Spoiler dos bastidores da política no Pará

João Salame proporciona uma visão abrangente e esclarecedora sobre o cenário político paraense

JOÃO SALAME (DF) — O jornalista João Salame, por meio do site Opinião em Pauta, traz aos leitores uma análise aprofundada das mais recentes movimentações políticas no estado do Pará.

João Salame proporciona uma visão abrangente e esclarecedora sobre o cenário político paraense, mantendo os leitores informados sobre as notícias relevantes no estado.

Confira, a seguir, os destaques da política nesta segunda-feira (25/9):

IRITUIA

Irituia é um município localizado no nordeste paraense, com 30.955 habitantes, segundo o último Censo do IBGE. O prefeito é Marcos Tonheiro, candidato à reeleição. Entre os dias 19 e 22 de setembro o Instituto Doxa realizou pesquisa na cidade, onde indica que o atual gestor tem 43,7% de aprovação e 54,2% de desaprovação. O governo Helder Barbalho tem 87,8 de aprovação e 7,4% de desaprovação. E o do presidente Lula tem 80,4% de aprovação e 14,5% de desaprovação.

VOTOS

Na pergunta estimulada sobre a intenção de votos para as eleições do ano que vem, Pio X Júnior, irmão do prefeito de São Miguel do Araguaia, Eduardo Pio X, aparece como surpresa e lidera a pesquisa. Ele tem 30%, contra 24,34% do prefeito Marcos Tonheiro e 7,1% do professor Gleice Antônio. No confronto direto entre os dois, Pio X Júnior crava 34,5% contra 26,1% de Tonheiro. Nesse caso o número de pessoas que não souberam responder ou não quiseram se posicionar sobe para 32,3%.

POPULARIDADE

Pio X Júnior não é de Irituia. Mas seu nome tem crescido muito no município em função da excelente gestão que está sendo realizada por seu irmão no vizinho município de São Miguel do Guamá. Isso está gerando reflexos na cidade. Diante dessa possibilidade, ele já está promovendo reuniões e se aproximando de lideranças locais. Inclusive do professor Gleice Antônio, que tem boa popularidade na cidade, e pode ser o seu vice.

IMAGEM

Governador Helder Barbalho (MDB) vem se consolidando como a nova face da defesa da economia sustentável na Amazônia. Seu giro por Nova York, realizando palestras e reuniões com governantes e executivos de grandes empresas, teve excelente aceitação e foi amplamente divulgado pela mídia. Aos poucos e de maneira persistente, vai superando os desgastes que o sobrenome possuía e ampliando sua avaliação positiva no sul e sudeste do País. De olho em 2026.

Opinião em Pauta

BOMBEIRO

O rompimento político do prefeito Nélio Aguiar (MDB) com a deputada Maria do Carmo (PT) é fato comentado em todas as rodas políticas de Santarém. O estopim foi o pronunciamento feito pela parlamentar na tribuna da Alepa, criticando o gestor por causa da crise no Hospital Municipal. Mas Everaldo Martins, ex-chefe da Casa Civil do governo Ana Júlia e irmão de Maria, não desiste de tentar uma reaproximação. Conhecido como hábil articulador, ele cumpre as vezes de bombeiro na tumultuada relação.

INSATISFAÇÃO

O Movimento de Trabalhadores Rurais Sem Terra anda muito insatisfeito com o governo Lula. Um dos motivos é que até agora a Conab não comprou sequer um quilo de alimentos da agricultura familiar. Ironia é que o órgão é presidente pelo gaúcho Adão Preto, que historicamente sempre foi ligado ao movimento. O atraso na desapropriação de terras e na execução da política de reforma agrária também é uma das reclamações. O MST não descarta a realização de protestos contra o governo.

OUTSIDER

A Secretária de Cultura Úrsula Vidal (MDB) vem aparecendo bem nas pesquisas internas na disputa pela prefeitura de Belém. Apesar de ser um nome sem muitos desgastes, ela enfrenta a resistência dos políticos emedebistas mais tradicionais, por não exercer a atividade política nos modos tradicionais. Mas, caso a aliança com o PSol não se renove e o partido desejar um nome com popularidade e ares de algo novo, ela não vai correr da briga.

