Spoiler dos bastidores da política no Pará

O Site Opinião em Pauta, por meio do jornalista João Salame, expõe ao leitor as movimentações políticas no estado do Pará

JOÃO SALAME (DF) — O jornalista João Salame, por meio do site Opinião em Pauta, traz aos leitores uma análise aprofundada das mais recentes movimentações políticas no estado do Pará.

João Salame proporciona uma visão abrangente e esclarecedora sobre o cenário político paraense, mantendo os leitores informados sobre as notícias relevantes no estado.

Confira, a seguir, os destaques da política nesta segunda-feira (28/8):

REELEITO

Semana passada, o ministro Jader Filho foi reeleito presidente do MDB no Pará, de forma unânime. Ao mesmo tempo presidiu um seminário em Tucuruí com prefeitos de toda a micro-região do Lago, para apresentar aos gestores todos os programas de seu ministério, com foco principal em políticas públicas de saneamento, habitação e pavimentação. Esse mesmo tipo de evento já foi realizado em Parauapebas e São Miguel do Guamá.

NEGATIVO

Fonte próxima ao ex-governador Simão Jatene assegurou à coluna que ele não será candidato a prefeito de Belém. Sua prioridade atualmente é cuidar da vida pessoal, que ficou em segundo plano durante os 3 mandatos que teve como governador. Ademais, a possibilidade de se tornar prefeito no mesmo período em que Helder Barbalho (MDB) é governador e Lula (PT) presidente não anima Jatene, que ainda vê a difícil situação financeira da prefeitura como mais um complicador.

SEMINÁRIO

Acontecerá em Belém, na próxima sexta-feira, o Seminário sobre “A Amazônia e as novas economias”. O evento acontecerá no Hangar Centro de Convenções e está sendo organizado pelo Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram). O deputado federal Keniston Braga (MDB) será palestrante. Ele vai defender a postura de que a floresta não deve ser nem um santuário nem almoxarifado do mundo. Ele promete colocar o dedo na ferida dos maiores problemas que impedem o desenvolvimento sustentável da Amazônia.

CANDIDATA

A ex-deputada e atual vereadora de Marabá, Elza Miranda (PTB) – foto abaixo -, está disposta a lançar seu nome para disputar a prefeitura nas eleições do ano que vem. Sempre bem votada, Elza é conhecida por ser uma política determinada e de grande penetração popular. Sua candidatura representa um fato novo na disputa eleitoral do município e pode embaralhar o jogo da sucessão do prefeito Tião Miranda (PSD).

Opinião em Pauta

INELEGIBILIDADE

O desembargador Roberto Gonçalves de Moura proferiu decisão, no último dia 16 de agosto, que reestabelece a inelegibilidade do ex-prefeito Gandor Hage por improbidade administrativa. A coluna entrou em contato com Gandor, através de seu whatsapp, para que dê sua versão sobre o episódio e quais providências estão sendo tomadas, mas não obteve retorno. Nosso espaço continua aberto para sua manifestação ou de suas advogadas.

CANDIDATO

Em Capitão Poço, o deputado Erick Monteiro (PSDB) – foto abaixo -, deu o primeiro passo para se tornar candidato a prefeito, conforme citamos nesta coluna ainda em março. Ele foi eleito presidente do PSDB no município, o que é um indicativo que já transferiu seu domicílio eleitoral para a cidade. Antes, Erick foi vice-prefeito em Ananindeua, de onde saiu com uma das maiores votações para deputado, recebendo o apoio do prefeito Daniel Santos (MDB).

Opinião em Pauta

ALIANÇA

O município de Jacundá, localizado na PA 150, tem 37.707 habitantes, segundo o Censo do IBGE de 2022. Uma queda de 26,58% em relação ao Censo de 2010. Lá, comenta-se que a aliança entre o prefeito Itonir Tavares (PL) e o MDB avança a passos largos. A pergunta que se faz é se o atual gestor vai ceder sua vice para o partido do governador e do ex-prefeito José Martins ou vai manter o empresário Celso Marcos, mais conhecido como Chapolin, como seu companheiro de chapa.

