Spoiler dos bastidores da política no Pará

O Site Opinião em Pauta, por meio do jornalista João Salame, expõe ao leitor as movimentações políticas no estado do Pará

JOÃO SALAME (DF) — O jornalista João Salame, por meio do site Opinião em Pauta, traz aos leitores uma análise aprofundada das mais recentes movimentações políticas no estado do Pará.

João Salame proporciona uma visão abrangente e esclarecedora sobre o cenário político paraense, mantendo os leitores informados sobre as notícias relevantes no estado.

Confira, a seguir, os destaques da política nesta quarta-feira (30/8):

PROTESTO

Prefeitos de todo o País estão em pânico com a diminuição de receitas, sobretudo do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Hoje (30), eles realizam um protesto em vários estados do País por causa da queda do FPM que, neste mês de agosto, já atinge a marca de 19,91%. Segundo a Confederação Nacional dos Municípios (CNM), cerca de 51% dos municípios brasileiros encontra-se no vermelho, gastando mais do que arrecadam. Além da queda do FPM, são apontados como causa do endividamento o represamento de emendas parlamentares e o atraso no repasse de royaltes de minério e petróleo.

 

CANDIDATO

Em Castanhal, o deputado federal Hélio Leite (União Brasil) já decidiu. Será candidato à sucessão do prefeito Paulo Titan (MDB). Surgiram boatos de que, após reassumir o mandato na Câmara Federal com a nomeação do seu colega Celso Sabino para o Ministério do Turismo, Leite desistiria da candidatura. Chegou-se a especular que indicaria o vice de Titan, numa composição que agradaria o governador Helder Barbalho. Mas as informações que chegam da cidade modelo dão conta que ele não abre mão da candidatura. A conferir.

 

PALESTRAS

Prefeita Josemira Gadelha (MDB), de Canaã dos Carajás, realiza hoje palestra na Conferência Internacional da Amazônia sobre Novas Economias, onde vai abordar o tema “Cidades da Amazônia – Desafios para o Desenvolvimento”. E amanhã a palestra será na Expo & Congresso Brasileiro de Mineração (Exposibram). A prefeita vai abordar as experiências bem sucedidas de melhoria de qualidade de vida em seu município em função da mineração. O município foi o que mais cresceu no País, segundo o Censo de 2022.

 

OPERAÇÃO

Enquanto a prefeita Josemira Gadelha (foto abaixo) faz palestra sobre os efeitos positivos da mineração em seu município, a Polícia Federal e o Ibama realizaram ontem e hoje (terça e quarta) uma mega-operação de combate à extração ilegal de minérios na região de Serra Dourada, em Canaã dos Carajás. Máquinas e equipamento foram apreendidos e queimados e várias lideranças do movimento garimpeiro foram presas e levadas para a sede da Polícia Federal em Marabá.

Opinião em Pauta

DECIDIDO

Presidente da Câmara Municipal de Parauapebas, o vereador Rafael Ribeiro (MDB) está decidido a ser candidato à sucessão do prefeito Darci Lerman (MDB). Sua disposição é tanta que estaria disposto até a mudar de partido na hipótese do MDB decidir por outro nome. A se confirmar essa determinação, o racha na base de apoio do atual prefeito deve aumentar. Os deputados Ivonaldo Braz (PDT) e Keniston Braga (MDB) e o empresário Brando da White (União Brasil), todos aliados de Darci, também estão dispostos a enfrentar as urnas o ano que vem.

 

FUGAZ

A passagem do vereador Zé do Bode (MDB) pela secretaria de saúde de Parauapebas foi mais rápida que um cometa. Em apenas uma semana ele aceitou o convite do prefeito Darci Lermen e em seguida decidiu abandonar o cargo. O comentário é que ele ficou espantado com a situação da secretaria, com falta de pessoal em virtude de determinação judicial para a demissão de contratados e da falta de estrutura para tocar o dia-a-dia da pasta. Na última segunda-feira o parlamentar retornou à Câmara Municipal.

 

ESTRADA

Finalmente um sonho do povo de Portel está prestes de ser realizado. O governador Helder Barbalho (MDB) anunciou a abertura da PA-368, que liga o município de Portel, na Ilha do Marajó, à BR 422, entre Tucuruí e Cametá. Será a ligação da parte ocidental da Ilha com a região Sudeste do Pará e com Cametá, tornando mais fácil o acesso por terra a Belém, inclusive. O cuidado que se deve ter é que a região a ser cortada é uma Reserva florestal e ambiental, bastante cobiçada por madeireiros.

 

MARCO

A Associação Brasileira de Antopol,ogia (ABA), Academia Brasileira de Ciências (ABC), Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais |(ANPOCS), a Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS) e a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) divulgaram nota conjunta condenando a aprovação do chamado Marco Temporal, no Congresso Nacional, que delimita a data de 1988 como referência para regularizar terras indígenas, além de outras medidas consideradas prejudiciais aos povos originários.

