JOÃO SALAME (DF) — O jornalista João Salame, por meio do site Opinião em Pauta, traz aos leitores uma análise aprofundada das mais recentes movimentações políticas no estado do Pará.
João Salame proporciona uma visão abrangente e esclarecedora sobre o cenário político paraense, mantendo os leitores informados sobre as notícias relevantes no estado.
Confira, a seguir, os destaques da política nesta segunda-feira (20):
ANIMAÇÃO
Em Marabá, a notícia dada pela Coluna de que o sobrinho do prefeito Tião Miranda (PSD), o empresário Tiãozinho Miranda, começa a ter o nome especulado para ser o candidato à sucessão do tio, continua em processo de crescimento nos círculos mais próximos ao gestor. Não será surpresa se nos próximos dias, com pesquisas que estão sendo encomendadas, o martelo seja batido. O vice-prefeito Luciano Dias, técnico qualificado, e apontado como o candidato do coração do prefeito, aguarda o desfecho dessa movimentação.
PRIMAVERA
Instituto Doxa realizou pesquisa no município de Primavera, no nordeste paraense. Pelo levantamento, o prefeito Áureo Bezerra Gomes, o Aurinho (União Brasil), candidato a reeleição, tem sua gestão aprovada por 66,5% e reprovada por 28,4% dos entrevistados. Quando se trata da disputa eleitoral, o atual prefeito crava 44,8% dos votos, contra 32,7% da ex-prefeita Renata Souza (MDB), que hoje atua como assessora do governador Helder Barbalho.
ARTICULAÇÃO
Coluna recebe a informação que na recente visita que fez a Santarém para avaliar os efeitos da seca, o governador Helder Barbalho atendeu convite do ex-deputado Lira Maia (foto), para participar de uma reunião que contou com a presença do ministro Jader Filho, prefeito Nélio Aguiar, deputado federal Henderson Pinto e ex-deputado estadual José Maria Tapajós. Na pauta, o fortalecimento da candidatura de Tapajós a prefeito. Sobretudo o alinhamento definitivo de Nélio para abraçar a empreitada como sua. A princípio ficou tudo certo.
APOSTA
No entanto, a deputada Maria do Carmo (PT) segue animada com a possibilidade de ter a simpatia do governador na sua disputa pela prefeitura de Santarém. A parlamentar conta com o forte apoio da direção nacional de seu partido, que espera de Helder Barbalho um reforço para o projeto de fortalecimento do PT em algum município importante do Estado, diante da parceria que HB tem com o presidente Lula. Os petistas aguardam o retorno político dessa aliança. A boa colocação de Maria nas pesquisas entusiasma o PT nacional.
ISOLAMENTO
No entanto, a seguir o ritmo da política adotada pelo vereador e opositor JK do Povão (PSDB), que vem se recusando a estabelecer alianças políticas, adotando a postura do ex-presidente Jair Bolsonaro de crítica às castas políticas e à corrupção no geral, já há quem aposte num segundo turno entre Maria e José Maria Tapajós, afastando assim a pressão por uma aliança entre os dois candidatos da base de HB já no primeiro turno.
POPULARIDADE
Em São Miguel do Guamá, o prefeito Eduardo Pio (MDB) continua sua espiral de popularidade em alta. Em nova roda de pesquisas Doxa, Pio tem sua gestão aprovada por 97,5% dos entrevistados, contra apenas 2% de desaprovação. Na menção espontânea, o prefeito atinge espantosas 79,1% das intenções de voto, contra 3,4% da atual vice-prefeita, Ana da Saúde, e 2% do ex-prefeito Antônio Doido (MDB). Na estimulada, Pio crava 84,2%. Ana da Saúde aparece com 8,9%.
LANÇAMENTO
Em Altamira, um encontro realizado no último sábado (foto abaixo), na sede da Associação Comercial e Industrial do município, foi realizado o lançamento da pré-candidatura do médico dr. Loredan para disputar a prefeitura local. O evento foi prestigiado pelos deputados Ângelo Ferrari e Júnior Ferrari, que comandam o PSD no estado. Num auditório lotado, os participantes ovacionaram o médico, que aposta num enfrentamento vitorioso contra o prefeito Claudomiro Gomes (PSB).