ORDEM

Prefeito Tião Miranda (PSD) reuniu seus secretários e assessores mais diretos e deu a ordem. É pra todo mundo turbinar a candidatura do seu vice, Luciano Dias (foto abaixo), como seu candidato a prefeito nas eleições do ano que vem. A estratégia é colar o nome de Luciano ao de TM, que goza de boa aceitação no município, para fazer com que os índices do candidato melhorem nas pesquisas de opinião pública até o começo do ano.

Opinião em Pauta

ELEIÇÃO

Será no próximo dia 20 de novembro as eleições para a diretoria do Sindicato dos Jornalistas do Estado do Pará. O prazo para os sindicalizados regularizarem sua situação e ficarem aptos a votar se encerra no dia 5 de novembro. Duas chapas foram registradas. A de situação, Sempre naLuta, encabeçada pelo jornalista Vito Gemaque, tendo como vice Simone Romero. E a de oposição, Renova Sinjor, liderada pelo jornalista Evandro Correia, tendo como vice Douglas Dinelly.

FISCALIZAÇÃO

Prefeitura de Belém, através da Secretaria Municipal de Urbanismo, iniciou hoje um intenso trabalho de fiscalização ao longo de todo o percurso do Círio de Nazaré. O objetivo é levantar os pontos críticos ao longo do trajeto da procissão, no sentido de fazer a manutenção. A prefeitura também concluiu recentemente os reparos do calçamento de pedras portuguesas no entorno da Praça da República.

CARTA

Moradores da região do Lago de Tucuruí estão preocupados com o que chamam de abandono da política de proteção da área que antes era desempenhado pelo Ideflor Bio. Mais especificamente protestam contra a retirada da ambientalista Mariana Bógea da gerência do órgão na região. De forma rígida ela combatia a degradação e o uso irregular de aparatos de pesca, o que resultou em um maior povoamento de peixes no Lago. Eles endereçaram carta aberta ao governador pedindo providências para a retomada do trabalho.

MOJUÍ

Instituto Destak realizou pesquisa em Mojuí dos Campos, no oeste do Pará. Segundo o levantamento, o ex-prefeito Jailson Alves lidera em todos os cenários, sempre com percentuais superiores a 60%. O prefeito Marco Antônio Lima (MDB) aparece com 21%. E o empresário Vanderlei Barroso já surge com 10% das intenções de voto. Um nome novo na disputa. No levantamento anterior ele tinha entre 3% e 4% dos votos.

GIRO

Ex-vereador Braga dos Povos decidiu mudar seu título eleitoral de Belterra para Santarém. Mas, maior do que essa mudança, foi o giro que resolveu dar em seu posicionamento político. Ele decidiu sair do PT e se filiar ao PL. Na pérola do Tapajós deseja ser candidato a vereador, em apoio à candidatura a prefeito do vereador JK do Povão (PSDB), que lidera algumas das pesquisas de intenção de votos, tendo, inclusive, recebido recentemente o apoio do grupo majoritário do agronegócio do município.

Opinião em Pauta

LUTO

Região oeste do Pará está de luto. No final de semana assassinaram o comunicador Zeca Tatu, em Itaituba, após ele soltar um áudio nas redes sociais falando dos “podres” de pessoas influentes na cidade. Crime de pistolagem. Hoje (segunda) o vereador Aguinaldo Carvalho de Aguiar, o Aguinaldo Promissória (foto acima), de Santarém, morreu com um tiro na cabeça. Ele estava com a namorada no momento da morte. A causa provável é de suicídio. O laudo sai em 30 dias.

AMEAÇA

Segundo o blog do Xarope, de Santarém, o vereador JK do Povão (POSDB) recebeu ameaça de morte. As 16h de domingo uma pessoa anônima teria ligado a ele e avisado: “Tô chegando em Santarém em dois dias para te matar”. Pelo sim, pelo não, as autoridades da área de segurança devem se debruçar sobre o fato e garantir proteção ao parlamentar. Sobretudo porque ele é de oposição e, na democracia, é preciso garantir voz aos que pensam diferente.

FRASE

Buda (filósofo indiano): “Se o seu problema tem solução, não precisa se preocupar. Se o seu problema não tem solução, não adianta se preocupar”.

Coisas da Política – João Salame

Relacionados

Postagens Relacionadas

Nenhum encontrado

Cadastre-se e receba notificações de novas postagens!