Raimundo Moura (Foto/Reprodução)

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Pará (Sintepp), Subsede Parauapebas, realizou seu processo eleitoral, nos dias 11 e 12 de abril de 2019, visando à escolha da nova coordenação local do Sindicato, para os próximos 3 anos. Três grupos iniciaram a corrida eleitoral, mas a chapa 3, liderada pela Profª. Maria Fonseca, não conseguiu se inscrever a tempo em virtude de manobras de adversários.

Filiado à CUT

No Brasil, o Sindicato filiado à Central Única dos Trabalhadores (CUT) são obrigados a ceder cargos na estrutura da entidade para o grupo derrotado. Ocorre a chamada divisão proporcional de cargos. No entanto, de acordo com integrantes do grupo vencedor, várias pessoas pertencentes ao grupo político comandado por Rosemiro Laredo estão tentando impedir que a nova coordenação do Sintepp assuma os trabalhos, em Parauapebas. “Eles não querem respeitar a vontade democrática das urnas. Querem permanecer comandando o Sintepp “no grito”, mas não vão conseguir, afirmaram alguns educadores.

Palavras de baixo calão

O grupo liderado por Raimundo Moura obteve 501 votos e a chapa derrotada alcançou 354 votos. De acordo com vídeos postados nas redes sociais, durante a cerimônia de posse, ocorrida no dia 27/4/2019, inconformados com a derrota, o grupo tentou atrapalhar a posse dos eleitos, utilizando-se de constantes algazarras, gritos, tentativas de intimidação e uso de palavras de baixo calão. “Não respeitaram nem a festa de 30 anos de fundação do Sintepp em Parauapebas”, relatou uma professora que não quis ter o nome revelado.

Cedência de servidores para o Sintepp

Segundo membros da chapa vencedora, no dia 1 de maio (2019), houve a primeira reunião da nova coordenação e novamente o grupo liderado por Rosemiro Laredo tumultuou os trabalhos, através de obstrução da pauta e uso de violência. Nessa reunião, teria ocorrido a tentativa de incluir, “na marra”, o nome de Rosemiro Laredo na lista de servidores cedidos pela Secretaria Municipal de Educação (Semed) para o Sintepp. Conforme a nova coordenação do Sindicato, Rosemiro Laredo está fora da sala de aula, há 3 anos, e 6 anos como Coordenador do Sintepp, portanto estaria na hora retornar para a regência de turma.

Secretaria Municipal de Educação

Em conversa com o Secretário de Educação, Prof. Luiz Vieira, ele disse que está aguardando o ofício, a ser enviado pelo coordenador eleito, Raimundo Moura, para ceder os três servidores para o Sintepp, conforme rege a lei. “Quem estiver fora da nova relação de cedência de servidores para o Sintepp, deverá ser lotado em uma unidade escolar de Parauapebas”, disse o Secretário.

Boicote à nova coordenação

Raimundo Moura argumentou que, em uma democracia, a vontade da maioria deverá ser respeitada. Não pode haver boicote nem tentativa de macular a imagem do Sintepp. A tolerância e o respeito aos novos eleitos deverão fazer parte do cotidiano dos educadores de Parauapebas. O Portal Debate Carajás tentou contato com Rosemiro Laredo, ontem à noite, mas a ligação não se completava. No entanto, o espaço fica aberto para as ponderações do grupo derrotado nas eleições.