Spoiler dos bastidores da política no Pará

João Salame proporciona uma visão abrangente e esclarecedora sobre o cenário político paraense, mantendo os leitores informados sobre as notícias relevantes no estado

JOÃO SALAME (DF) — O jornalista João Salame, por meio do site Opinião em Pauta, traz aos leitores uma análise aprofundada das mais recentes movimentações políticas no estado do Pará.

João Salame proporciona uma visão abrangente e esclarecedora sobre o cenário político paraense, mantendo os leitores informados sobre as notícias relevantes no estado.

Confira, a seguir, os destaques da política no estado do Pará:

LIBERDADE

Informação é da defesa do ex-deputado federal Wladimir Costa: ainda nesta quinta-feira, 25, Wlad deverá deixar o Complexo Penitenciário de Americano, em Santa Izabel, liberdade concedida através de uma liminar de habeas corpus. A revogação da prisão do ex-parlamentar foi solicitada pelo advogado Humberto Boulhosa , alegando bons antecedentes e a condição de réu primário de Wladimir. Acusado de cometer crimes de violência de gênero contra a deputada federal Renilce Nicodemos (MDB), Wlad foi preso preventivamente há sete dias

BAGRE

Instituto Doxa realizou pesquisa eleitoral no município de Bagre, entre os dias 18 e 20 de abril. Na pergunta estimulada, o atual prefeito, Clebinho Rodrigues (PSD), dispara na liderança com 69,7% das intenções de voto. O seu adversário, Toninho, vai para 13,8%. O governo de Clebinho é aprovado por 93,0% dos entrevistados e rejeitado por 5%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral sob o número PA-04099/2024. A amostra foi de 390 eleitores, com uma margem de erro de 4,9% para mais ou para menos.

ESVAZIAMENTO

A filiação do prefeito Daniel Santos ao PSB promoveu uma intensa movimentação nos bastidores da política um dia antes do encerramento do prazo de filiação partidária para os que desejam se candidatar. Líderes de alto coturno do MDB, como o ministro Jader Filho e alguns deputados estaduais, cumpriram a tarefa de esvaziar o PSB em cerca de 30 municípios. Exemplo disse foi a desfiliação do prefeito de Altamira, Claudomiro Gomes. Em Augusto Correia, o prefeito Estrela Nogueira (MDB) foi orientado a retirar todos os candidatos a vereador do PSB.

INAUGURAÇÃO

No próximo domingo, o prefeito Daniel Santos (PSB), de Ananindeua, vai entregar para a comunidade o Parque Cultural Vila Maguary. O complexo possui 35 mil metros quadrados, onde estão distribuídos os novos equipamentos culturais da segunda maior cidade do Pará. Construído com recursos próprios do município, o novo equipamento teve as obras concluídas em pouco mais de 8 meses.

EQUIPAMENTOS

Agora, Ananindeua terá o seu primeiro teatro, um museu interativo, uma imensa área de lazer, com direito à prática da tirolesa, e o histórico Casarão do Curtume, totalmente reformado. Depois da Orla, que se tornou um cartão postal do município, o Parque promete ser sucesso de público numa das áreas mais movimentadas. A inauguração consolida a fama de Daniel de ter mudado a cara de uma cidade, que até bem pouco tempo tinha poucos atrativos.

VICE

Em Rio Maria, o ex-prefeito Paulo Barros Dias, o Paulinho, é outro que sob a orientação do governador saiu do PSDB para se filiar ao MDB. E para compor uma chapa puro sangue. Paulinho vai ser candidato a vice da atual prefeita, Márcia Ferreira, que também é do MDB. Eles vão enfrentar o favoritismo do ex-prefeito Valtinho do Ouro (Podemos) e a combativa vice-prefeita Cleide do Salão (Republicanos), que também vai disputar a prefeitura.

REPARTIMENTO

Em Novo Repartimento, a disputa eleitoral está polarizada entre o prefeito Valdir Lemes (PSD) e o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais, Val Bispo (MDB). Mas as informações que chegam à coluna dão conta que Valdir tem sua administração bem avaliada e desponta como favorito para renovar o seu mandato. Ele é tio do ex-prefeito de Piçarra e suplente de deputado federal, Wagne Machado. Nas eleições passadas ele não seguiu a orientação do governador e apoiou a candidatura do ex-presidente Jair Bolsonaro.

ITUPIRANGA

Pesquisa eleitoral realizada pelo Instituto Data Sensor, no município de Itupiranga, entre os dias 18 e 19 de abril, afirma que o vereador Wagno Godoy (PP)- foto – lidera as intenções de voto com 40,3%; seguido do prefeito Benjamin Tasca (MDB), com 27,9% e do ex-secretário Eider Gomes, com 20,0%. O prefeito Benjamin tem sua gestão aprovada por 46,5% e desaprovada por 44,5%. A pesquisa foi registrada junto ao Tribunal Regional Eleitoral sob o número PA-06986/2024.

REAÇÕES

Vereador Wagno Godoy se diz estimulado com a nova pesquisa publicada e assegura que continuará seu trabalho para propor um novo modelo de gestão no município. A assessoria do prefeito Benjamin Tasca diz que respeita todas as pesquisas, mas possui outros números em pesquisas de avaliação interna, além de confiar no trabalho do gestor, sobretudo agora com o início do verão. A equipe de Eider Gomes aposta na capacidade de seu candidato, reconhecida por todos, para chegar vitorioso em outubro.

RODOVIA

Governo do Estado do Pará, através da Secretaria de Transportes, assinou Ordem de Serviço no valor de 71 milhões de reais para duplicar e pavimentar 12 quilômetros da rodovia 481, no trecho do Trevo do Peteca, em Barcarena. A obra vai facilitar o acesso ao município, que é um dos que mais cresce no Estado, em função do Porto de Vila do Conde.

PAVIMENTAÇÃO

Na esteira da inauguração do novo Parque da cidade, o prefeito Daniel Santos também assinou Ordem de Serviço para duplicação e pavimentação da rodovia 40 horas, uma das mais importantes vias de transporte do município, com serviços de drenagem e iluminação em LED. A duplicação vai beneficiar mais de 80 mil pessoas que moram na região, numa extensão de aproximadamente dois quilômetros.

INVESTIMENTOS

Em Xinguara, o prefeito Moacir Pires (foto) comemora diversos investimentos que estão sendo concretizados no município a partir de apoio de parlamentares, sobretudo do ministro do Turismo, e deputado licenciado, Celso Sabino. São cerca de 5 milhões de reais para pavimentação em bloquetes, outros 10 milhões de reais para asfalto, através da Codevasf, e 4 milhões de reais para o Jardim do Lago. Outros 10 milhões para infraestrutura estão em processo de tramitação dentro da Caixa Econômica Federal.

APOSTAS

Moacir Pires (PDT) aposta que esses investimentos vão mudar a cara de Xinguara até a eleição e reverter a rejeição de sua administração. Ele enfrente o favoritismo do ex-prefeito Osvaldinho Assunção, que foi levado pelo governador para o MDB, destituindo o fazendeiro Amarildo Paulino, que foi se abrigar no Podemos, para também se candidatar. Quem cresce na simpatia do eleitor de Xinguara é o pecuarista Enric Laureano (PL). Há também a expectativa do ex-prefeito Davi Passos (PT) apresentar o seu nome.

FRASE

Demócrito (filósofo grego): “Desejar violentamente uma coisa é tornar-se cego para o demais”.

Coisas da Política – João Salame

Relacionados

Postagens Relacionadas

Nenhum encontrado

Cadastre-se e receba notificações de novas postagens!