Spoiler dos bastidores da política no Pará

João Salame proporciona uma visão abrangente e esclarecedora sobre o cenário político paraense, mantendo os leitores informados sobre as notícias relevantes no estado

JOÃO SALAME (DF) — O jornalista João Salame, por meio do site Opinião em Pauta, traz aos leitores uma análise aprofundada das mais recentes movimentações políticas no estado do Pará.

João Salame proporciona uma visão abrangente e esclarecedora sobre o cenário político paraense, mantendo os leitores informados sobre as notícias relevantes no estado.

Confira, a seguir, os destaques da política no estado do Pará:

CLIMA

Vai até esta sexta-feira, em Belém, o 3º. Encontro Nacional de Governos Locais pela Sustentabilidade (ICLEI). O evento se insere dentro de uma série de atividades promovidas ou apoiadas pela prefeitura de Belém, visando preparar a capital para além da COP 30 em políticas que melhorem o clima. Em parceria com o ICLEI, a prefeitura já elaborou o Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa e o Inventário das Árvores de Belém. O vice-prefeito Edilson Moura (PT) informa ainda que já está sendo construído o Plano Municipal de Mudanças Climáticas.

PRISÃO

Causou alvoroço nas redes sociais a prisão do ex-deputado Wladimir Costa, pela Polícia Federal, na manhã desta quinta-feira. A determinação foi do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a partir de notícia-crime movida pela deputada federal Renilce Nicodemos (MDB), no Tribunal Regional Eleitoral, acusando Wlad de extorsão, violência política de gênero, injúria, difamação, perseguição e violência psicológica contra a mulher. Wlad produziu diversas “lives”, com pesadas críticas à deputada, envolvendo sua vida particular.

NOTA

Renilce Nicodemos (na foto abaixo) emitiu nota oficial logo após a prisão se dizendo vítima de perseguição nos últimos seis meses. Diante dos fatos, afirma que “decidi defender na Justiça o direito à minha honra, intimidade, condição de mulher e deputada federal”. A prisão produziu nas redes socais reações distintas. Lideranças conhecidas no movimento feminista comemoraram a prisão, afirmando que o episódio é um marco na luta contra as diversas formas de violência que atingem a mulher.

NARRATIVA

Outras opiniões veiculadas nas redes sociais alertam para o fato da prisão só ocorrer após o ex-deputado voltar suas baterias contra o governador Helder Barbalho, com duras críticas que ele decidiu fazer nos últimos dias. Certamente ao sair da prisão, ele vai difundir essa narrativa. Não por acaso, no momento em que estava sendo preso, Wlad gritava para as pessoas gravarem a cena, dizendo: “filmem, eu estou sendo preso pela polícia do governador”.

PRECEDENTE

Os que enxergam muita coincidência entre a prisão de Wlad e seus duros ataques ao governador, já começam a insinuar que o prefeito Daniel Santos (PSB), de Ananindeua, que se tornou o desafeto político mais famoso de HB, tem que ficar com as barbas de molho. Boa parte da sociedade entende que, no Brasil, instituições são usadas para perseguir adversários políticos.

PARAUAPEBAS

Deputado Ivanaldo Braz (PDT), em linha direta com a Coluna, negou que tenha partido dele a desistência de sua candidatura a prefeito de Parauapebas. Ele relata que após uma conversa com o deputado federal Keniston Braga (MDB) compreendeu que não era possível levar adiante o projeto diante das dificuldades que lhe foram apresentadas. Sobretudo na montagem das chapas de candidatos a vereador pelo MDB e o PDT.

EXPECTATIVA

Braz esperava que o governador Helder Barbalho (MDB) reunisse todo o grupo que gravita em torno de Darci Lermen e cobrasse a união de todos em torno do seu nome. Acredita que se isso ocorresse o prefeito e Rafael Ribeiro não avançariam tanto no enfrentamento à decisão de HB. O fato é que isso não ocorreu. E Keniston, após assumir a presidência do MDB local, voltou a dialogar com Darci, fragilizando a estratégia de montar um projeto independente, na sua avaliação.

ANÚNCIO

Diante de todo esse cenário Ivanaldo Braz (na foto abaixo) decidiu desistir de sua candidatura. E na noite desta quarta-feira anunciou seu apoio a Rafael Ribeiro. Ele vai priorizar a eleições de pelo menos dois vereadores pelo seu PDT.  Agora, o único “caititu fora do bando” é o deputado Keniston Braga. Conhecido como hábil articulador e organizador de campanhas, Keniston terá como opções se lançar candidato pelo MDB, apoiar uma das candidaturas de oposição ou se juntar novamente ao grupo do prefeito. Só que há resistência de ambas as partes para que essa última hipótese ocorra.

DIVISÃO

Apesar do prefeito Darci Lermen (MDB) reunir a maioria do seu grupo em torno da candidatura a prefeito do vereador Rafael Ribeiro (União Brasil), as defecções se tornaram inevitáveis. Além do afastamento do deputado federal Keniston Braga, antes articulador do time, o empresário Roque Dutra e o ex-presidente do Sindicato dos Produtores Rurais, Marcelo Catalão, se alinharam com o médico Felipe Augusto, no PL.

ITUPIRANGA

Vereador Wagno Godoy (PP) recebeu o apoio dos principais líderes da Igreja Assembleia de Deus Missão, na sua pretensão de se eleger prefeito de Itupiranga. O presidente da Convenção de Ministros Interestaduais do Estado do Pará (Comieadepa), Pastor Ríter Marques, irmão do deputado federal Olival Marques (MDB), esteve pessoalmente no município, com diversos líderes da igreja, para anunciar a decisão.