MEDICILÂNDIA

O município de Medicilândia, localizado na Transamazônica, tem 27.077 habitantes, segundo o Censo do IBGE de 2022. Uma queda de 0,92% em relação a 2010. No que se refere às eleições do ano que vem, o Instituto Destak realizou pesquisa no município durante o mês de julho e apontou que o ex-prefeito Celso Trzeciack (Republicanos) é amplamente favorito para retornar ao cargo. Já o atual prefeito, Júlio Cesar do Egito, tem sua gestão reprovada por 56% dos entrevistados e a aprovação de 29%, segundo o levantamento. 

EXPECTATIVA

No Supremo Tribunal Federal continua a expectativa para o julgamento da ação que questiona a aplicação das chamadas “sobras” na definição dos deputados eleitos em todo o País. A votação já está em 2 a 1 a favor de permitir a ampliação da participação dos partidos na divisão das vagas. Caso seja aprovada, a ação redefine a banca de deputados federais do Pará. Sairiam os deputados Henderson Pinto (MDB), Delegado Caveira (PL) e Raimundo Santos (PSD). Entrariam os deputados Cássio Andrade (PSB), Lena Pinto (PSDB) – foto abaixo -,  e Paulo Bengtson (PTB). A decisão deve sair até o dia 1 de setembro, caso não ocorra nenhum pedido de vistas.

Opinião em Pauta

BANCADA

Outra decisão que interessa diretamente aos políticos paraenses diz respeito ao tamanho das bancadas de deputados de cada estado. O STF já formou maioria para determinar que a Câmara dos Deputados execute a redistribuição das atuais cadeiras no Brasil, de acordo com o Censo de 2022. É que segundo a Constituição Federal, o número de parlamentares deve ser de acordo com o tamanho da população. Como de 1988 para cá vários estados diminuíram de população e outros tiveram aumento, a distribuição passou a contrariar o que determina a lei. A ação foi protocolada pelo Governo do Pará em 2017.

AUMENTO

O Supremo determinou que a Câmara terá até o dia 30 de junho de 2025 para efetuar a redistribuição das vagas. Caso o parlamento não cumpra a decisão até essa data, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) será encarregado de determinar o número de deputados federais por estado até o dia 1º. de outubro de 2025, para que a nova regra seja aplicada já nas eleições de 2026. No caso do Pará, a expectativa é de um aumento de 4 deputados federais na sua atual bancada, que é de 17 parlamentares. O mesmo deve ocorrer na Assembleia Legislativa do Pará, com o aumento de mais 4 vagas de deputados estaduais.

 REPUBLICANOS

Um forte partido. Assim deve ficar o Republicanos no Pará se for adiante a ideia da entrada na legenda do grupo do ex-deputado e pastor Josué Bengtson. Duas poderosas máquinas estarão por trás do partido. A Igreja Universal do Reino de Deus e a Igreja do Evangelho Quadrangular. As negociações estão acontecendo. O Republicanos sempre foi visto como ligado a Universal. Mas a ideia agora é ampliar seu espectro político, dentro do segmento conservador. A conferir.

DIREITA

No último sábado, o PL Mulher de Parauapebas realizou um evento que reuniu as maiores expressões da direita paraense. Com a Câmara Municipal lotada foram apresentados os deputados federais Gustavo Gayer (PL-GO), Nikolas Ferreira (PL-MG), Joaquim Passarinho (PL), Eder Mauro (PL), delegado Caveira (PL) e os estaduais Toni Cunha (PL) e Rogério Barra (PL). A ideia é unir forças em Parauapebas e tornar o município uma cidadela da direita no Estado. O inusitado ficou por conta da ausência de mulheres de expressão no cartaz e entre os palestrantes do evento do PL Mulher.

INSTITUTO

No próximo dia 1 (sexta-feira), em Juiz de Fora (MG), no anfiteatro João Carriço (antiga prefeitura), será lançado o Instituto Gabriel Pimenta de Direitos Humanos. Gabriel era um jovem advogado, defensor de trabalhadores rurais, quando foi assassinado a tiros, em Marabá, na década de 80, num crime que teve repercussão internacional. O seu irmão Rafael Pimenta está à frente da mobilização.

FRASE

Umberto Eco (jornalista italiano): O drama da internet é que ela promoveu o idiota da aldeia a portador da verdade.

Coisas da Política

Relacionados

Postagens Relacionadas

Nenhum encontrado

Cadastre-se e receba notificações de novas postagens!