioria concentrados na região sudeste.

CULTURA

Segundo o Sistema de Informações e Indicadores Culturais do IBGE, de 2011 a 2021, o setor cultural ganhou mais empresas e cresceu 3,1%, chegando a 387,5 mil em 2021. No entanto, perdeu participação na economia do País, passando de 7,5% em 2011 para 6,7% em 2021. O setor, neste último ano pesquisado, empregava 2,1 milhões de pessoas, sendo que mais de três quartos eram assalariados. Os salários pagos somaram 83,3 bilhões de reais, o que equivale a um salário médio de 4.135 reais, número 26% superior à média de salários do País, segundo o Cadastro Geral de Empresas.

MULHERES

Em 2021, as mulheres representavam 43,7% dos assalariados do setor cultural e eram mais presentes nas atividades de Educação e Capacitação (68,2%), Artes Visuais e Artesanatos (64,5%) e Livro e Imprensa (53,1%). Os homens predominavam em Mídias Audiovisuais e Interativas (62,4%), Equipamentos e Material de Apoio (61,8%) e Apresentações Artísticas e Celebrações (56,7%). No setor cultural, as mulheres também receberam salários menores que os homens. Eles ganharam média 4.730,37 reais ao mês contra 3.354,00 reais das mulheres.

PRODUÇÃO

Segundo o IBGE, em outubro deste ano, a produção industrial variou 0,1% frente a setembro. Os índices acumulados no ano apresentam variação zero. Frente a outubro de 2022, a produção industrial avançou 1,2%. Entre as grandes categorias econômicas, a única que avançou em outubro último foi a de alimentos, que registrou um crescimento de 1,6%. No acumulado do ano, a indústria de bens de capital recuou 9%, as de bens intermediários e a da indústria em geral tiveram crescimento zero. Registraram crescimento a indústria de bens de consumo (1,8), Duráveis (2,3%) e Semi Duráveis e Não Duráveis (1,8).

Opinião em Pauta 

CAMPEÃO

O Águia de Marabá, campeão paraense de futebol em 2023, realiza na noite desta segunda-feira o lançamento oficial da coleção de uniformes e a apresentação elenco para a disputa da temporada 2024. O evento ocorrerá nas dependências do Estádio Zinho Oliveira, em Marabá, a partir das 19h. O time terá agenda cheia este ano, disputando o Campeonato Paraense, Copa do Brasil, Copa Verde e Série C do Brasileirão. O azulão marabaense é presidido pelo ex-vereador Sebastião Ferreira, o Ferreirinha.

ADESÃO

No último dia 1, a Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 3954/2023, que promove mudanças na Lei 14.133/2021, de Licitações e Contratos Administrativos. Pelo que foi votado, a nova Lei faculta a adesão de uma prefeitura à Ata de Registro de Preços licitada por outro município, desde que o sistema de registro tenha sido formalizado mediante licitação. Dessa forma, espera-se a agilidade na aquisição de bens e serviços e uma possível redução na quantidade de obras paralisadas. O texto segue agora para sanção presidencial.

EMENDAS

O governo do presidente Lula já reservou 30 bilhões de reais em emendas parlamentares para deputados e senadores em 2023, dos quais 28,9 bilhões já foram efetivamente pagos. PL e PSD são os partidos que mais receberam e o montante é recorde para o período de janeiro a novembro. Em novembro foram empenhados 2,6 bilhões. Julho foi o mês com maior montante empenhado, com 11,5 bilhões. Foi o período de votação do Projeto de Lei do Carf e da reforma tributária. A maior liberação ocorre sempre que tem uma votação importante para o governo. Tudo como dantes no Quartel de Abrantes! 

FRASE

Nelson Mandela (líder africano): “A maior glória de viver não está em nunca cair, mas em nos levantar toda vez que caímos”.

Coisas da Política – João Salame

Relacionados

Postagens Relacionadas

Nenhum encontrado

Cadastre-se e receba notificações de novas postagens!