ALMEIRIM

Instituto Doxa realizou pesquisa em Almeirim entre os dias 10 e 12 de abril. Os números revelam enorme diferença entre os candidatos. Na pergunta estimulada, a prefeita Lúcia do Líder (MDB) desponta com 72,1% das intenções de voto. A ex-deputada Rosa Hage aparece em segundo, com 7,7%; o vice-prefeito dr. Karol, com 3,5%; a ex-prefeita Adriana Bentes, com 2,5%; e Rafael Moura, com 0,5%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral sob o número PA-00120/2024.

ESCOLHIDO

Conforme a Coluna informou, o ex-deputado e atual vereador Carlos Martins (PT) – na foto abaixo -, irmão da deputada Maria do Carmo, é o nome escolhido pelo partido para ocupar a vaga de vice numa eventual composição com a candidatura do ex-deputado José Maria Tapajós (MDB). Ele próprio anunciou a decisão do Diretório Municipal em pronunciamento realizado na Câmara Municipal, nesta quarta-feira. Só falta agora combinar com os russos, leia-se, prefeito Nélio Aguiar e ex-deputado Lira Maia.

 

LIDERANÇAS

Nos próximos dias 25 e 26 de abril, Santarém sediará o “I Encontro de Lideranças Políticas da Amazônia Brasileira: Equidade no fator amazônico para o desenvolvimento, fortalecimento e sustentabilidade da região”. O evento é uma realização da Federação das Associações dos Municípios do Estado do Pará (Famep), presidida pelo prefeito Nélio Aguiar. São esperados líderes dos 9 estados que compõem a Amazônia.

ESCLARECIMENTO

A Associação dos Delegados de Polícia do Pará (Adepol) e o Sindicato dos Delegados de Polícia do Pará (Sindelp) publicaram nota afirmando que são inverídicas as informações que circulam nas redes sociais dando conta que os delegados de polícia do Estado receberam um aumento de 15% em seus vencimentos. Que essa reposição da inflação foi concedida exclusivamente para os agentes de polícia (investigadores, escrivães e papiloscopistas). Os delegados não foram contemplados com nenhum reajuste nos últimos anos, segundo as entidades.

PROTESTO

Aliás, servidores públicos estaduais estão em Estado de Greve, em protesto contra a falta de reajuste salarial nos últimos 5 anos, algo sem precedente na história recente do funcionalismo.  O único benefício anunciado pelo governo, segundo o Fórum de Entidades Sindicais, foi um reajuste de 500 reais no vale-alimentação. As entidades exigem ainda o fim dos Processos Seletivos Simplificados (PSS) e a realização de concursos públicos, além de melhorias no plano de saúde oferecido pelo Iasep.

MOBILIZAÇÃO

Os servidores públicos federais iniciaram na última terça-feira (16) uma semana de mobilização em prol de reajuste salarial. O governo está oferecendo um reajuste de 9%, parcelado em 3 anos, e as entidades cobram um reajuste de 22,71%, parcelado no mesmo período. Já existe um grupo de aproximadamente 200 mil servidores em greve, basicamente técnicos e professores de escolas e instituições federais. A ministra de Gestão e Inovação, Esther Dweck, afirmou que não existe espaço no Orçamento para reajuste salarial em 2024.;

CARRETA

Numa realização do mandato da deputada Alessandra Haber (na foto abaixo), com apoio do ex-deputado João Salame, os municípios de Santana do Araguaia, Conceição do Araguaia, Rio Maria, Xinguara, Marabá e Nova Ipixuna estarão recebendo esta semana e na próxima, os serviços da Carreta da Saúde. São atendimento médicos, odontológicos e oftalmológicos que têm beneficiado milhares de pessoas em todo o Estado.

 

EXIGÊNCIA

A cúpula do MDB, pressionada pelo governador Helder Barbalho, exigiu do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP), a retirada da deputada Alessandra Haber da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Para o seu lugar, o partido indicou o nome da deputada federal Elcione Barbalho. A decisão vem na esteira do rompimento político entre o prefeito Daniel Santos e o governador Helder Barbalho. HB parece disposto a não deixar pedra sobre pedra nesse enfrentamento.

INDEFINIÇÃO

Já na Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados, a indefinição se dá por conta da impossibilidade do atual presidente, o deputado José Priante (MDB), ser reeleito. Há dois meses sem presidente, o líder do MDB, deputado Isnaldo Bulhões, ainda não conseguiu encontrar um nome que reúna a experiência e a habilidade de Priante para comandar uma das comissões mais polêmicas da Casa. Se o MDB não chegar a um consenso, o novo presidente deve ser indicado pelo presidente da Câmara, deputado Arthur Lira (PP-AL).

GIRO

Deputado Dirceu Ten Caten (PT) esteve em Brasília e foi recebido pelo ministro-chefe da Secretaria-geral da Presidência, Márcio Macedo. Na pauta, a organização da possível visita do presidente Lula a Marabá, tendo como agenda a inauguração de novas estruturas da Unifesspa, o anúncio da construção de 1.500 novas casas pelo Programa Minha casa Minha Vida; a implantação da casa da Mulher Brasileira; construção de creches e outros investimentos do PAC no município.

ANIMAIS

Será no próximo dia 26, às 9h, na Câmara Municipal de Marabá, a primeira Audiência Pública sobre a Causa Animal. O evento recebeu o apoio dos vereadores Miguel Gomes Filho (PDT), Alécio Stringari (PDT) e Ilker Moraes (MDB). A iniciativa é dos grupos de proteção aos animais que atuam em Marabá. Todos os pré-candidatos a prefeito do município foram convidados para, ao final, assinarem uma carta-compromisso com a causa.

FRASE

Blaise Pascal (filósofo francês): “O afeto ou o ódio mudam a face da justiça”

Relacionados

Postagens Relacionadas

Nenhum encontrado

Cadastre-se e receba notificações de novas postagens!