“Spoiler” dos bastidores da política no Pará

Leia as movimentações para prefeito nas principais cidades sob a ótica do jornalista João Salame direto de Brasília (DF)
Maria do Carmo (PT) e José Maria Tapajós (PP) - Fotos: Reprodução

JOÃO SALAME (BRASÍLIA) – O Site Opinião em Pauta, por meio do jornalista João Salame, expõe ao leitor as movimentações políticas voltadas para as eleições municipais, em 2024, nas cidades no Estado do Pará.

Santarém

Depois de Belém e Ananindeua, disputas já analisadas nas colunas anteriores, Santarém é o terceiro maior colégio eleitoral do Estado e promete mais uma disputa emocionante,  a exemplo do que foi a anterior entre Nélio Aguiar e Maria do Carmo.

Especulações

Preocupado com a disputa na importante cidade, o governador Helder Barbalho (MDB) teria dito ao atual prefeito e sua principal oponente, do PT, que lidera as pesquisas, que eles têm que se unir para impedir a vitória das forças de direita. Vale lembrar que a disputa pela prefeitura em Santarém tem segundo turno.

Nomes

A deputada Maria do Carmo desponta novamente nas pesquisas como primeira colocada. Mas tem dito a amigos que não deseja ser candidata, só em último caso. Se isso se confirmar e mesmo assim o PT decidir lançar candidato o nome mais provável é do deputado federal Airton Faleiro.

 Governista

Nas hostes governistas o prefeito Nélio Aguiar, que não pode mais se reeleger, já sinalizou que o nome do ex-vice-prefeito e ex-deputado José Maria Tapajós (PP) tem sua simpatia para liderar o bloco governista, apesar de enfrentar problemas de saúde.

Banco

Com as chuteiras calçadas, no banco de reservas, prontos para entrar em campo, estão, entre outros, o deputado federal Henderson Pinto (MDB) e o vereador Ronan Liberal (MDB). Ambos podendo ser candidatos apoiados pelo prefeito e o governador.

Direita

Em Santarém as forças de direita mostraram sua força nas últimas eleições gerais. Jair Bolsonaro (PL) teve 92.736 votos contra 78.380 de Lula. Mario Couto (PL) foi o senador mais votado com 50.316 votos. Em segundo lugar ficou o delegado Jardel (Podemos), com 47.193, e só depois o senador eleito, Beto Faro (PT), com 45.713 votos.

Expoente

Dos possíveis candidatos a prefeito pela oposição,  reunindo essas forças de direita, desponta o vereador JK do Povo (PSDB), que tirou 24.932 votos para deputado estadual, sendo superado no município apenas pela esposa do prefeito,  Celsa Aguiar (MDB), que emplacou 26.076 votos.

Ironia

O irônico em toda essa história é que JK, que pode reunir essas forças de direita, já foi filiado ao PDT e presidente do PCdoB em Santarém. Um político que tem pedigree. É filho do ex-prefeito Ronaldo Campos.

Estadual

A disputa em Santarém,  por sua importância,  passa a ser fundamental no tabuleiro de xadrez rumo a sucessão estadual. Por isso Helder Barbalho insiste na aliança entre MDB e PT. Já o prefeito de Ananindeua, Daniel Santos (MDB), articula apoio ao vereador JK do Povo. Tem tudo pra ser emocionante.

Cinturão

A direita se articula fortemente em toda essa região. Em Itaituba o deputado Wescley Tomaz (PSC) se destaca na disputa pela prefeitura.  O farmacêutico  José Filho (PP) larga na frente em Rurópolis. O jogo vai ser pesado. (Portal Debate)

Texto: Jornalista João Salame

Relacionados

Postagens Relacionadas

Nenhum encontrado

Cadastre-se e receba notificações de novas postagens!