 

MANIFESTAÇÃO

Aliás, hoje (quarta-feira), em Brasília, lideranças indígenas de todo o País ocupam a Esplanada dos Ministérios, numa grande passeata que deve culminar com um protesto em frente ao Supremo Tribunal Federal, onde a constitucionalidade do projeto em pauta no Congresso está sendo debatida. A votação foi iniciada em 2021 e suspensa há 3 meses por um pedido de vistas do ministro André Mendonça. Até agora o placar está em 2 a 1. O ministro Nunes Marques votou a favor do Marco Temporal e os ministros Edson Fachin (relator) e Alexandre de Moraes votaram pela inconstitucionalidade da matéria. Moraes, contudo, sugeriu a possibilidade de compensação dos indígenas com outras terras.

 

PESQUISA

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) está realizando uma pesquisa no Pará para identificar como funciona a cadeia do extrativismo paraense e como essas atividades estimulam a economia e ajudam na conservação da Amazônia. Até o dia 1 de setembro, técnicos da Companhia vão avaliar os custos de produção de Castanha-do-Pará, Murumuru e Andiroba na região da Terra do Meio, em Altamira, com o objetivo de implementar a Política de Garantia de Preços Mínimos para os produtos da sociobiodiversidade (PGPM-Bio).

 

SÃO MIGUEL

São Miguel do Guamá, município do nordeste paraense com 52.895 habitantes, segundo o Censo do IBGE de 2022, recebeu a visita dos pesquisadores do Instituto Doxa entre os dias 23 e 26 de agosto, para avaliar o cenário eleitoral. O prefeito Eduardo Pio X  vai concorrer à reeleição. Segundo a pesquisa, sua gestão tem a aprovação de 94,2% e apenas 5,8% de reprovação. Quando são apresentados nomes para os entrevistados opinar na disputa pela prefeitura, a pesquisa aponta Eduardo Pio X com 75% e Ana da Saúde com 9,5%, com 10,1% que não souberam responder e 5,4% que optaram por votar em branco ou nulo.

Opinião em Pauta

IRITUIA

A boa gestão de Eduardo em São Miguel está projetando o nome do seu irmão, Pio X Júnior (foto acima), a disputar a prefeitura na vizinha cidade de Irituia. O município tem como prefeito Marcos Tonheiro (MDB), candidato a reeleição. Ele é sobrinho  do deputado estadual Antonio Tonheiro (PP), cuja família comanda também a prefeitura do município de Capitão Poço e tem muita força naquela micro-região do estado. A se confirmar a candidatura de Pio Júnior a disputa será das mais acirradas.

 

SUDAM

O economista Aharon Alcolumbre foi nomeado para ocupar a diretoria de desenvolvimento sustentável da Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia, com sede em Belém. Primo do senador Davi Alcolumbre, além do sobrenome famoso, Aharon tem boa formação acadêmica, com curso de comunicação social, economia e direito. Ele iniciou a carreira como estagiário de economia na Sudam e depois dedicou-se a uma longa carreira na iniciativa privada.

 

TUCANOS

O PSDB realizou sua Convenção Municipal em Ananindeua no último final de semana. O prefeito Daniel Santos (MDB) fez questão de comparecer, ao lado do ex-prefeito Manoel Pioneiro (PSDB) e elogiou bastante o partido, afirmando que a legenda é a major protagonista na história do município. Daniel não se cansa de falar de sua amizade e lealdade com Pioneiro, a quem considera o principal incentivador de sua trajetória política.

Opinião em Pauta

CONDENAÇÃO

Nesta última segunda-feira, a Suprema Corte do Chile, depois de 50 anos, finalmente decidiu punir os responsáveis pelo assassinato do cantor Victor Jara (foto abaixo). Ele foi assassinado no dia 16 de setembro de 1973, no Estádio Nacional do Chile, com 44 tiros, para onde foi levado com centenas de presos políticos logo após o golpe militar do dia 11 de setembro daquele ano, que levou ao poder o general Augusto Pinochet. Ao todo, sete militares, que hoje tem entre 73 e 85 anos, foram condenados pelo crime e devem ser levados à prisão.

 

MENESTREL

Victor Jara era o cantor mais popular do Chile à época. Ele era considerado uma espécie de menestrel do povo chileno e defendia o governo do presidente socialista Salvador Allende, também assassinado por ocasião do golpe de Estado. Entre suas músicas mais famosas, que embalavam a juventude da época, estão: Te recuerdo Amanda, El Pueblo Unido Jamás Será Vencido, El derecho de vivir em paz e Plegaria a um labrador.

 

PROGRAMA

Nesta próxima sexta-feira, o programa da TV JC, comandado pelo jornalista Jeso Carneiro, volta ao ar as 9h30 da manhã. O jornalista João Salame será entrevistado sobre as eleições nos municípios de Uruará e São João do Araguaia. As pessoas podem participar enviando perguntas ou comentários para o endereço eletrônico; www.blogdojeso.com.br

 

FRASE

Simon Bolívar (libertador venezuelano): “Quando a tirania se torna lei, a rebelião é um direito”.

Coisas da Política

Relacionados

Postagens Relacionadas

Nenhum encontrado

Cadastre-se e receba notificações de novas postagens!