JOÃO SALAME (DF) — O jornalista João Salame, por meio do site Opinião em Pauta, traz aos leitores uma análise aprofundada das mais recentes movimentações políticas no estado do Pará.
João Salame proporciona uma visão abrangente e esclarecedora sobre o cenário político paraense, mantendo os leitores informados sobre as notícias relevantes no estado.
Confira, a seguir, os destaques da política nesta sexta-feira (17):
PAC
Ontem (quinta-feira), no Teatro da Paz, em Belém, foi realizado o ato de lançamento da primeira etapa dos investimentos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) no Pará. Com as presenças do governador Helder Barbalho, ministros Rui Costa (Casa Civil) e Celso Sabino (Turismo), senador Beto Faro, prefeito Edmilson Rodrigues, e deputados Keniston Braga, Airton Faleiros, José Priante e Dilvanda Faro, entre outras autoridades, foram anunciados recurso da ordem de 38 bilhões de reais para obras de infraestrutura.
PESQUISA
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) vai divulgar no próximo dia 20 de dezembro a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD) sobre “Trabalho de Crianças e Adolescentes de 5 a 17 anos de idade”, relativa ao ano de 2022. O estudo tem como objetivo mensurar o contingente que se encontra em situação de trabalho infantil, bem como o sexo, idade, cor ou raça, condição de estudante, horas trabalhadas e tipo de atividade desenvolvida.
ESCLARECIMENTO
De forma elegante e educada, deputado Renato Oliveira (Podemos) entrou em contato com a coluna para negar que, em Bragança, o MDB passaria para o controle do prefeito Raimundo de Oliveira, o Raimundão. O irmão do deputado, o ex-prefeito Edson Oliveira, é o presidente do partido e, caso resolva problemas que resultaram em sua inelegibilidade, ele será candidato a prefeito o ano que vem.
HIPÓTESE
Caso o impedimento de Edson Oliveira se mantenha existe dentro do grupo do governador uma articulação para que o time do deputado se junte ao atual prefeito para, juntos, apoiarem um nome, que viria pelo MDB. Renato (foto abaixo) informa que, num primeiro momento, está tentando unir todas as forças de oposição a Raimundão e que ele mesmo pode se filiar ao MDB. Mas que não é descartada a hipótese de uma ampla união por Bragança, como deseja o governador.
MAROLA
Observadores da cena política, não se sabe a partir de quais fontes, fazem chegar à coluna informações de que o ex-governador Simão Jatene seria convidado a se filiar ao PRD, partido que é fruto da fusão entre Patriota e PTB, para disputar a prefeitura de Belém. E que o deputado Thiago Araújo ou o delegado Everaldo Eguchi seriam o seu vice. A coluna apurou que a chance de isso ocorrer é zero. Jatene não será candidato nas eleições do ano que vem.
MOTIVOS
Além de dedicar mais tempo à sua família e a curtir a vida, Jatene avalia que é crítica a situação financeira da prefeitura de Belém. Caso seja vitorioso teria que contar com o apoio do governador Helder Barbalho e do presidente Lula para equilibrar as finanças municipais. Pelo andar da carruagem essa possibilidade seria remota. Pelo visto, nesse período, o ex-governador deve continuar dando “canja” em eventos culturais, soltando seu vozeirão. Quanto a 2026, seus olhos ainda brilham.
RURAL
Ex-deputado e ex-prefeito Raimundo Belo iniciou sua caminhada para disputar a prefeitura de Capitão Poço. Inicialmente Belo trem feito visita a lideranças da área rural do município, onde possui muitos amigos. Ele pretende se filiar ao MDB, onde já está sua esposa, a deputada Diana Belo. E, a partir de janeiro, vai assumir abertamente a candidatura e intensificar sua peregrinação, desta vez pela área urbana da cidade.
PLANO
Deputado Chamonzinho (MDB) tem repetido que ainda não definiu se será realmente candidato a prefeito de Marabá, apesar de todas as pesquisas indicarem sua liderança na disputa. No entanto, cauteloso, já encarregou técnicos a levantarem todas as informações sobre a saúde financeira da prefeitura e sobre os gargalos da administração. Quando for decidir quer ter segurança que tomará a melhor decisão, para não ter problemas futuros.