REAJUSTE
Governo Lula, através do Ministério da Gestão e da Inovação, se comprometeu a apresentar no próximo dia 15 de dezembro uma proposta de reajuste para o funcionalismo público federal. A garantia veio na reunião com a Mesa Nacional de Negociação Permanente ocorrida semana passada. A nova reunião ocorre num momento de maior tensão entre o governo e o funcionalismo. Sem dinheiro em caixa para atender as demandas dos servidores, o Executivo procura fontes de receita para oferecer um reajuste em 2024.
ELEIÇÕES
Sindicato dos Jornalistas do Pará realiza eleições para renovar o mandato de sua diretoria. Duas chapas concorrem ao pleito. A Chapa 1, encabeçada pelo jornalista Evandro Correia, que prega renovação. E a Chapa 2, encabeçada pelo jornalista Vito Gemaque, que concorre a reeleição. A votação acontece até as 18h, na sede do Sindicato, e em algumas urnas itinerantes espalhadas pelos diversos veículos de comunicação da capital.
PENSÕES
O Supremo Tribunal Federal formou maioria para manter o pagamento de aposentadorias e pensões a ex-governadores que já recebiam valores antes de o benefício ser considerado inconstitucional. Segundo a decisão, a administração pública não apenas está impedida de cobrar valores recebidos anteriormente, bem como deve preservar a situação dos governadores já aposentados. Votaram contra a ministra Carmen Lúcia e o ministro Luiz Fux. A favor os ministros Edson Fachin, Gilmar Mendes, Cristiano Zanin, Dias Tófolli, Alexandre de Moraes e Kássio Nunes Marques.
IMERSÃO
Aconteceu em Belém, no último final de semana, a Imersão Jurídica do dr. Humberto Boulhosa (foto abaixo), em sua terceira edição. O evento contou com a presença de advogados de notável saber jurídico. Entre eles Erivelton Lago, Fabiano Lopes, Américo Leal e Tony Gleidson Barros. O encontro, que contou com a participação de advogados de todas as regiões do Estado, ocorreu nas dependências do Hotel Sagres.
ESCLARECIMENTO
Em nota assinada pela secretária de Administração, Jurandir Novaes, a prefeitura de Belém negou que a professora Nayra da Cunha Rossy Santos, que é namorada do prefeito Edmilson Rodrigues (PSol), receba qualquer tipo de remuneração indevida. Além de relacionar os títulos e qualificação profissional de Nayra, a nota explica cada uma das remunerações que recebe, afirmando que todas estão dentro do que reza a lei.
LIXO
Sobre a coleta de lixo deficiente, a prefeitura também emitiu nota afirmando que a crise financeira por que passa o município, em virtude da queda de repasses federais, está impactando o serviço, sobretudo o pagamento das empresas que realizam o recolhimento dos resíduos. Mas que a recomposição dessas perdas financeiras determinada pelo governo federal e a realização de uma Parceria Público Privada (PPP), que deverá ocorrer em breve, projetam a regularização da coleta. A conferir.
FPM
Nesta segunda-feira (20) será creditado nas contas das prefeituras de todo o País o repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) referente ao 2º. decêndio do mês de novembro, no valor de aproximadamente 1,579 bilhão de reais, já descontada a retenção do Fundo de Manutenção da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Em valores brutos, o repasse será de 1,973 bi. Segundo a Secretaria do Tesouro Nacional, o repasse apresentou uma queda de 10,11% em relação ao mesmo período do ano passado. Ou seja, a crise continua.
FRASE
Gonçalves Dias (poeta maranhense): “Não chores, meu filho; Não chores, que a vida é luta renhida; Viver é lutar. A vida é combate, que os fracos abate, que os fortes, os bravos, só pode exaltar”.