Solenidade celebra 30 anos de atuação da Ordem DeMolay em Marabá

A celebração reuniu membros da Ordem DeMolay, maçons, autoridades, representantes da sociedade civil, familiares e amigos, com uma programação composta por homenagens, apresentações musicais e um jantar especial
Membros ativos do Capítulo Pedro Marinho de Oliveira foram reconhecidos pelo trabalho durante a solenidade | Foto: Divulgação/PMO220

DA REDAÇÃO — O Capítulo Pedro Marinho de Oliveira nº 220 da Ordem DeMolay, sediado em Marabá, no sudeste do Pará, comemorou 30 anos de sua instalação com uma solenidade realizada na noite deste sábado (23), no salão de eventos das Damas da Fraternidade da Maçonaria do Novo Horizonte. O evento reuniu membros da organização, maçons, autoridades, representantes da sociedade civil, familiares e amigos, em uma celebração que contou com homenagens, apresentações musicais e um jantar especial.

A cerimônia foi conduzida pelo atual Mestre Conselheiro do Capítulo, Rafael Sampaio, que deu as boas-vindas aos convidados. A programação incluiu uma cerimônia ritualística com oração, execução do hino nacional e a tradicional cerimônia da luz, um momento simbólico que representa os valores da Ordem DeMolay.

Foto: Divulgação/PMO220

Entre as autoridades presentes, destacaram-se representantes da cúpula do Grande Conselho Estadual do Pará (GCE-PA), incluindo o Grande Mestre Estadual, Reginaldo Souza; o Grande Mestre Estadual Adjunto, Marco André Sirotheau; o Mestre Conselheiro Estadual Adjunto, Luís Cláudio; o Mestre Conselheiro Regional, João Vitório; e o Ilustre Comendador Cavaleiro Estadual, Murilo Lopes.

Em seu discurso, o Grande Mestre Estadual Reginaldo Souza ressaltou a relevância histórica do Capítulo de Marabá: “O Capítulo Pedro Marinho de Oliveira é um marco na Ordem DeMolay do Pará, responsável por formar jovens comprometidos com valores éticos e morais, além de contribuir para o desenvolvimento da sociedade local”.

Gabriel Barros é o novo Chevalier do Capítulo Pedro Marinho de Oliveira, de Marabá | Foto: Divulgação/PMO220

Um dos momentos mais marcantes da noite foi o anúncio do novo integrante da Corte Chevalier do Pará, a mais alta honraria concedida a membros da Ordem DeMolay. O escolhido foi Gabriel Barros, Past Mestre Conselheiro do Capítulo Pedro Marinho de Oliveira e atual Ilustre Comendador Cavaleiro do Priorado Lourival Augusto Macias, que recebeu o título aos 16 anos, tornando-se o mais jovem integrante da Corte no estado.

Outro ponto relevante da cerimônia foi a homenagem póstuma à memória de Lila Leia Pacheco, mãe de dois sêniores DeMolays, falecida em setembro deste ano. Durante a homenagem, Gustavo Pacheco, um dos filhos, recebeu uma rosa branca em sinal de reverência à sua mãe.

Foto: Divulgação/PMO220

As comemorações findaram na manhã deste domingo (24), com o plantio de 30 mudas de árvores na via de acesso ao novo cemitério de Marabá, às margens da BR-230. O ato contou com a participação de membros do capítulo e representantes do GCE-PA, simbolizando o compromisso da Ordem com a preservação ambiental.

Plantio de mudas fechou as comemorações pelos 30 anos do grupo na cidade | Foto: Divulgação/PMO220

Sobre o DeMolay Marabá

O Capítulo Pedro Marinho de Oliveira foi instalado em 21 de maio de 1994, com o apoio da Loja Maçônica Firmeza e Humanidade Marabaense nº 6. A instalação foi realizada por membros do Capítulo Eunápio Ataíde Pinheiro nº 179, de Rondon do Pará, e o Mestre Conselheiro da época, Virgílio Marques Jr., esteve presente na celebração dos 30 anos.

Desde sua fundação, o Capítulo tem desempenhado papel importante na formação de jovens em Marabá, promovendo valores como cidadania, liderança e trabalho em equipe. Muitos de seus membros hoje atuam em diversas profissões, contribuindo para o desenvolvimento da sociedade local.

Em 2022, na gestão do Mestre Conselheiro Vinícius Soares, o Capítulo obteve um reconhecimento oficial no município de Marabá, com a instituição do Dia Municipal do DeMolay, celebrado anualmente em 21 de maio, data de sua instalação, conforme a Lei nº 18.138/2022. A data nacional da Ordem DeMolay é celebrada em 18 de março (Lei Federal nº 12.208/2010).

Ordem DeMolay no Pará

Atualmente, o Pará conta com 30 capítulos da Ordem DeMolay, que promovem o desenvolvimento pessoal de jovens por meio de atividades que reforçam valores éticos e morais. Todos os capítulos são subordinados ao Grande Conselho Estadual do Pará, que supervisiona e apoia suas ações no estado.

Com uma trajetória de três décadas, o Capítulo Pedro Marinho de Oliveira se consolidou como referência dentro da Ordem DeMolay, destacando-se por seu compromisso com a formação de lideranças e sua atuação na construção de uma sociedade mais fraterna e justa. (Portal Debate)

Relacionados

Postagens Relacionadas

Nenhum encontrado

Cadastre-se e receba notificações de novas postagens!