VICE
Em Curionópolis a avaliação positiva do governo da prefeita Mariana Chamon (MDB) – foto acima -, está dificultando a formação de uma chapa de oposição na disputa das eleições do ano que vem. Os comentários que circulam no município é que, inclusive, o atual vice-prefeito, pastor José Antônio, líder da comunidade de Serra Pelada, deve vir candidato a vereador no próximo pleito. E, em seu lugar, assumiria o médico Marcos Chamon, filho do ex-prefeito de Ipixuna do Pará, Salvador Chamon. Possibilitando assim, caso seja o desejo de Mariana e de seu esposo Chamonzinho, que ela fique mais à vontade para dar voos maiores na política em 2026, ou dar continuidade ao projeto do grupo em Curionópolis.
NOVIDADE
Nos meios políticos e empresarias de Parauapebas começa a crescer a preocupação com o elevado grau de polarização e pulverização da campanha eleitoral para a sucessão do prefeito Darci Lermen. Já há quem pense na construção de um nome que tenha um poder maior de aglutinar diversas forças políticas, com capacidade empresarial e de gestão, capaz de conduzir o município num clima de pacificação. Tarefa difícil quando se trata da disputa da prefeitura com maior poder de arrecadação do Estado.
EMENDAS
Será nesta próxima semana a fase decisiva para apresentação de emendas parlamentares em Brasília. Os gabinetes no Senado e na Câmara deverão estar lotados. Os deputados federais deverão ter 37 milhões de reais de emendas individuais de liberação obrigatória e mais 17 milhões de reais de emendas de bancada. Os senadores terão a cota de 69 milhões de reais de emendas individuais e os mesmos 17 milhões de bancada. Outros valores, ainda maiores, de bancada, deverão ser utilizados para obras estruturantes no Estado.
MOBILIDADE
Na última quarta-feira (14), o Senado Federal aprovou o Projeto de Lei 5086/2023, de autoria do Poder Executivo, que prorroga o prazo para os municípios elaborarem seus planos de mobilidade urbana. O texto estabelece que, para os mu8nicípios com mais de 250 mil habitantes, o prazo será 12 de abril de 2024 e, para os que possuem até 250 mil habitantes o prazo será 12 de abril de 2025. A proposta segue agora para sanção presidencial.
DESFILIAÇÃO
Ex-prefeitos Evaldo e Katiane Cunha (foto acima) decidiram sair do PT. Diante da iminente vitória do grupo do senador Beto Faro, em processo de eleições diretas extraordinárias para a eleição do Diretório do partido no município, o casal antecipou sua saída. Como se sabe, o casal Faro fechou questão no apoio à reeleição do prefeito Artemis Oliveira, hoje adversário dos Cunha. Bem situada nas pesquisas de intenção de voto, Katiane publicou a decisão nas redes sociais e reafirmou sua determinação em vir candidata a prefeita. Ela ainda não decidiu seu destino partidário.
CONSCIÊNCIA
Na próxima segunda-feira, as 14h, no Teatro Waldemar Henrique, em Belém, acontecerá o evento “Telas Pretas – O Protagonismo Negro na Comunicação Paraense”. Será uma Roda de conversa com Joyce Cursino, Patrick Paraense, Vic Argôlo, Pedro Ribas, Flávia Ribeiro, Leonardo Lima, Ângelo Madson, Sarah Mota, Júlia Martins e Natália Cruz para comemorar o Dia da Consciência Negra.
ITUPIRANGA
Prefeitura de Itupiranga esclarece que a Unidade Básica de Saúde Fluvial que aparece em foto fora da água, já está novamente no rio. Que o fato aconteceu em função das fortes ventanias que atingiram a cidade, mas que o equipamento já está realizando atendimento aos ribeirinhos. A UBS fluvial foi destinada ao município através de interferência direta do então Diretor de Atenção Básica do Ministério da Saúde, João Salame, e do deputado federal Beto Salame.
ANIVERSÁRIO
Neste sábado (18), comemora aniversário o deputado Carlos Vinicios (MDB). Ele vai oferecer uma festa em praça pública ao povo de Tomé Açu, sua cidade, na localidade de Quatro Bocas, com um show da cantora paraense Manu Batidão. A Coluna deseja longa vida ao parlamentar!
FRASE
Juscelino Kubitschek (ex-presidente do Brasil): “O otimista pode errar, mas o pessimista já começa errando”.